Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

09/05/2017 - 08:24 - #Mac Comunicação e Marketing
Mercado Municipal de Itu completa 112 anos
Mercado Municipal de Itu completa 112 anos - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING


Em 14 de maio de 1905, a inauguração do prédio do Mercado Municipal de Itu, deixou a população surpresa com a arquitetura e modernidade do novo prédio, que levava a assinatura do arquiteto Ramos de Azevedo, o mesmo que projetou as instalações do ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br

Em 14 de maio de 1905, a inauguração do prédio do Mercado Municipal de Itu, deixou a população surpresa com a arquitetura e modernidade do novo prédio, que levava a assinatura do arquiteto Ramos de Azevedo, o mesmo que projetou as instalações do Instituto Borges de Artes e Ofícios, inaugurado em 28 de outubro de 1924 e de outros monumentos arquitetônicos como o Teatro Municipal de São Paulo e diversas outras obras.

Antes do Mercado, o comércio de produtos agrícolas eram vendidos praticamente ao ar livre, como em diversas outras cidades paulistas. Em Itu esse comércio acontecia no chamado Beco da Quitanda, atual Rua Madre Maria Theodora, bem no centro da cidade. Eram sete pequenas casinhas geminadas que passaram a vender produtos alimentícios, desde 1773. O beco era estreito, como ainda o é, desprovido de higiene. As vendas se estendiam à rua em forma de tabuleiros, onde havia cestos, sacos e até animais que transportavam mercadorias.

Quando surgiu o novo mercado, um edifício arejado, com muita luz, telhado com telhas francesas, com bancas bem organizadas que vendiam frutas, verduras, legumes, cereais, grãos e flores, notou-se uma grande evolução no abastecimento da população de Itu. O endereço era o mesmo de hoje – Praça da Bandeira, 104.

Hoje, depois de 112 anos da sua inauguração, esta cercado de prédios modernos. O edifício é tombado pelo Condephaat e aguarda um projeto de restauração que o deixe mais moderno e funcional para melhor atender a demanda da população ituana.

A boa notícia é que, segundo a Secretaria de Turismo, a Prefeitura de Itu fez um pleito ao Governo do Estado, no início de 2017, para solicitar ao DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos de uma verba específica para a restauração do Mercado Municipal. A burocracia dessa solicitação é grande e longa e precisa da aprovação de diversos órgãos técnicos.

Se as etapas forem vencidas, a Secretaria de Turismo, do Planejamento e o COMTUR vão elaborar um projeto na expectativa de que agora, com muita seriedade e objetividade, o prédio do Mercado possa ser recuperado e modernizado para melhor atender a população de Itu e exibir ao turista uma verdadeira obra de arte da primeira década do século XX.
Data de inclusão: 09/05/2017
Fone: (11) 5521-3483
Contato: Raul Machado
Empresa: #Mac Comunicação e Marketing
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Cidades][Redes Sociais][Transporte-Turismo]
Este Release foi visto 699 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.