Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

07/06/2017 - 16:39 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Feira do Livro recebe escritores consagrados, influenciadores digitais nesta quinta (8)
Feira do Livro recebe escritores consagrados, influenciadores digitais nesta quinta (8) - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

A programação desta quinta-feira (8) contará com a participação de Zuenir Ventura no projeto Combinando Palavras, Lira Neto (Sessão Jabuti) e Pedro Bandeira. Além disso, participam os youtubers e influenciadores digitais Frederico Elboni, Gabriel Dea ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Ribeirão Preto (SP), 7 de junho de 2017 – Após 17 anos de realização e difusão da leitura, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto parte para um novo propósito nesta edição de 2017: formar leitores. O objetivo foi traçado pela Fundação do Livro e Leitura com a proposta de ampliar os horizontes do projeto Combinando Palavras, que neste ano consegue trazer para a feira, em Ribeirão Preto (SP), cerca de 8.800 estudantes da rede pública para um encontro com seis autores escolhidos e estudados: Nélida Piñon, Zuenir Ventura, Ignácio de Loyola Brandão, Lya Luft , Luis Fernando Verissimo e Ricardo Azevedo (autor infantojuvenil homenageado). O projeto contou com apoio do Sesc e da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, com capacitação para professores que se envolveram com a ideia. O resultado foi a produção de trabalhos surpreendentes dos estudantes sobre a obra dos autores participantes. Nesta quinta-feira (8), o escritor esperado pelos alunos é Zuenir Ventura, que se encontra com o grupo, a partir das 8h30, na Sala Principal do Theatro Pedro II.

Colunista do jornal O Globo e membro da Academia Brasileira de Letras, Zuenir Ventura possui um estilo que mistura ficção e realidade, com narrativas de uma vivacidade que empolga e encanta leitores de todas as idades. O escritor já recebeu inúmeros prêmios ao longo da carreira, incluindo o Prêmio Jabuti em 1995 na categoria Reportagem pelo livro “Cidade partida”. No bate-papo com os estudantes, Zuenir vai narrar um pouco de sua trajetória na literatura e responder às curiosidades da plateia que se preparou com a leitura e interpretação de textos do autor. Às 16h30, Zuenir volta ao Pedro II, para um Salão de Ideias aberto ao público em geral.

Para a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, o projeto Combinando Palavras marca a uma importante transição da Fundação. “Durante algum tempo trabalhamos com a difusão da literatura, o que é muito importante, mas este projeto nos coloca em um outro cenário, o da formação, que é extremamente necessário. Segundo ela, este é o projeto que definitivamente fará de Ribeirão Preto uma cidade de leitores. “E se assim acontecer, seremos modelo”, ressalta.

Destaques da quinta-feira (8)
Desde o último domingo (4), a Feira Nacional do Livro recebeu grandes autores que emocionaram as plateias e dividiram suas percepções e convicções com o público. A 17ª edição da feira traz cerca de 130 autores para Salões de Ideias e lançamentos de obras. A maioria são brasileiros, mas neste ano, estrangeiros de renome também participam. Uma das atividades especiais da programação é o Salão de Ideias – Sessão Jabuti. Sempre às 10h30, no Auditório Meira Junior, nesta quinta-feira (8) o convidado é o jornalista e escritor Lira Neto. Especializado em biografias, o autor escreveu poesia alternativa e também artigos, entrevistas e reportagens publicados em alguns dos principais veículos do Brasil. Em 2007, foi agraciado com o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria melhor biografia do ano.

Pedro Bandeira também marca presença novamente na Feira do Livro para participar de um Salão de Ideias, às 14h30, no Theatro Pedro II. Autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil (23 milhões de exemplares até 2012), Pedro Bandeira é especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, proferindo conferências para professores em todo o país. Vários de seus livros se tornaram clássicos e lhe renderam prêmios, como o Jabuti de 1986.

