12/05/2017 - 13:02 - #Mac Comunicação e Marketing
Municípios têm até 31 de maio para ingressar no novo Mapa do Turismo Brasileiro
Municípios têm até 31 de maio para ingressar no novo Mapa do Turismo Brasileiro - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

TURISMO NACIONAL

TURISMO NACIONAL

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta importante para definir a estratégia de atuação do Ministério do Turismo. E para que ele seja cada vez mais efetivo na formulação das políticas públicas para o setor, o plano Brasil + Turismo previu a atualização da ferramenta a cada dois anos, respeitando o primeiro ano de mandato dos prefeitos municipais e dos governadores estaduais e do Distrito Federal. O período para mobilização dos gestores municipais, coleta de documentos comprobatórios e realização das oficinas regionais e estaduais termina em 31 de maio.

A partir de 1º de junho, segundo cronograma estabelecido pelo Ministério, começa o prazo para inserção dos documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo e validação das Regiões Turísticas junto aos Fóruns e/ou Conselhos Estaduais de Turismo. O processo de atualização, que será conduzido pelos gestores locais, termina em 31 de julho. Para tanto, os gestores estaduais e novos gestores municipais foram informados sobre prazos e a importância do remapeamento.

A atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, a cada dois anos, é uma das ações previstas no Brasil + Turismo. Dessa forma, os gestores municipais e estaduais podem dispor de um instrumento que retrate corretamente a realidade do município e que possibilite a gestão correta do turismo na região.

Hoje, de acordo com o mapa, o Brasil conta com 2.175 municípios de interesse turístico, divididos em 291 regiões. Entre as regras estabelecidas pelo MTur para que o município seja incluído no Mapa estão: possuir órgão responsável pela pasta de turismo, destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual vigente e apresentar o Termo de Compromisso assinado pelo Prefeito Municipal ou dirigente responsável pela pasta de turismo, conforme modelo disponibilizado no Sistema, aderindo de forma espontânea e formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística.

Para atender possíveis dúvidas e prestar mais informações sobre o processo, a área técnica da Coordenação Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo estabeleceu dois canais para atendimento dos gestores: o e-mail regionalizacao@turismo.gov.br e os telefones (61) 2023-8144/7269.

Data de inclusão: 12/05/2017
Fone: (11) 5521-3483