01/06/2017 - 06:06 - #Mac Comunicação e Marketing
Atenção ao turista idoso envolve Hotéis, Restaurantes e Infraestrutura urbana
Atenção ao turista idoso envolve Hotéis, Restaurantes e Infraestrutura urbana - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Até 2050, segundo levantamento do site www.carroaluguel.com , o Brasil terá 65 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos. Quase um quarto da população viverá bem mais tempo do que as gerações anteriores e com mais qualidade de vida, além de muito mais disposição para viajar que nossos avós.

O perfil do turista acima dos 60 revela dados interessantes: 60% deles prefere destinos nacionais para viajar nos próximos 6 meses. 84% desse público pretende viajar com acompanhante e 15% sozinhos. O transporte mais preferido será o avião, 76%, com carro próprio – 17% e de ônibus 6,2%.

Em relação à hospedagem, 64,8% dos idosos preferem hotéis e pousadas, enquanto 27% vão se hospedar em casa de amigos ou familiares.
Como se vê, trata-se de uma importante parcela da sociedade que quer viajar cada vez mais e precisa encontrar uma infra estrutura urbana de turismo para atender às suas necessidades. Pensando nisso, é claro que esse público merece um atendimento diferenciado e adequado, especialmente os que se deslocam em busca do turismo religioso.

Dessa forma, os profissionais hoteleiros e do segmento de restaurantes, devem estar atentos às necessidades especiais de cada turista idoso, oferecendo auxílio adequado durante a visita, em relação às questões de saúde, (ter telefones e endereços de hospitais disponíveis) mobilidade, acessibilidade etc. Além disso, funcionários treinados e amáveis, para um atendimento respeitoso, paciente e compreensivo, que tornarão a experiência dos turistas mais atraente e confortável.

Mas, na prática, como incentivar o turismo na terceira idade? Não é difícil. Alguns exemplos: evitar tapetes pequenos nas dependências, equipar banheiros com alças de apoio, cardápios e instruções com letras maiores, sinalização com cores fortes, rampas de acesso, elevadores, pisos antiderrapantes, vagas especiais nos estacionamentos, avisos bem visíveis de saídas de emergência e outras idéias de benefício aos idosos, conforme a criatividade de cada empresário do ramo.
Data de inclusão: 01/06/2017
Fone: (11) 5521-3483