Mídia digital
Ás 19h30 acontece o encontro com influenciadores digitais como Frederico Elboni, Gabriel Dearo e Julia C. Forti - atividade da Semana de Comunicação da Unaerp dentro da programação da feira. O tema em debate é “Youtubers: entre o jornalismo e a publicidade. Às 20h30, também acontece o Bate-Papo sobre “Booktuber: do livro às redes sociais”, com Tatiana Feltrin e Gabriela Pedrão, no Auditório do Sesc, na Rua Tibiriçá, 50, centro de Ribeirão Preto (SP).

OUTRAS ATIVIDADES DO DIA
OBS> Todos os eventos são gratuitos. Para as atividades na Tenda Sesc e Theatro Pedro II, os participantes devem retirar senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

Palestras do Comad (Conselho Municipal sobre Álcool e Drogas de Ribeirão Preto)
Local: todas as atividades do Comad acontecerão no Auditório do Sincovarp Atenção: atividade pré-agendada para alunos da rede pública.
9h | Palestra
“Adolescência e Drogas”
Camila Andrade
Local: Auditório do Sincovarp

14h | Palestra
“Drogas de Ribeirão Preto sobre Um dia de Sobriedade”
Nilton Carvalho
Local: Auditório do Sincovarp

Graduado em Engenharia da Computação, Nilton Carvalho iniciou o trabalho com dependência química em 2008, participou de diversos cursos e seminários em diversas instituições entre elas Senad e Denarc. Estudou na Escola Brasileira de Programação Neurolinguística e também na Sociedade Brasileira de Neurolinguística é Coaching voltado para recuperação de dependentes químicos e hipnólogoEricksoniano. Atualmente é membro do Comad de Ribeirão Preto e Agente da Pastoral da Sobriedade.

Salão de Ideias “Literatura e poesia - Aprendendo a ler o mundo” | 10h | Centro Cultural Palace - Auditório 1º Andar
A artista plástica Norma Luzano Campaz é membro titular da Academia de Letras e Artes, Academia de Letras Paulista, Casa do Poeta e Escritor e da União Dos Escritores, da Soaaarte (Ribeirão Preto) e da Academia Paulista de Artes Plásticas de São Paulo. Premiada dentro e fora do país e outorgada pelo Conselho Deliberativo da Ordem do Mérito das Artes Plásticas. Possui obras em acervos no Brasil, Estados Unidos, França e em Cuba. Silvia Regina da Silva Neves é pedagoga, psicopedagoga com especialização na área de violência doméstica contra crianças e adolescentes. Membro da Casa do Poeta e do Escritor e da União dos Escritores de Ribeirão Preto e região. Adriano Roberto Pelá é escritor, poeta e coleciona premiações como no Concurso Nacional da UBE (União Brasileira de Escritores). É membro da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto e da Diretoria da União dos Escritores Independentes. Fábio Deodato dos Santos é educador e portador de cegueira congênita. Atua na rede pública de ensino de Ribeirão Preto em salas de recursos multifuncionais e atende mais de 30 alunos com deficiência visual. É presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Salão de Ideias - Semana da Comunicação da Unaerp com Leny Kyrillos | 10h | Auditório Pedro Paulo da Silva
A autora é fonoaudióloga, especialista em voz pelo CFFa (Conselho Federal de Fonoaudiologia). É mestre e doutora pela Unifesp, palestrante e coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, responsável pela coluna semanal Comunicação e Liderança, no CBN Brasil. É autora de obras como “Fonoaudiologia e Telejornalismo I, II, III”, “Voz e corpo na TV”, “Expressividade”, “Comunicar para liderar”.

Lançamento de livro “Amigo é pra essas coisas...” | 10h | Biblioteca Padre Euclides
O Anglo Ribeirão apresenta novamente na Feira do Livro o projeto de escrita “Rima de Fera”, coordenado pelas professoras Cláudia Cantarella e Cláudia Borges. Neste ano, o livro “Amigos é pra essas coisas...” traz a produção de imagens e textos em prosa e versos, nos quais os alunos retratam, com bastante sensibilidade, olhares e reflexões sobre a amizade.

