06/06/2017 - 15:34 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Feira do Livro: amor e sexualidade foram tônicas do encontro com César Nunes
Feira do Livro: amor e sexualidade foram tônicas do encontro com César Nunes - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Além de participar de Salão de Ideias, autor educação homenageado pela 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, César Nunes, também lançou no primeiro dia do evento o seu livro "Ética e Platão: Da Filosofia do Amor ao Amor à Filosofia"
 ...

Ribeirão Preto (SP), 4 de junho de 2017 - Um dos maiores eventos literários da América Latina, a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto teve início neste domingo (4) e reuniu atrações do cenário nacional. O Salão de Ideias com o escritor e professor César Nunes foi um dos destaques da programação e lotou o Auditório Meira Junior, do Theatro Pedro II. Autor educação homenageado pela feira neste ano, César Nunes trouxe para o encontro uma profunda discussão sobre amor e sexualidade, temas que o influenciaram a escrever o livro \"Ética e Platão: Da Filosofia do Amor ao Amor à Filosofia\", lançado durante o evento.

\"Já escrevi vários outros livros, mas esse foi diferente: nasceu do coração\". Foi assim que César Nunes começou a descrever sua mais recente obra. Fruto de uma tese de livre docência feita pelo autor na Unicamp, o livro apresenta a teoria do Amor em Platão a partir da interpretação da obra \"O Banquete\" - um dos mais conhecidos diálogos do filósofo ateniense. \"Essa obra de Platão é muito interessante de ser analisada, pois nos mostra como a sociedade ateniense criou os modelos de segregação machista e patriarcal que temos hoje\", explica César Nunes.

Segundo o autor, a única edição disponível em Português da obra de Platão continha algumas palavras descaracterizadas de seu real sentido, o que o impulsionou a voltar a estudar grego. Nunes se dedicou por sete anos a traduzir a obra diretamente do idioma original.

Aproveitando os temas propostos pelo livro, o autor conduziu uma reflexão sobre o amor e a vida sexual nos dias de hoje. Segundo ele, estamos vivendo novos tempos, de novas relações familiares, novas ideias, e o que se pode esperar é que haja amor. \"Cada um de nós aqui precisa encontrar de alguma maneira o amor, pois quem tem um amor tem um tesouro que precisa ser cultivado\", completou.

César Nunes defendeu que a sexualidade é a qualidade do sexo, algo que só o ser humano pode ter e que deve levar em conta sua experiência, sem reduzi-la somente à dimensão da procriação. Nesse cenário, ele ressalta a importância da educação da ética sexual na infância. \"Ela é construída na relação com os outros. Sem isso, a criança não tem como interpretar as influências externas\", adverte.

Homenagem
Apesar de já ter participado da Feira do Livro em outras ocasiões, César Nunes revelou que a edição deste ano tem sido especial. \"Estar aqui na condição de convidado e homenageado é uma honra, algo que me emociona muito\", disse. \"Só tenho a agradecer à Fundação do Livro e Leitura e a todos os envolvidos pela lembrança e parabenizar os organizadores por esse evento feito com maestria e ainda mais brilhantismo\", concluiu.

17ª Feira Nacional do Livro
Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão, a 17ª Feira Nacional do Livro acontece de 4 a 11 de junho, com abertura em 3 de junho, em Ribeirão Preto. Durante oito dias, mais de 130 autores vão desfilar por 13 espaços simultâneos da feira. Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, o tema deste ano é \"Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola\" com expectativa de atrair mais de 200 mil participantes durante os oito dias de evento e ser palco para um amplo debate sobre o papel do livro na educação. Neste ano, a feira promete muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, Universidades, Diretoria de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono, o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro de Usina Alta Mogiana. Patrocínio Prata de Ambient, Savegnago Supermercado, Grupo Moreno e Gás Brasiliano. Patrocínio Bronze do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Grupo São Francisco, Tonin Superatacado, Usina Vertente e Tereos. Patrocinadores: ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Banco do Brasil, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Interunion, Mineração Jundu, Passalacqua, Sasazaki, Madeiranit. Instituição Cultural: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiros Culturais: CBL (Câmara Brasileira do Livro), Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Apoio Cultural: Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Heurys Tecnologia, Livraria Cultura, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1, A Cidade On.Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Centro Cultural Palace, Rádio 79, TV Thathi, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp, IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Ribeirão Preto Film Comission, Atlântica Simbios, Amaeco, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Usina São Martinho, Lotérica Galeria. Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.
Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Julio Fontes (redação@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 06/06/2017
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada