27/01/2017 - 16:08 - C4 Comunicação
Mutirão internacional realiza cirurgias gratuitas no Hospital Dom Hélder Câmara, em Pernambuco - C4 COMUNICAÇÃO

A Operation Walk Chicago, organização norte-americana, enviará médicos para cinco dias de cirurgia de reposição articular ...

Por iniciativa do empreendedor Marcos Roberto Dubeux (e família), e suporte da companhia Cone S/A, Condomínio de Negócios, instalado na região de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, recebe nesta semana, o Operation Walk Chicago, organização de alcance internacional que presta serviços voluntários no tratamento para pacientes carentes com necessidade de reposição articular em países em desenvolvimento.
Esta será a primeira vez que o grupo vem ao Brasil para intervenções cirúrgicas (uma equipe médica ligada à entidade esteve no Recife há cerca de um ano para visita de reconhecimento). Ao todo serão cinco dias de mutirão para atendimento de 40 pacientes com indicação de artroplastia de quadril no Hospital Dom Helder Câmara, unidade referência do Governo do Estado de Pernambuco que também funciona no município do Cabo de Santo Agostinho.
Os pacientes foram previamente selecionados pela Secretaria Estadual de Saúde, com crivo do Dr. Júlio Arraes (e equipe), responsável local pela área médica da missão, mediante lista de espera do SUS e sob alguns requisitos: não ter seguro-saúde, não se qualificar para cobertura de saúde estatal, ou ser incapaz de pagar a cirurgia por conta própria (todas, exigências para a seleção). E também pacientes egressos do Centro de Reabilitação Mens Sana, da Fundação Terra, em Arcoverde, que serão operados durante o mutirão, e terão o tratamento de reabilitação continuado no Mens Sana.
A Operation Walk Chicago reúne os melhores nomes e os maiores esforços humanitários da comunidade ortopédica internacional. Motivo pelo qual o empresário chegou ao conhecimento da entidade. Há cerca de dois anos, Marcos Roberto recebeu diagnóstico de indicação cirúrgica para um problema de joelho. E, por intermédio de seu parceiro de negócios, o empreendedor norte-americano Mike Mullen, chegou a um profissional que participa da missão. Desde então, juntos, os empreendedores nutriam vontade e esforços para trazer o mutirão ao Estado: Mullen foi um dos financiadores da vinda do mutirão de Chicago para Pernambuco.
A equipe conta com 53 profissionais (entre cirurgiões, fisioterapeutas e enfermeiros) diretamente ligados aos procedimentos, que visam não apenas a reposição articular das áreas comprometidas, mas principalmente devolver esperança, qualidade de vida e independência física aos pacientes, já que o objetivo principal das correções é devolver a capacidade de andar aos pacientes.
As cirurgias realizadas pela missão são para substituição articular de joelho e quadril. Porém, nesta primeira etapa realizada em Pernambuco, as operações serão apenas de colocação de próteses de quadril. O que deve viabilizar uma segunda vinda do Operation Walk, ainda em 2017, que vai contemplar pacientes com disfunção articular nos joelhos.
Os procedimentos de implantação de próteses em quadril e joelho são considerados os de melhor custo-benefício disponível, em relação às cirurgias ortopédicas, pois transformam vidas, reduzindo dor e recolocando pacientes em uma rotina de vida ativa. No entanto, por causa dos custos de equipamentos e da complexidade, as operações tornam-se caras, e raras, em comunidades de baixa renda.
Um grupo de voluntários também contribuiu com a vinda do Operation Walk Chicago a Pernambuco: a MAP Import; Severien Andrade Alencar Advocacia; ADN Saúde; Ventana Serra Logística; e Elo Comércio Exterior.
O Governo do Estado de Pernambuco teve um papel fundamental através da infraestrutura hospitalar, apoio institucional e também viabilização da importação dos equipamentos, doados pela gigante Stryker, fabricante norte-americana de próteses, empresa parceira do Operation Walk em todas as missões ao redor do mundo. O projeto conta ainda com o apoio de órgãos como Itamaraty, Ministério da Indústria e Comércio Exterior, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Receita Federal e o Consulado Americano no Recife.
É através da generosidade e engajamento destes voluntários e doadores corporativos e individuais que a organização consegue fornecer todos os aspectos do tratamento cirúrgico, hospitalização e cuidados pré e pós-operatórios, sem custo para os pacientes.

Data de inclusão: 27/01/2017
Fone: (11) 0020202020