Salão de Ideias Senac “Horizontes para a liderança” | 14h | Auditório Meira Júnior
Entender a liderança e refletir sobre como a exercemos. Somos cientes do impacto das nossas ações como gestores e de quais relações estamos construindo? O espaço de atuação profissional é um importante campo de ação no mundo e a nossa forma de atuação é reveladora dos modelos e crenças e que carregamos? Os modelos que dão base às nossas ações são os mesmos que defendemos nos nossos discursos? Essas questões vão ser abordadas por Lucila Mara Sbrana Sciotti, superintendente de Operações do Senac São Paulo. Atualmente coordena mais de 50 unidades educacionais no Estado e é palestrante nos campos de gestão de pessoas e aprendizagem organizacional. É arquiteta e urbanista de formação, especialista em gestão educacional e doutora em educação pela PUC-SP. É autora do livro “Horizontes para a liderança”, da Editora Senac São Paulo.

Oficina Sesi “Cordel em pessoa: bandeiras de poesia” | 14h | Praça Carlos Gomes
Oficina de confecção de bandeiras com técnica de transferência de imagens. Durante a atividade serão trabalhadas obras de Fernando Pessoa.

Apresentação Musical Gustavo Molinari | 14h | Auditório Pedro Paulo da Silva

Salão de Ideias “Nunca vivas apenas para durar seus dias” | 14h30 | Auditório Pedro Paulo da Silva
Dênis Eduardo Bó é psiquiatra, terapeuta cognitivo-comportamental, prosador, poeta
e membro da Academia Ribeirãopretana de Letras. Autor de dois livros: “Uma viagem” (infanto-juvenil) e “O feminino sou eu” (poemas). Carlos Roberto Ferriani é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Membro da ARL (Academia Ribeirãopretana de Letras), da Alarp (Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto), UBE (União Brasileira de Escritores), Sobrames (Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores), entre outras. Luzia Madalena Granato é pedagoga, psicóloga e poeta. Já publicou os livros: “Doenças da alma”, “Arte de reconhecer-se” e “Recomeçar”. Regina Baldini, administradora de empresas, pós-graduada em Gestão de Pessoas pela FAAP/Ribeirão Preto/SP. É escritora,
palestrante e foi apresentadora de TV. Autora dos livros “Tira o pé da minha marmita” e “Entendendo e administrando conflitos nas empresas - Volumes 1 e 2”.

Encontro de professores com a literatura “Linguagens na escola: prática de leitura compartilhada e narrativa escrita” | 15h | Biblioteca Padre Euclides
Dissertação apresentada à Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), o livro abordado no encontro demonstra que um programa de leitura compartilhada dos livros infantis constitui uma estratégia eficiente para auxiliar o estudante a desenvolver melhores produções escritas.

Espetáculo de Música Baião de Spokens | 17h | Tenda Sesc
Da oralidade popular ao Spoken Word (vertente artística que contempla o ritmo da palavra falada), a apresentação mescla performances poéticas com experimentações sonoras diversas e incorpora elementos visuais e de intervenção urbana, reunindo artistas que buscam na construção dos versos e narrativas a potência de seus trabalhos autorais.

Espetáculo de Teatro Romeu e Julieta - Cia. Talagadá Teatro de Formas Animadas | 17h | Praça Carlos Gomes
Em meio a tralhas e restos do que é descartado pela sociedade, a peça traz cinco moradores de rua utilizando-se de objetos, instalações, música e performance para recontar, a seu modo, o clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare.

Salão de Ideias “A teoria do conhecimento Platônico e o caminho para a liberdade” | 17h | Auditório Pedro Paulo da Silva
No momento histórico atual, em que a sociedade supervaloriza a opinião, convém resgatar os ensinamentos platônicos sobre o conhecimento, para que as pessoas possam se tornar cada vez mais livres e autores de sua própria vida. Priscila Arduini
é a atual diretora da unidade de Ribeirão Preto da Nova Acrópole. A palestrante é instrutora homologada de Filosofia, Psicologia e História.

