21/04/2017 - 17:49 - #Mac Comunicação e Marketing
Vaticano dá início ao projeto de turismo religioso na América do Sul
Vaticano dá início ao projeto de turismo religioso na América do Sul - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Turismo religioso ...

Pela primeira vez na história, o Vaticano divulgou que sua agência de viagens, a Opera Romana Pellegrinaggi (ORP), maior operadora de turismo religioso no mundo, sondou, no início de 2017, sobre a elaboração de um roteiro de turismo jesuítico integrando o Brasil, Paraguai e Argentina.

O anúncio convida os europeus interessados para desfrutar de fé, cultura e história, especialmente das missões jesuítas na América do Sul.
Cada governo deu suas sugestões: O Paraguai incluiu na parte do roteiro que lhe cabe, visita à sede real do governo, museus, igrejas e trabalhos de artesãos. A Argentina sugeriu uma visita às ruínas das missões como a de San Ignacio Mini, fundada pelo padre jesuíta San Roque González de Santa Cruz, no início do século XVII. E, aí vem o Brasil, pasmem, que incluiu a cidade de Foz de Iguaçu no roteiro.

Ora, é inacreditável que São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo, fundada por jesuítas, catequistas e que tem como máximo fervor um padre como José de Anchieta, recentemente elevado a Santo da Igreja Católica não seja lembrada para o catálogo da Opera Romana. Jesuítas que aqui estiveram desenvolveram o esforço para a educação, fundando colégios em vários locais, inclusive São Paulo, onde no Pátio do Colégio ainda esta de pé a escola que deu origem à Vila de Piratininga.

Talvez tenha acontecido um “cochilo” de alguma autoridade ligada ao turismo para esquecer, por exemplo, da cidade de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. Até Itu poderia reivindicar uma participação nesse roteiro. Fundada em 1610, também registrou a obra jesuítica avançando para o interior até a Boca do Sertão, na época. Cidade de imensa fé católica, com cognome de “Roma Brasileira” tem na Igreja do Bom Jesus a sede do Santuário Geral do Apostolado da Oração do Brasil, entidade fundada em, 1871, pelo padre italiano e jesuíta Bartolomeu Taddei que fez parte do primeiro grupo de jesuítas que chegou ao Brasil para a fundação do Colégio São Luís, em Itu, um dos mais importantes estabelecimentos de ensino do País. Além disso, Itu desfruta de grande colônia de descendência italiana.

Atuou como missionário por todo o território brasileiro, fundando centros do Apostolado da Oração em todas as dioceses do país em seu tempo. Faleceu na Igreja do Bom Jesus em 1913. Seu corpo foi sepultado no Santuário anexo à igreja. Há décadas a comunidade tem desejado a abertura de um processo pedindo a sua beatificação.
Como se vê, algumas autoridades do turismo não estudam o assunto e desconhecem boa parte da história dos primeiros tempos heróicos da Companhia de Jesus no nosso território. Assim, lamentamos o episódio, especialmente pelos turistas que virão ao Brasil na busca de monumentos de religiosidade que, certamente, não encontrarão em Foz do Iguaçu.

Todavia, o turismo religioso é um segmento diferenciado por abrigar idosos, em sua maioria, que precisam de uma infra-estrutura especial de transporte público, atendimento médico, guias, segurança etc. Em Itu, muitas igrejas, por exemplo, permanecem fechadas para visitação por alegarem falta de segurança para preservar o imenso e rico patrimônio artístico dos seus interiores.

Data de inclusão: 21/04/2017
Fone: (11) 5521-3483