Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

06/06/2017 - 14:25 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Feira Nacional do Livro: Michel Laub, Nélida Piñon e Mauro Maldonato são atrações do dia 7
Feira Nacional do Livro: Michel Laub, Nélida Piñon e Mauro Maldonato são atrações do dia 7 - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Os três autores são consagrados no mundo todo pelo seu trabalho, conjunto da obra e fazem parte da programação da 17ª Feira do Livro - que vai até o dia 11 de junho. Todas as atividades são gratuitas ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Ribeirão Preto (SP), 5 de junho de 2017 – Três autores que estarão em Ribeirão Preto (SP) no dia 7 de junho têm algo em comum: são respeitados no cenário internacional. São eles: Michel Laub, Nélida Piñon e Mauro Maldonato e fazem parte da programação da 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, um dos maiores eventos literários da América Latina que acontece até o próximo dia 11 de junho e deve reunir cerca de 200 mil pessoas, em oito dias de realização.

Primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon vem até a Feira do Livro nesta quarta para participar do Projeto Combinando Palavras e se reunirá com o público em dois horários. Às 8h30 a escritora se encontrará com cerca de 1.100 alunos que leram e estudaram sua obra, para estarem presentes e interagirem no Salão de Ideias com a autora. Já às 16h30, ela participa de Salão de Ideias no Auditório Meira Júnior, aberto a toda população. A escritora publicou mais de 25 livros, traduzidos em mais de 30 países, e possui diversas condecorações e prêmios nacionais e internacionais como os brasileiros Golfinho de Ouro, Mário de Andrade e Jabuti. Na esfera internacional, foi a primeira mulher e primeiro autor de língua portuguesa a receber o prestigiado prêmio de Literatura Juan Rulfo, do México. O projeto é uma realização da Fundação do Livro e Leitura, com apoio do Sesc e da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto.

Michel Laub vem especialmente para participar do Salão de Ideias Sessão Jabuti, que será realizado a partir das 10h30, no Auditório Meira Júnior. O escritor e jornalista é editor chefe da revista Bravo e colaborador de diversas editoras e veículos, Possui sete romances publicados, traduzidos para diversos idiomas. É um dos integrantes da edição “Os melhores jovens escritores brasileiros” da revista inglesa Granta. Recebeu diversos prêmios, entre eles, o JQ – Wingale (Inglaterra), o Jabuti (segundo lugar) e o Bravo/Prime. Outras obras de destaque da sua carreira são “A maçã envenenada”, “Diário da queda”, “O segundo tempo” e “Longe da água”.

No Auditório Meira Júnior, às 14h, acontece o lançamento do Documentário Homenagem à Maris Ester Souza, produzido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Escolhida para a categoria inédita de professora homenageada pela Feira do Livro, Maris Ester Souza protagoniza uma história em que a educação é a vencedora. Além de professora, ela é escritora e atual presidente da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto.

A educação também entra no foco do Salão de Ideias “O uso das histórias em quadrinhos na sala de aula como instrumento e resgate da autoestima dos educandos”, que acontece às 14h30, no Auditório da ACI – RP. A atividade reúne importantes educadores, ilustradores e fanzineiros como João Francisco Aguiar, Arnaldo Martinez Júnior, Arnaldo Martinez Neto, Marluce Fagundes Carvalho e Angelo Davanço.

João Francisco Aguiar é graduado em Letras, professor, fanzineiro e editor do Âncora Zine. Escreve sobre música, arte e contracultura. Arnaldo Martinez Júnior é graduado em História e em Pedagogia, mestre em Educação pela Unesp e doutorando em Educação pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina). É professor, poeta, escritor, quadrinista e ilustrador. Arnaldo Martinez de Bacco Neto, graduado em Administração de Empresas, História e Pedagogia, leciona História. É especialista em História Cultural, doutorando em Educação pela Universidad Nacional de Rosário (Argentina). Cartunista, quadrinista e ilustrador, administra oficinas de quadrinhos e fanzines. Marluce Fagundes Carvalho é psicóloga especialista em Análise do Comportamento, pedagoga e coordenadora do Espaço Continuum - Educação Assistida. Angelo Davanço é jornalista e fanzineiro desde 1991. Editor do jornal A Cidade e do zine A Falecida. Coordena oficinas de fanzines e acaba de lançar o portal {ofizine}, dedicado a divulgar a cultura fanzineira do País.

