Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

09/06/2017 - 12:13 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Diálogo entre Brasil e Europa aponta caminhos para a educação em Conferência Internacional
Diálogo entre Brasil e Europa aponta caminhos para a educação em Conferência Internacional - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Educadores de Portugal, Itália e Brasil apontam reflexões sobre o futuro da escola e da educação em todo o mundo. A conferência internacional é uma atividade da 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e terá nesta sexta-feira (9) a participaçã ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Ribeirão Preto (SP), 9 de junho de 2017 – A 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto tem neste ano holofotes direcionados para os novos rumos da educação e reúne grandes pensadores do cenário mundial. O assunto está sendo debatido durante a Conferência Internacional de Literatura e Educação. Nos três primeiros dias, a atividade reuniu cerca de 2.700 professores. O debate termina na nesta sexta-feira (9), com participação de César Nunes, autor educação homenageado pela feira

Na abertura da conferência, no dia 5 de junho, o publicou assistiu às reflexões do Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa. O educador ressaltou que o modelo escolar conhecido hoje teve sua origem na metade do século XIX e permaneceu inalterado até os dias atuais. “Esse modelo está perdendo seu brilho e, sem mudanças, corremos o risco de ver o fim da escola”, alertou.

O autor ainda esclareceu que essa metamorfose do modelo escolar deve ser estruturada nos seguintes pilares: autonomia, diferenciação, cooperação e criação. “Essas palavras chegam aos dias de hoje com um poder imenso e são elas que devem definir o futuro da educação”, disse.

Outra proposição que mobilizou o público veio do português José Pacheco. O educador apresentou uma nova ideia de modelo educacional, baseada no amor e no vínculo e também falou de sua experiência e de projetos em que atua como o Âncora e a Escola da Ponte; analisou os novos modelos de ensino, processos seletivos como o vestibular, cursos de pedagogia, entre outros.

Para Pacheco, o ato de aprender é uma relação e que a partir dela pode surgir o conhecimento. “O ato de ensinar também é um ato de amor. Para que o aluno possa aprender é preciso estabelecer um vínculo, saber como cativar e se relacionar com o aprendiz”, afirmou.

O educador também traçou um panorama da educação inclusiva e ressaltou que não deve existir divisão de séries, alunos mais velhos ou mais novos, com deficiência ou não. “ isso só serve pra confundir e distanciar as pessoas”, disse.

Na ótica de Pacheco, os professores são os responsáveis por direcionar, orientar e auxiliar no processo de aprendizagem. “Se o método utilizado pelo professor não concretiza o objetivo da educação para todos, então o professor está proibido de utilizar esse método. Isso é mais que uma questão de compromisso, é uma questão de ética”, completou.

No dia 7, o destaque foi a videoconferência internacional com a participação do escritor italiano Mauro Maldonato e mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto – atividade promovida pela Fundação do Livro e Leitura com a parceria das Edições Sesc. O debate centrou-se nas questões relacionadas ao livro “Na base do farol não há luz: cultura, educação e liberdade”, escrito por Mauro Maldonato e Danilo Santos de Miranda.

Manuel da Costa Pinto fez diversas perguntas para o escritor italiano e questionou alguns temas presentes no livro. “A cada um de seus livros, Mauro parece abordar o ser humano a partir de um diferente ponto de vista. Esse último livro me parece uma obra de filosofia política”, interpretou o mediador.

Maldonato respondeu que o livro permite ao leitor ampliar sua perspectiva a respeito dos efeitos de fragmentação do sujeito no mundo e da necessidade de construção de novos valores para a convivência com as diferenças. “A filosofia política é uma das vertentes desse livro, que facilita a compreensão, mas não se resume a isso. É um livro que pensa na racionalidade”, afirmou o escritor.

Os participantes também citaram trechos da obra e discutiram as ideias defendidas pelos autores. Ao final, o mediador Manuel da Costa Pinto revelou a Maldonato que o tema da 17ª Feira Nacional do Livro: \"Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola\" foi inspirado em uma de suas obras. “É uma alegria muito grande saber disso. Agradeço à feira e aos organizadores pela lembrança e pelo convite de participar desse evento”, disse o italiano.

O último encontro será com o educador brasileiro, César Nunes (autor educação homenageado pela 17ª Feira do Livro). A conferência acontece nesta sexta (9), às 19h30, no Theatro Pedro II. Professor titular de Filosofia e Educação da Unicamp, ele é um dos mais destacados palestrantes e conferencistas sobre o tema educação no Brasil.

César Nunes é licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Foi professor da Educação Básica e coordenador pedagógico em Escolas da educação fundamental e média da região de Campinas (SP). É mestre, doutor e livre-docente em Filosofia e Educação pela Unicamp e professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp, na área de Filosofia da Educação, onde atua desde 1996, além de coordenador geral (líder) do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDÉIA. