11/04/2016 - 10:54 - Ricardo Machado Comunicação
Manhã de doação de sangue para o Instituto Nacional de Cardiologia
Manhã de doação de sangue para o Instituto Nacional de Cardiologia - RICARDO MACHADO COMUNICAÇÃO

A Manhã Solidária, ação que tem como objetivo arrecadar bolsas de sangue para o Hemonúcleo do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), chega à sua 10ª edição. No dia 16 de abril, das 8h às 12h, a unidade Laranjeiras do Centro Educacional Miraflores estará de portas abertas para receber os doadores.

Em retribuição ao gesto de solidariedade, o evento, que é uma iniciativa do site Bairro das Laranjeiras em parceria com a TiHe.5 e a ONG Atoar, vai oferecer, além de um delicioso café da manhã, uma programação musical de primeira, com a participação da Orquestra Camerata Laranjeiras, Rui de Carvalho, Clô Cerqueira, Espaço 23 e Banda Intervalo.

O Spá do Pé também estará presente no evento e além de uma relaxante massagem, vai oferecer aos participantes o teste de sensibilidade dos pés, medição de pressão e medição da taxa de glicose. Outro parceiro da Manhã Solidária é o 1º Grupo Escoteiro João Ribeiro dos Santos, que realizará um bazar comemorativo em prol de seu centenário.

Quem comparecer poderá, ainda, visitar a exposição “Nosso coração bateu mais forte”, produzida pelos alunos do Ensino Fundamental das duas unidades do Miraflores a partir de seus estudos sobre a saúde do coração. Os temas são: Boa alimentação e atividade física para o bom funcionamento do corpo; Prevenção de acidentes e cuidados com o nosso corpo; A importância da doação; O sistema cardiovascular e A composição do sangue.

Sobre o INC

Referência do Ministério da Saúde em cirurgias de alta complexidade e transplantes de coração, o INC precisa de, no mínimo, 350 bolsas de sangue mensais para abastecer o estoque de sangue do setor. Frequentemente, esse número não chega nem a 300. Mobilizando os moradores da região, as edições anteriores da Manhã Solidária sempre atingiram o limite máximo de doações em uma coleta externa ao hospital.

Solidariedade

Para doar, é preciso estar saudável, ter entre 18 e 67 anos de idade, pesar mais de 50 kg e apresentar documento oficial com foto. A última doação de sangue deve ter, no mínimo, 60 dias para os homens e 90 dias para mulheres. Para participar, não é necessário fazer parte da comunidade escolar do Miraflores.

Os organizadores também arrecadarão leite em pó integral para a Associação Saúde Criança Ilha, que cuida de crianças carentes com lábio leporino atendidas no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador. O leite é necessário porque, muitas vezes, a fenda facial característica da doença dificulta a amamentação no peito da mãe e torna os pequenos mais suscetíveis à desnutrição.

X Manhã Solidária
Data: 16 de abril (sábado)
Horário: 8h – 12h
Endereço: Centro Educacional Miraflores (Unidade Laranjeiras) - Rua das Laranjeiras, 543