07/06/2017 - 18:32 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Videoconferência com Lya Luft sensibiliza estudantes no Theatro Pedro II
Videoconferência com Lya Luft sensibiliza estudantes no Theatro Pedro II - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

O projeto Combinando Palavras desta terça-feira (6/6) foi com a escritora Lya Luft - que fez uma abordagem sobre política,
literatura e elegeu “Grandes Sertões Veredas” como sua obra preferida ...

Ribeirão Preto (SP), 07 de junho de 2017 – Entre muitos questionamentos e um bate-papo sobre literatura, livros, sonhos e até política, a escritora Lya Luft encantou a todos, e se encantou, durante mais um encontro do projeto Combinando Palavras, durante a 17ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, nesta terça-feira (6/6), no Theatro Pedro II. Cerca de mil alunos dos ensinos fundamental I e II de escolas públicas e particulares participaram do encontro, conversaram, debateram e até cantaram juntos. A atividade foi mediada pela escritora Eliane Ratier e contou também com os professores envolvidos no projeto.

“Queria agradecer cada um de vocês por terem vindo em minha casa hoje”, brincou Lya Luft que participou do encontro através de web transmissão - por um problema inesperado, ela não pode estar presente na atividade. A escritora conversou bastante com os alunos e falou sobre sua relação com os leitores e como um livro pode mudar uma vida, incentivando-os a lerem cada vez mais. “Os livros dão uma liberdade assim como a arte. Eu realmente acredito que o livro nos oferece um privilégio de crescimento e liberdade que ninguém pode nos tirar”, disse.

Lya Luft foi indagada sobre qual obra brasileira é sua preferida. “Grandes Sertões Veredas, de Guimarães Rosa, foi a obra que mais me impressionou, graças à sua magia. Ela sempre me inspira”. A escritora ainda deixou um recado aos alunos: “façam sempre o melhor que vocês podem. A gente tem sempre que melhorar. É bom não estarmos sempre satisfeitos”, destacou.

Para encerrar o encontro, uma poesia virou música – feita pela aluna Lorena Gisella e musicada por Raíssa Zola, na voz de Ana Beatriz Olegário, ambas alunas da Escola Estadual Miguel Jorge. A apresentação emocionou a autora e a plateia que, em coro, se despediu do encontro. “A parte principal dos textos de Lya Luft é viver, nascer e morrer: ela fala em seus textos de quando ela era criança, os problemas que ela viveu na juventude, retrata a morte do marido, o que ela viveu e sofreu até sua recuperação. Foi isso o que mais me inspirou nesta poesia”, disse Lorena Gisella, a autora. Já para a dupla Raissa Zola e Ana Beatriz, que musicaram a poesia da colega, foi uma felicidade mostrar essa produção a ela. “Foi a primeira vez que canto neste teatro e é uma muito gratificante para nós, porque a Lya Luft foi uma inspiração”, disse Ana Beatriz Olegário.

Palavras combinadas
O Combinando Palavras é uma iniciativa da Fundação do Livro e Leitura com apoio do Sesc e Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto. O encontro com o trabalho de Lya Luft entre os alunos começou no início deste ano em algumas escolas da rede pública e particular de ensino. Mateus Miguel da Silva, 16 anos, está no 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Irene Dias Ribeiro e conta que as produções de textos foram feitas pelos alunos com base num trecho do livro da Lya Luft. “Com certeza este trabalho me motivou mais a escrever. Saio do Combinando Palavras com mais facilidade com a leitura e escrita”, disse.

O professor de Língua Portuguesa, Danilo Augusto Scatolini, explica que o projeto foi trabalhado em algumas etapas: leitura, produção de resenha e crítica sobre o texto. “Muito do que vimos neste período permanecerá, pois escolhemos um texto que faz o aluno pensar e tem tudo a ver com a Língua Portuguesas, motivando-os sempre a pensar e escrever”, explicou.

17ª Feira Nacional do Livro
Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão, a 17ª Feira Nacional do Livro acontece de 4 a 11 de junho, com abertura em 3 de junho, em Ribeirão Preto. Durante oito dias, mais de 130 autores vão desfilar por 13 espaços simultâneos da feira. Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, o tema deste ano é \"Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola\" com expectativa de atrair mais de 200 mil participantes durante os oito dias de evento e ser palco para um amplo debate sobre o papel do livro na educação. Neste ano, a feira promete muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, Universidades, Diretoria de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono, o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro de Usina Alta Mogiana. Patrocínio Prata de Ambient, Savegnago Supermercado, Grupo Moreno e Gás Brasiliano. Patrocínio Bronze do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Grupo São Francisco, Tonin Superatacado, Usina Vertente e Tereos. Patrocinadores: ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Banco do Brasil, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Interunion, Mineração Jundu, Passalacqua, Sasazaki, Madeiranit. Instituição Cultural: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiros Culturais: CBL (Câmara Brasileira do Livro), Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Apoio Cultural: Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Heurys Tecnologia, Livraria Cultura, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1, A Cidade On. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Centro Cultural Palace, Rádio 79, TV Thathi, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp, IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Ribeirão Preto Film Comission, Atlântica Simbios, Amaeco, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Usina São Martinho, Lotérica Galeria. Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.
Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Julio Fontes (redação@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 07/06/2017
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada