28/07/2016 - 08:02 - #Mac Comunicação e Marketing
Não esqueça do freio de mão
Não esqueça do freio de mão - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Há um recurso no automóvel que usamos todos os dias nas mais diversas situações e que nem percebemos a sua importância. Falamos do freio de mão, também conhecido como freio de estacionamento. As alavancas instaladas entre os dois bancos dianteiros acionam o freio que auxilia o motorista a ter mais segurança ao parar o carro, especialmente em declives. As picapes e utilitários esportivos tem o freio auxiliar num pedal, ou alavanca à esquerda da embreagem.

Mas o seu desempenho, com o tempo de uso, vai perdendo eficiência e caso não esteja bem regulado, ou se o motorista esqueça de acioná-lo ao estacionar pode transformar a parada em grave acidente.

De tanto uso, inclusive para enfrentar as “ladeirinhas”, quando se para em uma subida, o freio começa um processo de afrouxamento, normal no sistema. Esse desgaste, se percebido pelo motorista, precisa ser reparado por uma revisão numa loja especializada em freios. Recomenda-se uma revisão completa a cada 10 ou 15 mil quilômetros de uso, conforme o seu estado de desempenho.

A forma de usar o freio de mão também influência na sua vida útil. O sistema deve ser acionado de forma suave para evitar desgaste prematuro. O cabo de aço e outras partes móveis acabam afrouxando bem mais cedo se o condutor tiver o mau hábito de puxar a alavanca com toda a força. Quando o carro é utilizado por homem e mulher, muitas vezes a mulher não consegue “soltar” o freio de mão porque ele foi puxado com muita força.

Importante lembrar que o freio de mão não deve ser usado com o carro em movimento, só mesmo numa grave emergência. Essa operação é o início de um “cavalo-de-pau”, manobra muito perigosa para quem não é piloto de competição.
Data de inclusão: 28/07/2016
Fone: (11) 5521-3483