Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

04/05/2017 - 10:27 - #Mac Comunicação e Marketing
150 anos do Colégio São Luís
150 anos do Colégio São Luís - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Na foto o prédio do antigo Colégio São Luís, em Itu ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br

O dia 12 de maio é um marco na história da cultura e educação no Brasil. Nessa data, Itu comemora os 150 anos do início das aulas do Colégio São Luís, em 1867, nas instalações do antigo convento dos franciscanos, onde hoje está localizada a Praça D. Pedro I, antigo Largo do São Francisco, próximo à Câmara Municipal da Estância Turística de Itu. Totalmente demolido, do convento só sobrou a grande cruz na praça D. Pedro I.

José Maria Mantero, um dos antigos reitores do Colégio São Luís, registrou para a história que a ideia de fundar o colégio em Itu surgiu durante a travessia do Atlântico de dois jesuítas. Em outubro de 1863, o padre Anthelmo Goud, capelão das irmãs de São José, que regressava de uma viagem à Europa e o padre Razzini, da Companhia de Jesus, que vinha ao Brasil em visita pastoral. Goud convidou Razzini a visitar Itu.

Durante a visita e depois das tratativas com o padre Miguel Corrêa Pacheco, então vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, o projeto do colégio ganhou consistência. Padre Miguel ofereceu-se para pagar as despesas da vinda e instalação de cinco jesuítas no convento dos franciscanos. Provavelmente, Razzini foi o primeiro jesuíta a estar na região depois da Restauração da Companhia em 1814.

Em 1865, chegou a comitiva de quatro membros da Companhia de Jesus, tendo como superior o padre Antonio Honorati, que foi para Itu para fundar o colégio. Todavia, o início das aulas teve que esperar dois longos anos. O inspetor provincial de instrução pública demorou todo esse tempo para conceder a necessária licença de fundação do colégio.

José Maria Mantero conta, ainda, que as resistências surgiram quando o inspetor soube que o corpo docente seria composto de padres jesuítas. Vencidos os contratempos, as aulas do Colégio São Luís foram abertas no convento dos franciscanos a 12 de maio de 1867.
Convento de São Francisco

Quando o Colégio São Luís foi inaugurado, o edifício do convento já não apresentava boas condições de conservação. O conjunto do Convento e Igreja de São Luís, Bispo de Tolosa, começou a ser construído em 1691, sob a supervisão do padre Felipe de Campos, vigário da freguesia de Nossa Senhora da Candelária.

De acordo com frei Basílio Röwer, autor de um trabalho intitulado “A Província Franciscana da Imaculada no Brasil”, o vigário deu dinheiro do próprio bolso e, a partir de seu exemplo, conclamou os paroquianos para contribuir para o desenvolvimento das obras. No final de 1692, o convento já podia abrigar seus primeiros religiosos.

Noventa anos depois de inaugurado, porém, o convento estava em ruínas, mas por volta de 1787, o edifício foi reconstruído.
Depois de passar por outro período decadente, em 1867, o velho convento ganhou vida novamente com a movimentação de professores e alunos do Colégio São Luís, o qual era estritamente destinado à educação masculina e funcionava em regime de internato com ensino confessional. Em fevereiro de 1872, no entanto, o colégio foi transferido para o seu novo e majestoso edifício em Itu, onde, hoje, esta o Quartel do Regimento Deodoro.

Em 1918, o Colégio São Luís foi transferido para São Paulo e está até hoje na Avenida Paulista. Na época, o majestoso conjunto arquitetônico foi vendido ao Governo Federal. Hoje é ocupado pela unidade militar do Exército Brasileiro – 2° Grupo de Artilharia de Campanha Leve – Regimento Deodoro. No início do século passado, abrigou o 7º Regimento de Artilharia Montada – 7º RAM, a primeira a ocupar as antigas instalações do Colégio São Luís.

Historiador Jonas Soares de Souza


Data de inclusão: 04/05/2017
Fone: (11) 5521-3483
Contato: Raul Machado
Empresa: #Mac Comunicação e Marketing
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Arte-Cultura-Lazer][Educação-Cursos][Transporte-Turismo]
Este Release foi visto 765 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.