Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

08/06/2017 - 16:11 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Feira Nacional do Livro é palco de debates literários e espetáculo musical nesta sexta (9)
Feira Nacional do Livro é palco de debates literários e espetáculo musical nesta sexta (9) - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

A programação do sexto dia do evento coloca o Theatro Pedro II como eixo da feira para receber Salões de Ideias com Fernando Veríssimo e Pedro Bandeira, além da Conferência com César Nunes, autor educação homenageado. Acontece também o show do grupo  ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Ribeirão Preto (SP), 8 de junho de 2017 – Com atividades em 13 locais diferentes da cidade, a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto coloca o Theatro Pedro II como principal palco da programação desta sexta-feira (9). O teatro vai receber Salões de Ideias com Luis Fernando Veríssimo, Pedro Bandeira, além da Conferência com o educador César Nunes e o espetáculo musical do trio vocal a capela Os Trappistas.

O dia começa com a presença do grande escritor brasileiro Luis Fernando Veríssimo em contato com estudantes do projeto Combinando Palavras, a partir das 8h30, na Sala Principal do Pedro II. Segundo a organização da feira, há muita expectativa por parte dos alunos, já que estudaram a obra do autor, prepararam textos e vêm em grupo para a feira para conhecê-lo.

O Combinando Palavras é uma realização da Fundação do Livro e Leitura, com apoio do Sesc e da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto. A presidente da Fundação do Livro e Leitura e um das curadoras da feira, Adriana Silva, explica que, após muita leitura, aulas especiais, visitas a bibliotecas, dinâmicas, com interpretação e produção de textos, oficinas e atividades extras, esses jovens leitores vêm para a feira com outros olhares e percepções. “Os alunos estão conhecendo os escritores, ouvindo suas histórias pessoais e relatos e interagindo com eles. Essa é uma oportunidade marcante na vida deles”, destaca.

Para o gerente do Sesc Ribeirão, Mauro Jensen, “ter a oportunidade de conhecer a obra de escritores contemporâneos, que têm relevância e trazem questões e inquietações atuais, e depois poder conversar com eles, é uma experiência inusitada”.

Escritor, humorista, cartunista, roteirista e tradutor, Veríssimo possui mais de 60 títulos publicados e é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos com mais de 5 milhões de livros vendidos. Às 16h30, o autor também participa de Salão de Ideias aberto ao público em geral, na Sala Principal do Theatro Pedro II.

Outras atrações
Ás 10h, o bate-papo é com Nancy Assad, no Auditório Pedro Paulo da Silva do Centro Cultural Palace. A jornalista, graduada em Filosofia, e especialista em Marketing, Pedagogia Empresarial e Comunicação Estratégica, é autora dos livros: “Media Training – Comunicação Eficaz com a Imprensa e a Sociedade”, da Editora Gente, “As Cinco Fases da Comunicação para Gestão de Mudanças - Como aplicar Conhecimento na Sustentabilidade Corporativa”, da Editora Saraiva, “Liderança Eficaz – Como Vencer Desafios Utilizando Comunicação Estratégica, Negociação e Ética”, da Editora Publit e “Marketing de Conteúdo – Como Fazer Sua Empresa Decolar no Meio Digital”, da editora Atlas. É palestrante e professora de Comunicação e Ética em cursos de pós-graduação.

Pedro Bandeira também marca presença novamente na Feira do Livro para participar de um Salão de Ideias, às 14h30, no Theatro Pedro II. Autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil (23 milhões de exemplares até 2012), ele é especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, proferindo conferências para professores em todo o país. Vários de seus livros se tornaram clássicos e lhe renderam prêmios, como o Jabuti de 1986.

Em parceria com o Sesi, a Feira do Livro recebe o escritor Jorge Miguel Marinho para uma palestra na Biblioteca Padre Euclides, às 15h. Escritor, roteirista e ator, Jorge Miguel Marinho possui mestrado na área de Literatura pela Universidade de São Paulo (USP) e ministra aulas de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa em escolas e universidades.

A música também será destaque na programação. O espaço da Tenda Sesc promove o espetáculo lítero-musical com Canto Livro “Clarice Lispector: Que mistério tem Clarice”. O projeto foi idealizado por Jean Garfunkel, poeta, cantor e compositor, juntamente com sua filha, a cantora e narradora Joana Garfunkel. Já às 21h30, no Theatro Pedro II acontece o espetáculo musical com o Trio Vocal a capela “Os Trappistas”. O grupo apresenta canções inéditas de Walter Nascimento, com textos infantis do escritor e psicanalista Rubem Alves e narração da jornalista Edlaine Garcia, que divide o palco com Os Trappistas.

