Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

20/02/2017 - 16:41 - MCA Imprensa & Relações Públicas
Álamo Engenharia alerta: ar condicionado pode ser o herói e também o vilão
Álamo Engenharia alerta: ar condicionado pode ser o herói e também o vilão - MCA IMPRENSA & RELAÇÕES PÚBLICAS

No interminável verão brasileiro, que atualmente pode durar até meio ano com temperaturas oscilando entre trinta e quarenta graus, ambientes climatizados deixaram de ser opção. Empreendimentos comerciais, industriais e governamentais, com grande flux ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
.

As providencias para minimizar o impacto negativo da operação de sistemas de refrigeração deve começar no projeto de qualquer empreendimento. Não levar em conta o dimensionamento e as especificações adequadas do sistema significa, alto consumo de energia elétrica e, consequentemente, um custo fixo permanentemente alto, além da sobrecarga da rede elétrica e suas desastrosas consequências como os apagões.

Ainda na fase inicial dos projetos, empreendedores e projetistas devem estar atentos a escolha dos equipamentos mais eficientes e cálculo de carga térmica exato, sempre especificando revestimento térmico de boa qualidade em telhados e alvenaria, brises externos, luminárias LED e piso frio, entre outros itens que contribuam para a eficiência energética do empreendimento.

Após o início da operação dos sistemas de ar condicionado é necessário um plano de manutenção preditiva cuja finalidade é exatamente predizer falhas e detectar mudanças no estado físico que exijam serviços de manutenção, com antecedência necessária para evitar quebras dos equipamentos. Esta providência é fundamental para evitar custos e o desconforto causado pela parada ou mau funcionamento do sistema de refrigeração.

Para cada tipo de equipamento/fabricante existem rotinas particulares de manutenção que devem ser seguidas. “As rotinas de manutenção, devem ser programadas de acordo com a especificada pelo fabricante e também pelas normas brasileiras (ABNT) e legislações. As instalações acima de 5 TR (tonelada de refrigeração) deverão ter um plano de operação, manutenção e controle (PMOC) específicos, onde são previstas as manutenções preventivas mensais, trimestrais, semestrais e anuais, análise da qualidade do ar ambiente, limpeza de dutos, entre outros”, explica Marcelo Korff, diretor operacional da Álamo Engenharia.

Sem parar - Ambientes com sistemas de climatização constante, como hospitais, aeroportos e hotéis, por exemplo, devem ter um cuidado especial com as rotinas preventivas de filtros dos sistemas de refrigeração. Filtros sujos bloqueiam a passagem do ar, consequentemente, diminuindo a vazão insuflada no ambiente, ocasionando ineficiência do sistema de ar condicionado. O esforço extra do sistema aumenta o consumo de energia elétrica, causa desconforto térmico às pessoas, em função do aumento da temperatura, e ainda problemas de saúde – de menor e maior gravidade - gerados pelas impurezas propagadas pelo ar.

Ainda no que diz respeito à saúde, o equipamento de ar condicionado cujo controle de temperatura, por exemplo, nao está funcionando corretamente pode causar problemas aos usuários, principalmente em locais de trabalho, afetando a produtividade. Ambientes muito frios ou quentes demandam adaptações severas ao organismo, à temperatura externa. Este esforço diminui a energia reservada a outras funções, afetando principalmente as ligadas ao sistema nervoso como a concentração e o equilíbrio emocional, entre outras.

A legislação prevê normas e leis para o dimensionamento correto dos sistemas de ar refrigerado, manutenção preventiva, assim como tratamento da qualidade do ar interior. Já com relação à eficiência energética, o Selo Procel, por exemplo, indica os equipamentos mais econômicos de acordo com a eficiência medida pelo Coeficiente de Eficiência Energética – CEE.

De qualquer modo, deve prevalecer a responsabilidade dos administradores e das empresas de manutenção e o respeito à saúde das pessoas e ao meio ambiente. E neste caso, esse exercício de cidadania resulta também em otimização de recursos para empreendimentos e empresas, e ainda, tranquilidade para os administradores.
Data de inclusão: 20/02/2017
Fone: (21) 22629698
Contato: Renata Terra
Empresa: MCA Imprensa & Relações Públicas
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Ecologia-Meio Ambiente][Saúde ][Serviços ]
Este Release foi visto 186 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.