05/07/2016 - 17:13 - #Mac Comunicação e Marketing
Os consórcios crescem em meio à crise
Os consórcios crescem em meio à crise - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Em 2015, os consórcios de automóveis no País cresceram 20,3%, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), com mais de 2,10 milhões de novas cotas comercializadas.
 ...

Quem é que não gostaria de trocar de carro todos os anos? Ter acesso ao modelo ‘top’ de linha, com todos os confortos e tecnologias desejados? Ou mesmo adquirir o primeiro carro com conforto e todos os itens de série? Para os que têm esse sonho de consumo, uma boa notícia: mesmo com o clima de instabilidade econômica e juros de financiamento cada vez mais altos, a modalidade de aquisição de veículos via consórcio programado tem se destacado e ganha força no Brasil.

A unidade de consórcios da Mapfre, por exemplo, registrou crescimento de 102,27% no número de adesões em março, na comparação com fevereiro deste ano. Para a empresa, o consórcio tem conquistado o consumidor por conta das suas facilidades. Segundo estudos do perfil dos mais adeptos ao consórcio de automóveis são jovens e recém casados. Isso acontece principalmente pela vantagem que o consorciado tem de não pagar juros e nem entrada.

Para quem não entendeu, ainda, o negócio consórcio, explicamos: o consórcio funciona como uma poupança “forçada” ou como uma compra programada de um bem. Como tudo que é feito com antecedência, tem suas vantagens em termos de economia.
Um exemplo simples é um grupo com plano de 60 meses para um carro no valor de R$41.000,00. As parcelas serão de 867,00. Num plano de 76 meses, as parcelas caem para R$ 692,00. Nos consórcios de fábrica, com prazos superiores a 80 meses, as mensalidades caem ainda mais.

Dessa forma, ao invés de o consumidor sair da loja com a chave do carro nas mãos e, às vezes, com uma grande quantidade de parcelas e juros a pagar, ele precisa esperar um pouco mais, mas paga uma quantia mais aproximada do valor real do veículo, do que na primeira opção.

Como funciona?

De acordo com as instruções fornecidas pela Abac, o primeiro passo é escolher uma administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central, que é quem normatiza o sistema de consórcios no País.

Em seguida, deve-se verificar os planos disponíveis e escolher um que caiba no bolso. Como se trata de uma carta de crédito com valor pré-estabelecido (R$ 40 mil, por exemplo), a pessoa adquire a cota, paga as parcelas e tem a liberdade de decidir, inclusive, ao final do pagamento, se quer mesmo comprar um carro, trocar de modelo, ou até dar outro uso para o dinheiro.

Outra vantagem é a segurança do negócio. Se, no meio do processo, o consorciado não tiver condições de continuar pagando, ele pode vender sua cota ou negociar as parcelas, o que não ocorre no financiamento, que sujeita o consumidor a juros e multas por atraso e pode chegar inclusive a retomada do bem pelo banco.

As principais vantagens:

- Você escolhe o prazo de pagamento;
- Concorre logo após a inscrição;
- Sorteio pela Loteria Federal;
- Liberdade de escolha do bem;
- Garantia de entrega;
- Informativo Mensal;
- Total assessoria no licenciamento e seguro do bem;
- Prestações menores que financiamento;
- Seguro de vida em grupo, garantindo sua tranquilidade e a de sua família.

Além das diversas empresas que gerenciam consórcios de veículos há, também, os chamados consórcios de fábrica que qualquer revenda, de uma marca que seja de seu interesse, pode informar todos os detalhes.

Data de inclusão: 05/07/2016
Fone: (11) 5521-3483