31/03/2017 - 13:57 - Ricardo Machado Comunicação
Nutrição saudável também se aprende na escola
Nutrição saudável também se aprende na escola - RICARDO MACHADO COMUNICAÇÃO

O objetivo das atividades sobre nutrição é o “de despertar a curiosidade em relação à alimentação saudável, aumentar as possibilidades de experimentar novos sabores, texturas e combinações de alimentos, além de fornecer informações relevantes para sa ...

Centro Educacional Miraflores reforça os benefícios da nutrição no desenvolvimento infantil

Para combater a obesidade infantil, que já é uma epidemia mundial, o Centro Educacional Miraflores usa a sensibilização dos alunos como instrumento para introduzir uma alimentação saudável e para a manutenção desse novo hábito no cotidiano. Com a proximidade do Dia Nacional da Nutrição, em 31 de março, a escola programou atividades especiais para reforçar estes benefícios.

Durante esta semana, o colégio leva os alunos do ensino infantil às compras! Eles vão ao mercado selecionar algumas hortaliças para o preparo das saladas servidas no almoço. “Envolvê-los em todo o processo é uma excelente oportunidade de se melhorar a aceitação dos alimentos”, explica a nutricionista Anna Paula Carvalho.

Como missão, os alunos deverão escolher um alimento folhoso e no mínimo duas hortaliças de cores diferentes, como cenoura, beterraba e tomate, por exemplo. A ideia é estimular as combinações de nutrientes distintos e importantes para o metabolismo.

Já as crianças do berçário e maternal vão explorar o lado sensorial das cores dos alimentos. Elas aprendem, por exemplo, sobre o amarelo da banana e o vermelho da melancia. “Atividades simples como está têm a função direta de despertar um novo olhar para a alimentação além de trabalhar os conteúdos pedagógicos. Tais práticas funcionam muito bem nessa faixa etária”, conta Anna Paula.

Com a melancia, além de abordar a nutrição saudável, o Miraflores associa a questão dos alimentos ricos em água. Assim, a escola integra conteúdos que vêm sendo trabalhados durante o ano.

As atividades nutricionais executadas nos diversos segmentos têm a função de formar hábitos alimentares saudáveis. Com esse objetivo, os conhecimentos apresentados em sala de aula são repassados para as famílias em conteúdos elaborados pelos alunos e em circulares periódicas do setor de nutrição, encaminhadas por meio do aplicativo do colégio.

Anna Paula explica que o objetivo das atividades sobre nutrição é o “de despertar a curiosidade em relação à alimentação saudável, aumentar as possibilidades de experimentar novos sabores, texturas e combinações de alimentos, além de fornecer informações relevantes para saúde da criança e da família”.

- Novos alimentos desde cedo

As crianças, desde o maternal, passam por períodos de experimentação de alimentos como brócolis, ervilha verde, uva, pera, alface e espinafre. Os cardápios são pensados estrategicamente para estimular o consumo durante as refeições.

“É muito importante que haja adesão das crianças, já que esses alimentos são essenciais para uma boa saúde”, destaca Anna Paula. A nutricionista do Miraflores lembra que os folhosos verde-escuros, como espinafre, agrião, couve e brócolis, são potentes antioxidantes. “Eles auxiliam na prevenção da hipertensão e de doenças cardíacas, além de prevenir osteoporose e anemia”, explica.

O consumo regular desses vegetais também proporciona um crescimento adequado e auxilia no bom desempenho das atividades esportivas devido à alta quantidade de minerais contidos neles, como ferro, zinco e magnésio.

A nutricionista reforça que “o que as crianças aprendem e experimentam na escola é compartilhado com os pais, para que estes alimentos continuem sendo consumidos em casa”.

- A doçura excessiva dos nossos dias

O consumo excessivo do açúcar também entra na pauta. A escola programou uma roda de conversas sobre ao malefícios desse hábito e os alunos montarão um painel com a quantidade de açúcar presente em diversas bebidas, como refrigerante, mate industrializado, suco de caixinha, iogurte, suco natural, água, entre outras.

Anna Paula destaca a importância do impacto visual desta atividade para os alunos. A nutricionista explica que eles usarão uma balança para pesar a quantidade exata de açúcar que compõe cada bebida para montar os painéis comparativos.

- Dados das Nações Unidas sobre obesidade

De acordo com relatório “Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe”, divulgado no início do ano pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mais da metade da população brasileira está com sobrepeso e a obesidade já atinge a 20% das pessoas adultas.

O sobrepeso em adultos passou de 51,1% em 2010, para 54,1% em 2014. A tendência de aumento também foi registrada na avaliação nacional da obesidade. Em 2010, 17,8% da população era obesa; em 2014, o índice chegou aos 20%, sendo a maior prevalência entre as mulheres, 22,7%. Outro dado do relatório é o aumento do sobrepeso infantil. Estima-se que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso, sendo as meninas as mais afetadas, 7,7%.

O excesso de peso tem aumentado em toda a América Latina e Caribe, com grande impacto na vida das crianças. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), a prevalência de meninas e meninos menores de 5 anos com sobrepeso e obesidade aumentou nos últimos 15 anos, afetando atualmente 3,9 milhões de crianças da região. Destas, 2,5 milhões vivem na América do Sul.
Data de inclusão: 31/03/2017
Fone: (21) 3852-5185