16/05/2017 - 08:17 - #Mac Comunicação e Marketing
Semana Nacional de Museus
Semana Nacional de Museus - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), a Semana Nacional de Museus incentiva a realização de atividades especiais nos museus, voltadas à reflexão de uma mesma temática. Em 2017, a questão proposta pelo Ibram é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

Até o próximo domingo, dia 21 de maio, acontece a 15ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3.000 atividades especiais, como visitas monitoradas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais! Consulte a programação em: guiadaprogramacao.museus.gov.br.

Em Itu, distante apenas 100 km de São Paulo, há uma grande diversidade de museus muito visitados pelos turistas. Eles contam, com muita força, toda a história da cidade cujo patrimônio histórico é imenso e tem grande ligação com o movimento bandeirantista, com a história do Estado de São Paulo e com a história do Brasil.

O turista ganhará cultura ao visitar o Museu Republicano e o Museu da Energia, ambos no centro histórico de Itu. Há, também, o Museu do Quartel, Regimento Deodoro, instalado no prédio que pertenceu ao Colégio São Luís, um dos mais famosos do Estado e que hoje esta na Av. Paulista, em São Paulo.

Há, também, o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu e o Museu da Música - instituição museológica cujo objetivo é a preservação da música enquanto patrimônio imaterial cultural e fonte de pesquisa e aprendizado.

As histórias são construídas nas relações de poder e possuem múltiplas identidades, sendo passíveis de controversas e de diferentes versões. Quais as histórias que nossos museus estão contando? Como eles colaboram para a construção ou para o questionamento das versões oficiais dos grupos dominantes? Quais outras histórias precisam ser lembradas? Como trabalhar na expografia, o confronto entre lembranças e esquecimentos?

Que o pensamento crítico dos que buscam entender a história se desdobre em diálogos com o público e também em programações especiais durante a 15ª Semana Nacional de Museus. Participem!
Data de inclusão: 16/05/2017
Fone: (11) 5521-3483