O espetáculo musical Ciça Marinho canta António Zambujo e pode ser visto na Tenda Sesc, na Praça Carlos Fomes. Filha de portugueses, Ciça Marinho começou a cantar em 1997, convidada a fazer parte do restaurante “O castiço” em São Paulo. Em Portugal atuou em casas de Fado como, Adega Mesquita e Mesa de Frades, dentre outras. Neste show, Ciça interpreta canções de um dos mais importantes cantores portugueses, António Zambujo, como Flagrante, Zorro, Algo estranho acontece, Pica do 7, entre outros sucessos.

Conferência Internacional
Para fechar a programação do dia, o Theatro Pedro II recebe às 19h30 a videoconferência internacional com o autor italiano Mauro Maldonato e a mediação do jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto. Nessa interação entre videoconferência e mediação presencial, os participantes conversam sobre o livro “Na base do farol não há luz: cultura, educação e liberdade”. Escrito por Maldonato e Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, a obra propõe um diálogo entre a tradição do pensamento europeu e as reflexões de artistas e intelectuais brasileiros.

O livro permite ao leitor ampliar sua perspectiva a respeito dos efeitos da fragmentação do sujeito no mundo e da necessidade de construção de novos valores para a convivência com as diferenças. Mauro Maldonato é psiquiatra, escritor, conferencista e professor de Psicopatologia do Departamento de Cultura Europeia e do Mediterrâneo na Universidade da Basilicata, Itália. No Brasil, pelas Edições Sesc São Paulo, já publicou os livros “Passagens de tempo”, “A subversão do ser”, “Da mesma matéria que os sonhos” e “Raízes errantes”. Manuel da Costa Pinto é jornalista, crítico literário e mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP.

De 5 a 9 de junho, a Feira Nacional do Livro traz, pela primeira vez, a Conferência Internacional de Educação e Literatura que reúne autores do cenário mundial com trabalhos importantes sobre o assunto. Segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, a participação destes autores traz um novo olhar e aprofunda o debate proposto pela Feira do Livro deste ano. “Procuramos convidar renomados autores internacionais que pensam a educação e a literatura como instrumento de transformação. São pensadores e autores que propõem relevantes debates e diferentes propostas acerca do campo educacional”, conta.

OBS> Todos os eventos são gratuitos. Para as atividades na Tenda Sesc e Theatro Pedro II, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada. Além desta programação da quarta-feira, ainda será realizada a Programação Permanente da Feira com atividades do Sesc, Unaerp, Funpec, Exposição Moura Lacerda, Exposição Alarp, Participação da Etec – Escola Técnica José Martimiano, entre outras. A programação completa está disponível no site: www.fundacaodolivroeleiturarp.com


Feira Nacional do Livro
Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto traz em sua 17ª edição o tema \"Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola\".

Neste ano, a feira promete muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, Diretoria de Ensino, Universidades e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

A 17ª Feira Nacional do Livro estará presente em 13 espaços simultâneos, onde serão realizadas mais de 260 atividades culturais, com a presença de 130 autores. Estão incluídos espaços já tradicionais da feira como Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Altino Arantes, Biblioteca Padre Euclides, SESC, Praça do Leitor (na Praça XV de Novembro), além de outras áreas como ACI Ribeirão Preto, Sede da OAB Ribeirão Preto, Shopping Iguatemi, Sincovarp, Teatro Marista, Tenda SESC (na Praça Carlos Gomes) e Palacete 1922.

Como em todos os anos, o evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono é o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro de Usina Alta Mogiana. Patrocínio Prata de Ambient, Savegnago Supermercado, Grupo Moreno e Gás Brasiliano. Patrocínio Bronze do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Grupo São Francisco, Tonin Superatacado, Usina Vertente e Tereos. Patrocinadores: ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Banco do Brasil, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Interunion, Mineração Jundu, Passalacqua, Sasazaki, Madeiranit. Instituição Cultural: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiros Culturais: CBL (Câmara Brasileira do Livro), Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Apoio Cultural: Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Heurys Tecnologia, Livraria Cultura, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1, A Cidade On.Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Centro Cultural Palace, Rádio 79, TV Thathi, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp, IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Ribeirão Preto Film Comission, Atlântica Simbios, Amaeco, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Usina São Martinho, Lotérica Galeria. Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.
Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Julio Fontes (redação@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 06/06/2017
Fone: (16) 36108659
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada
Empresa: #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Arte-Cultura-Lazer][Cidades][Eventos]
Este Release foi visto 426 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.