Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

08/06/2017 - 11:44 - Scribba Comunicações
Brasileiros fogem da crise fazendo intercâmbio
Brasileiros fogem da crise fazendo intercâmbio - SCRIBBA COMUNICAÇÕES

Desencanto com a economia do País leva à procura por opções de trabalho e estudo no exterior ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
O desemprego e a instabilidade da economia brasileira estão impulsionando um fenômeno marcante: uma quantidade cada vez maior de brasileiros está deixando o país para estudar e trabalhar no exterior.

Diante da escassez de vagas de emprego e do desencanto e incerteza quanto à retomada do crescimento, essas pessoas resolveram olhar o problema como oportunidade, investindo numa experiência internacional que futuramente pode resultar na conquista de melhores postos de trabalho quando da volta ao Brasil.

Dentre os países que oferecem a modalidade de intercâmbio Study & Work (Estudo + Trabalho), o Canadá se sobressai, segundo dados da Pesquisa Selo Belta, como primeira escolha dos brasileiros, em virtude de seus altos índices de qualidade de vida e segurança, ótima infraestrutura urbana, excelência no ensino e dólar com cotação menor do que a da moeda norte-americana. É também reconhecido por acolher muito bem imigrantes das mais diversas nacionalidades.

E, diferentemente do Brasil, no Canadá o mercado de trabalho está aquecido, com grande carência e demanda por profissionais em vários setores, o que representa uma oportunidade para quem está em busca de novos desafios.

“Trabalhar enquanto estuda é importante para quem precisa obter um dinheiro extra para ajudar a se manter em outro país durante o intercâmbio”, afirma Sandra Gabrielli, consultora em Educação Internacional, coach em intercâmbio e sócia-diretora da Canada Intercambio – ABC Paulista. “Mas não é só isso. Experimentar a realidade do mercado de trabalho no exterior traz uma série de vantagens: é um grande diferencial para enriquecer o currículo e ajuda a melhorar o domínio de outro idioma na vida cotidiana e a vivenciar outra cultura”.

O que o governo canadense exige

Assim como acontece em outros países, o Canadá tem regras rígidas para quem deseja fazer intercâmbio na modalidade Study & Work.

O visto precisa ser compatível, levando em consideração o objetivo e o tempo de estada.

“Quem está interessado somente em cursos de idioma não recebe mais autorização do governo canadense para trabalhar, desde janeiro de 2015”, esclarece Sandra Gabrielli. “Essa prerrogativa é válida apenas para quem deseja fazer graduação, pós-graduação ou até mesmo especialização”.

Sendo assim, é obrigatório que a pessoa já tenha completado o ensino médio e seja maior de 19 anos.
E é preciso estar atento ao fato de que não são todos os cursos que abrem possibilidades para exercer trabalhos remunerados. Em alguns casos, o aluno estará autorizado apenas a fazer estágio voluntário.

Existem também exigências quanto à duração mínima que o programa de intercâmbio deve ter e que variam de acordo com a opção de formação escolhida.

“Os interesses que levam ao desejo de querer estudar e trabalhar em outro país são diferentes para cada pessoa, assim como o programa educacional mais adequado, o tempo de permanência e os recursos de que ela dispõe para isso”, ressalta a consultora e coach em intercâmbio.

Além disso, é preciso conhecer todos os detalhes da legislação canadense sobre o assunto e as regras internas específicas da instituição de ensino escolhida, no que se refere a requisitos, aprovação, matrícula, características dos cursos, permissões e proibições, para não ser surpreendido por algum fato não esperado.

“Por isso, é recomendável que o interessado consulte um especialista para orientá-lo e tirar suas dúvidas, pois cada caso é um caso”, acrescenta Sandra. “Intercâmbio é um investimento para o futuro. Portanto, os objetivos que se quer atingir com ele devem ser muito bem pensados e planejados, para que se possa tirar o melhor aproveitamento dessa experiência”.

Profissões disponíveis

A demanda por profissionais para suprir o mercado de trabalho canadense continua alta em várias áreas, como administração, hospitalidade, construção civil, contabilidade, marketing, TI e muitas outras.

“É um mercado atrativo, mas é necessária muita dedicação, pois o Canadá está em busca de mão de obra altamente qualificada”, observa Sandra.