Debate para educadores
A Conferência Internacional de Literatura e Educação chega ao fim nesta sexta (9). O último encontro será com o educador brasileiro, César Nunes (autor educação homenageado pela 17ª Feira do Livro). A conferência acontece às 19h30, no Theatro Pedro II. Professor titular de Filosofia e Educação da Unicamp, César Nunes abordará a educação afetiva e a necessidade de uma ética sexual. Ele destaca o sentido da sexualidade e da corporeidade na atualidade, na manipulação do corpo e da sexualidade como instrumentos de mercantilização e de hedonismo.

César Nunes é um dos mais destacados palestrantes e conferencistas sobre o tema educação no Brasil. É licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Foi professor da Educação Básica e coordenador pedagógico em Escolas da educação fundamental e média da região de Campinas (SP). Mestre, doutor e livre-docente em Filosofia e Educação pela Unicamp é professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp, na área de Filosofia da Educação, onde atua desde 1996 e, coordenador geral (líder) do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDÉIA. Escreveu 26 livros sobre Ética, Filosofia, Educação e Sexualidade, além de dezenas de artigos científicos em revistas especializadas. É presidente nacional da Abrades (Associação Brasileira Para a Educação Afetiva e Ética Sexual).

OUTRAS ATIVIDADES DO DIA
OBS> Todos os eventos são gratuitos. Para as atividades na Tenda Sesc e Theatro Pedro II, os participantes devem retirar senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

Palestras do Comad (Conselho Municipal sobre Álcool e Drogas de Ribeirão Preto) Local: todas as atividades do Comad acontecerão no Auditório do Sincovarp. Atenção: atividade pré-agendada para alunos da rede pública.
9h | Palestra
“Suporte Familiar em Álcool e outras Drogas”
Marcella Ayer Abdala

14h | Palestra
“Adolescência e Drogas”
Camila Andrade

Salão de Ideias “Educação e Diversidade” | 10h | Centro Cultural Palace - Auditório 1º andar
Marilda Franco de Moura é pós-doutoranda em Estudos Literários/Semiótica pela FLUP (Portugal), possui doutorado em Língua Portuguesa, Linguística e Semiótica pela PUC/SP e pós-graduação em Língua Portuguesa, Gestão Educacional. É crítica Literária, membro da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, autora de livros didáticos e docente na Estácio e Barão de Mauá. Marilia Gomes Godinho é pedagoga e mestre em Educação Escolar pela Unesp. Atua na área de Educação, formação de professores, planejamento e gestão escolar. É também professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Estácio. Karen Fernanda Da Silva Bortoloti é doutora em Educação Escolar; mestre, bacharel e licenciada em História. É docente da Estácio. Thauana Paiva de Souza Gomes, mestre em Educação Escolar e doutoranda em Educação, é graduada em Ciências Sociais e Pedagogia com concentração na área de Educação Especial - todas pela Unesp. Docente na Estácio.

Salão de Ideias Estácio com Ronaldo Mota | 10h | Auditório ACI
Ronaldo Mota é reitor da Universidade Estácio de Sá e professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, mestre na Universidade Federal da Bahia, doutor na Universidade Federal de Pernambuco e pós-doutor na University of British Columbia/Canadá e na University of Utah-EUA. Exerceu atividades administrativas como Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretário Nacional de Educação Superior, Secretário Nacional de Educação a Distância e Ministro Interino do Ministério da Educação. Anteriormente, foi Professorial Visiting Fellow no Institute of Education da University of London, na Cátedra Anísio Teixeira/CAPES e condecorado pela Presidência da República como Comendador na Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Sarau com Escritores da UBE “Só Pessoa” | 10h | Sala dos Grafites
Sarau em homenagem ao escritor português Fernando Pessoa, promovido pelo Núcleo de Ribeirão Preto da UBE (União Brasileira de Escritores). O sarau apresentará textos de Fernando Pessoa, na expressão de seus múltiplos heterônimos e estará aberto à participação do público, que será convidado a ler e comentar sobre a obra e vida do autor.

Oficina Sesi “Da poesia ao jogo teatral” | 14h | Praça Carlos Gomes
Vivência para a criação de cenas a partir de fragmento poético de Alberto Caeiro, com dinâmicas e pesquisa sobre as várias possibilidades de leituras do texto, que servirão de ferramenta para a construção de cenas.

Apresentação Coral Waldorf | 14h | Auditório Pedro Paulo da Silva
Regente Suzana Samorano Monteiro

Salão de Ideias “Como prevenir a violência do preconceito racial, homofobia, instituições totais e doenças crônicas?” | 14h30 | Auditório Pedro Paulo da Silva
Alexandre da Silva de Paula é doutor em Psicologia Social pela USP, professor universitário e psicólogo do Instituto Federal de São Paulo. Daniel Massayuki Ikuma,
doutor em Psicologia Social pela USP, psicólogo do Instituto Federal de São Paulo/Barretos e docente universitário. Martha Ethel Steytler é doutoranda em Psicologia Social da USP e professora assistente da Barão de Mauá. Sergio Fumio Miyahara é doutor em Educação Escolar pela Unesp, professor da Universidade do Estado de Minas Gerais/Poços de Caldas e membro da Academia Ribeirão-Pretana de Educação. Sergio Kodato, doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, professor da USP e membro do Núcleo de Pesquisas em Assédio Moral e Violências do Sintusp/RP.