Salão de Ideias “A estimulação e reabilitação em pacientes neurológicos” | 19h | OAB
Robson Ricardo Bueno Lopes é graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário Barão de Mauá, com especialização em Intervenções em Neuropediatria pela Universidade Federal de São Carlos. Possui mestrado em Neurociências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e atua como docente do curso de Fisioterapia, é coordenador e docente do curso de pós-graduação lato sensu em Fisioterapia Neurofuncional Adulto e Infantil do Centro Universitário Barão de Mauá.
Aline Cirelli Coppede Ribeiro é doutora em Educação Especial, mestre em Terapia Ocupacional, especialista em neuropediatria pela UFSCar, terapeuta ocupacional pela Unesp. Atualmente atua como docente do curso de graduação de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Claretiano de Batatais e é integrante da equipe do Vie Instituto de Habilitação Funcional em Ribeirão Preto.

Salão de Ideias com Lisete Regina Gomes Arelaro | 19h30 | Auditório Pedro Paulo da Silva (atividade com tradução simultânea em Libras (Língua de Sinais).
Pedagoga e doutora em Educação, Lisete Regina Gomes Arelaro foi professora e diretora de escola nos ensinos fundamental e médio. Fez parte da equipe do professor Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989/92) e também Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em Diadema/SP (1993/96 e 2001/02), diretora da Faculdade de Educação da USP (2010/2014) e presidente do Fórum Nacional de Faculdades e Centros de Educação Públicos (2012/2014). Hoje, é professora titular sênior da Faculdade de Educação da USP, presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca) e pesquisadora na área de Política Educacional, Planejamento e Avaliação Educacional, Financiamento da Educação Básica e Educação Popular.

OBS> Além desta programação do domingo, ainda será realizada a Programação Permanente da Feira com atividades do Sesc, Unaerp, Funpec, Exposição Moura Lacerda, Exposição Alarp, Domingo é Dia de Teatro no Shopping Iguatemi, Participação da Etec – Escola Técnica José Martimiano, entre outras. A programação completa está disponível no site: www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Feira Nacional do Livro
Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto traz em sua 17ª edição o tema "Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola".

Durante a organização do evento, a Fundação do Livro e Leitura contou com o apoio de diversos parceiros que possibilitaram uma abrangência ainda maior da feira na cidade, como o SESC, Senai, Senac, universidades, Diretoria Regional de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

A 17ª Feira Nacional do Livro estará presente em 13 espaços simultâneos, onde serão realizadas mais de 260 atividades culturais, com a presença de 130 autores. Estão incluídos espaços já tradicionais da feira como Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Altino Arantes, Biblioteca Padre Euclides, SESC, Praça do Leitor (na Praça XV de Novembro), além de outras áreas como ACI Ribeirão Preto, Sede da OAB Ribeirão Preto, Shopping Iguatemi, Sincovarp, Teatro Marista, Tenda SESC (na Praça Carlos Gomes) e Palacete 1922.

Como em todos os anos, o evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono é o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro de Usina Alta Mogiana. Patrocínio Prata de Ambient, Savegnago Supermercado, Grupo Moreno e Gás Brasiliano. Patrocínio Bronze do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Grupo São Francisco, Tonin Superatacado, Usina Vertente e Tereos. Patrocinadores: ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Banco do Brasil, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Interunion, Mineração Jundu, Passalacqua, Sasazaki, Madeiranit. Instituição Cultural: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiros Culturais: CBL (Câmara Brasileira do Livro), Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Apoio Cultural: Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Heurys Tecnologia, Livraria Cultura, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1, A Cidade On.Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Centro Cultural Palace, Rádio 79, TV Thathi, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp, IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Ribeirão Preto Film Comission, Atlântica Simbios, Amaeco, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Usina São Martinho, Lotérica Galeria. Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Julio Fontes (redação@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 07/06/2017
Fone: (16) 36108659
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada
Empresa: #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Cidades][Eventos][Geral]
Este Release foi visto 396 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.