03/05/2017 - 08:43 - #Mac Comunicação e Marketing
8 de maio - dia do artista plástico, em memória do ituano Almeida Júnior
8 de maio - dia do artista plástico, em memória do ituano Almeida Júnior - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Galeria dos grandes vultos da Estância Turística de Itu ...

Foi o primeiro pintor a retratar em seu trabalho o tema regionalista, na fase madura de sua obra. Teve professores importantes como Jules Le Chevrel, Pedro Américo e Vitor Meireles. Abriu um ateliê na cidade de Itu, onde trabalhou como retratista e professor de desenho.
José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899) nasceu em Itu, há 167 anos, no dia 8 de maio de 1850 e faleceu em 13 de novembro de 1899, com apenas 49 anos, ao ser assassinado em frente ao Hotel Central de Piracicaba (já demolido), por José de Almeida Sampaio, seu primo e marido de Maria Laura, com quem o pintor manteve um longo e secreto relacionamento.

A OBRA

Considerado o primeiro artista plástico brasileiro, seu estilo caipira na pintura, refletia a estreita convivência de Almeida Jr. com os ambientes urbanos e rurais paulista, na segunda metade do século XIX. Por isso é reconhecido como fundador da pintura autenticamente nacional. Dedicou grande parte da sua obra às raízes, genuinamente ituanas. Inspirado na figura tradicional do caboclo nativo, criador de uma “cultura caipira” nas paisagens naturais e na gente de sua terra, transportando-as com maestria para sua telas.

Mergulhou seu pincel na habitação e nos costumes e construiu sua obra com temas simples do cotidiano. Suas pinturas – “amolação interrompida”, “cozinha caipira” (com todos os seus utensílios), “caipiras negaceando”, “violeiro”, “picando fumo”, “pintando”, “Nhá Chica”, “leitura” etc. se constituem num importante acervo da arte nacional, muitas delas em grandes museus como, por exemplo, na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, um dos mais importantes do mundo, no Museu Paulista e no Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Seu talento emergiu desde os desenhos que fazia nas aulas da escola primária até o “Apóstolo São Paulo”, pintura que fez aos 19 anos e que impressiona os visitantes na Igreja N.S. da Candelária, onde esta a obra que lhe abriu o caminho da glória no meio artístico.

Data de inclusão: 03/05/2017
Fone: (11) 5521-3483