01/11/2016 - 20:17 - Acta Comunicação Integrada
Evento lança plataforma online inédita e gratuita no Brasil para apoiar ONGs e a sociedade civil na captação de recursos - ACTA COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Com entrada franca, Rodada de Conversa apresentará a “Captamos”, que oferece cursos, infográficos, ferramentas de gestão e conteúdo especializado para o terceiro setor ...

Como fazer? Por onde começar? Com quem falar? Como abordar? Como se planejar? Essas e tantas outras dúvidas permeiam o cotidiano de muitas Organizações Não Governamentais, as ONGs, e outras instituições da sociedade civil, quando o assunto é captar recursos para seus projetos sociais.

O tema foi discutido em reunião entre lideranças do terceiro setor promovida pelo Instituto Arapyaú, em 2015, para debater quais iniciativas eram necessárias para fortalecer a cultura de doação e a captação de recursos no País. Uma das conclusões deu origem à plataforma Captamos (www.captamos.org.br), um ambiente online gratuito de apoio e fomento de projetos de captação de recursos para instituições da sociedade civil. Atualmente, o projeto está incubado na Associação Brasileira de Captação de Recursos, a ABCR.

E para fazer com que a plataforma chegue até as instituições, estão sendo realizados eventos de lançamento por algumas capitais do Brasil. No dia 8 de novembro, terça-feira, será a vez de Fortaleza. A plataforma será lançada em uma Rodada de Conversa sobre “Quais os desafios e soluções em Captação de Recursos das ONGs em Fortaleza?”, dentro da programação do I Fórum de Discussão da Rede Compartilha.

A plataforma oferece cursos com vídeo-aulas, exercícios para aprimoramento do aprendizado e textos adicionais. Também há infográficos, orientação e indicação sobre o uso de ferramentas de gestão e artigos. Todo o conteúdo é produzido por uma equipe fixa especializada no setor, além de contar com a contribuição de profissionais e articulistas voluntários.

João Paulo Vergueiro, coordenador geral da Captamos e diretor executivo da ABCR, conta que o panorama brasileiro para captação de recursos no terceiro setor ainda é tímido. “Se compararmos o cenário dos últimos anos em captação de recursos para ONGs e outras instituições do terceiro setor no Brasil ao de outros países mais desenvolvidos, estamos muitos passos atrás. E a situação tem se agravado muito por conta da atual conjuntura socioeconômica pela qual passa o nosso País. Atualmente, existem cerca de 300 mil ONGs no Brasil, mas somente 24% delas têm uma área de captação de recursos estabelecida. Isso dificulta muito o processo de captação, aliás, muitas sequer têm um processo, então, o apoio a essas instituições é urgente”, explica João Paulo.

De acordo com a pesquisa Doação Brasil, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), as doações individuais dos brasileiros para ONGs totalizaram quase R$ 14 bilhões em 2015. Já, nos Estados Unidos, no mesmo período, as doações chegaram a um trilhão de dólares.

A entrada para o evento é gratuita, porém, com vagas limitadas. As inscrições estão disponíveis pelo link http://redecompartilha.wixsite.com/rede ou https://goo.gl/forms/CcyoRRHf9QN8q9al2.

Evento: I Fórum de Discussão da Rede Compartilha
Rodada de Conversa: Quais os desafios e soluções em Captação de Recursos das ONGs em Fortaleza?
Data: 08 de novembro de 2016, terça-feira
Horário: Início do Fórum às 15h e Roda de Conversa sobre Captação de Recursos das 17h30 às 19h
Local: Rede Compartilha
Endereço: Avenida Francisco Sá, 1822, 2° andar, bairro Jacarecanga, Fortaleza, CE