Premiação Concurso de Poesias Escola Estadual Thomas Alberto Whatelly | 17h | Auditório Pedro Paulo da Silva
Projeto interdisciplinar, com o objetivo de despertar o interesse pela escrita e a leitura de poesias. Idealizado pelos professores Márcio Duarte, Maria do Carmo, Silva Grobbo e Adriana Mello, é realizado há 10 anos e teve a participação de mais de 200 alunos. Em 2012, rendeu o lançamento de um livro e mais quatro livros aguardam para ser publicados. Serão premiadas as 10 melhores poesias.

Performance Sesi Cia Dorotéias - “Não pare de ler... Não de ler... Não pare de ler!” | 18h | Esplanada Theatro Pedro II
A Cia Dorotéias apresenta a performance “Não pare de ler...não pare de ler... não pare de ler!” , livre adaptação do conto “O menino que escrevia versos” de Mia Couto. Nesta história, um menino é levado ao médico, pois apresentava um comportamento muito estranho, ele escrevia versos. O elenco da apresentação é formado por Camilla Flöter, Leila Marroco e Patricia Assunção. Adaptação e produção: Dorotéias.

Salão de Ideias Fundação Logosófica “O conhecimento de si mesmo e a liberdade de pensar” | 19h | Auditório Pedro Paulo da Silva
Administrador com experiência na área de Recursos Humanos, consultor e palestrante na área de liderança, motivação e desenvolvimento do potencial humano, Jarbas Mattos é docente da Fundação Logosófica - em prol da superação humana e investigador dos segredos da mente e dos conhecimentos superiores que envolvem o mundo interno humano. Profere palestras em congressos, seminários e universidades. Publicou diversos artigos e livros, entre eles: “O sentido da vida no mundo em crise” e “Reflexões essenciais para entender e dirigir a vida, também distribuído em todos os países de língua espanhola e nos EUA. Escreveu também os livros: “Como vive e atua uma pessoa inteligente”, “Como falar sem medo e conquistar o público; “Como ser feliz e entender a razão da vida; “Como triunfar na profissão e evoluir a alma no trabalho” e “Como vencer o mistério e entender a morte”.

Salão de Ideias Inclusão com Sara Yoshikawa | 19h | OAB
Sara Yoshikawa é pedagoga, especialista em Análise do Comportamento aplicada ao autismo e desenvolvimento atípico. Possui experiência em instituições brasileiras e internacionais de educação especial e inclusiva. É também co-fundadora e diretora da Learn Educação Brasileira em Evidências.

OBS> Além desta programação do domingo, ainda será realizada a Programação Permanente da Feira com atividades do Sesc, Unaerp, Funpec, Exposição Moura Lacerda, Exposição Alarp, Domingo é Dia de Teatro no Shopping Iguatemi, Participação da Etec – Escola Técnica José Martimiano, entre outras. A programação completa está disponível no site: www.fundacaodolivroeleiturarp.com

17ª Feira Nacional do Livro
Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão, a 17ª Feira Nacional do Livro acontece de 4 a 11 de junho, com abertura em 3 de junho, em Ribeirão Preto. Durante oito dias, mais de 130 autores vão desfilar por 13 espaços simultâneos da feira. Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, o tema deste ano é \"Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola\" com expectativa de atrair mais de 200 mil participantes durante os oito dias de evento e ser palco para um amplo debate sobre o papel do livro na educação. Neste ano, a feira promete muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, Universidades, Diretoria de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono, o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro de Usina Alta Mogiana. Patrocínio Prata de Ambient, Savegnago Supermercado, Grupo Moreno e Gás Brasiliano. Patrocínio Bronze do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Grupo São Francisco, Tonin Superatacado, Usina Vertente e Tereos. Patrocinadores: ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Banco do Brasil, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Interunion, Mineração Jundu, Passalacqua, Sasazaki, Madeiranit. Instituição Cultural: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiros Culturais: CBL (Câmara Brasileira do Livro), Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Apoio Cultural: Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Heurys Tecnologia, Livraria Cultura, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1, A Cidade On.Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Centro Cultural Palace, Rádio 79, TV Thathi, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp, IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Ribeirão Preto Film Comission, Atlântica Simbios, Amaeco, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Usina São Martinho, Lotérica Galeria. Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Julio Fontes (redação@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 08/06/2017
Fone: (16) 36108659
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada
Empresa: #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Arte-Cultura-Lazer][Cidades][Eventos]
Este Release foi visto 492 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.