18/08/2016 - 10:06 - Roberta Provatti
Polícia Rodoviária Federal recebe treinamento da Federação Sul Americana de Krav Maga para a segurança durante as Olimpíadas - ROBERTA PROVATTI

A incomparável experiência israelense vem sendo compartilhada de forma teórica e prática com profissionais brasileiros do setor de segurança publica e privada. ...

Em meio aos Jogos Olímpicos, sediados no Rio de Janeiro, a preocupação com a segurança da população de modo geral aumenta no Brasil. Dessa forma, a Federação Sul Americana de Krav Maga vem promovendo uma série de treinamentos para oficiais brasileiros, com base no incomparável conhecimento e experiência de Israel no segmento de segurança e defesa.

Esta semana, cerca de 900 oficiais da Polícia Rodoviária Federal passam por treinamento específico ações com o uso de bastão tático retrátil, com o intuito de reforçar a segurança durante os jogos e, também, complementar o conhecimento defensivo da corporação.

As técnicas com bastão foram desenvolvidas na década de 40, quando o uso de armas de fogo era proibido em Israel pelo mandato britânico que dominava a região. Segundo Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-preta – 8º Dan), introdutor do Krav Maga no Brasil, nessa época, o bastão tornou-se instrumento de defesa para esses grupos e essas técnicas ainda hoje são utilizadas, por exemplo, em treinamentos para agentes de segurança (militar ou privado) que fazem uso não-letal de armamentos (sem disparos). “As técnicas possibilitam soluções de imobilização, defesa pessoal e de terceiros, assim como contra-ataque”, explica Grão Mestre Kobi.

Os treinamentos são ministrados por instrutores habilitados pela Federação Sul Americana de Krav Maga, a única representante oficial da modalidade no Brasil, Peru e Argentina e detentora da marca Krav Maga no Brasil.

Sobre o Krav Maga – Criado na década de 40, o Krav Maga é a filosofia das forças de defesa de Israel, também adotado pelas principais unidades de elite de segurança do mundo. Conta com uma didática específica para corporações militares, com programação direcionada para cada tipo de missão. O treinamento expõe o aluno a situações da vida real, com soluções inteligentes e eficazes para cada tipo de exigência.

Já no caso da segurança privada (patrimonial e pessoal), o treinamento visa proporcionar o conhecimento necessário que torne o profissional capaz de contornar qualquer situação de agressão, com o máximo de segurança e descrição; resolvendo situações com rapidez e causando mínimo de dano. A atuação correta evita a possibilidade de pânico, preserva as instalações e imagem do estabelecimento ou do VIP a quem presta serviço e a imagem da empresa para quem trabalha.

Grão Mestre Kobi Lichtenstein iniciou a prática do Krav Maga aos três anos de idade com o criador desta modalidade, Imi Lichtenfeld, e foi o primeiro faixa-preta de Imi a sair do estado de Israel para difundir a modalidade pelo mundo. Grão Mestre Kobi é o introdutor do Krav Maga no Brasil, onde chegou em 1990 e se estabeleceu na cidade do Rio de Janeiro.

Foi aí que fundou e hoje dirige a Federação Sul Americana de Krav Maga. Ao longo destes 26 anos, a Federação vem realizando um trabalho extremamente sério e responsável e, ainda hoje, o método de prática e de ensino aplicado é o mesmo criado por Imi Lichtenfeld e utilizado em Israel.

Grão Mestre Kobi Lichtenstein conta com graduação faixa-preta 8º Dan, graduação e MBA em Segurança Nacional e Terror, é ex-combatente das Forças de defesa de Israel e já ministrou cursos para corporações militares e policiais de todos os níveis, desde a Guarda Municipal, BOPE, Forças Especiais do Exército Brasileiro e a Segurança Pessoal da Presidência da República.

Para saber mais, acesse: www.kravmaga.com.br
Data de inclusão: 18/08/2016
Contato: Roberta Provatti