No caso de estudantes, geralmente os tipos de trabalho remunerado oferecidos são para atividades mais simples, como atendentes em lojas, restaurantes, hotéis, etc,

Alunos de intercâmbio que estejam autorizados a exercer funções remuneradas podem trabalhar 20 horas semanais durante os meses de aulas e em tempo integral nas férias.

Se o foco principal do aluno não for ganhar dinheiro para ajudar a se manter, existe em alguns casos a possibilidade de, enquanto estiver estudando, fazer um estágio não remunerado, para conquistar maior qualificação e experiência profissional.

Há ainda uma terceira opção, em que o aluno primeiramente termina o curso e depois tem permissão para permanecer no país trabalhando, durante a mesma quantidade de meses.

Algumas instituições de ensino canadenses oferecem orientação aos alunos que pretendem estagiar na área de formação. “Mas ser aprovado ou não para a função é responsabilidade única do estudante”, ressalta a consultora Sandra Gabrielli.

College ou university?

Ao contrário do que acontece no Brasil, os cursos tecnológicos, conhecidos como colleges, são os mais valorizados no mercado canadense.

Constituem os chamados programas hands on, com qualificação rápida para atender a um mercado carente.
São voltados para áreas técnicas especializadas, como contabilidade, engenharia, finanças, administração, tecnologia da informação, marketing, design, business, etc.

Os programas de college têm duração entre oito meses a quatro anos, dependendo do curso escolhido e qualificação desejada, e permitem que, ao final, o estudante possa candidatar-se ao PGWP (Post-Graduation Work Permit).

Ter um excelente conhecimento de inglês ou francês é uma das exigências para ingressar nos programas das instituições de ensino canadenses credenciadas. A comprovação deve ser feita por meio de testes específicos de proficiência.

Já os programas de university são destinados para quem deseja seguir uma área acadêmica ou de pesquisa. Têm períodos mais longos de duração e as exigências são maiores.

Career college

A modalidade de intercâmbio que mescla a busca pelo aprimoramento de um segundo idioma a uma experiência de trabalho em empresa canadense é, atualmente, a mais procurada por estudantes brasileiros.

Além de enriquecer o currículo profissional, os programas de career college auxiliam o aluno a desenvolver a habilidade de comunicação em inglês, no dia a dia do ambiente de trabalho.

As opções de áreas de formação são bastante variadas: hospitalidade, comunicação, marketing, serviços ao consumidor, turismo, design gráfico, cinema, etc.

Em geral, os programas de career college têm menor duração (de seis meses a dois anos) e, portanto, custos mais acessíveis, mesclando períodos equivalentes de estudo e trabalho.


EVENTO GRATUITO: Sandra Gabrielli realiza, mensalmente, palestras informativas sobre programas de intercâmbio para o Canadá, abertas à participação de qualquer interessado.
O próximo evento acontecerá em 29 de julho, das 10 h às 12 h, no auditório do Edifício Prime Offices & Mall, na Av. Presidente Kennedy, em São Caetano do Sul.
Inscrições pelo e-mail atendimento.abc@canadaintercambio.com

Sobre a Canada Intercambio – ABC Paulista

A Canada Intercambio – ABC Paulista é uma das agências franqueadas da Canada Intercambio, localizada na cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo.
Oferece variadas modalidades de intercâmbio para o Canadá, customizadas de acordo com a idade, objetivos, perfil e estilo do público interessado: cursos de férias (Young Summer e Young Winter), high school, college, career college, cursos de especialização profissional e cursos de inglês e francês para todas as idades.
É também especializada em processos de imigração, com consultor regulamentado pelo ICCRC – Immigration Consultants of Canada Regulatory Council.
Conta com o apoio dos escritórios da Canada Intercambio, localizados nas cidades de Vancouver (onde fica a matriz) e Toronto, no Canadá e de serviço de atendimento 24 horas, que proporciona suporte aos clientes durante todo o processo de intercâmbio e estada naquele país.

Canada Intercambio – ABC Paulista
Av. Presidente Kennedy, 3500 – sala 602
São Caetano do Sul – SP
(11) 3996-6440
(11) 9 4575-6161
www.canadaintercambio.com
abc@canadaintercambio.com
Data de inclusão: 08/06/2017
Fone: (11) 1120689665
Contato: Jurema Luzia Cannataro
Empresa: Scribba Comunicações
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Comportamento][Educação-Cursos][Transporte-Turismo]
Este Release foi visto 107 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping
 
Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
Dieta21Dias
egoi
Sobrancelha Perfeita
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.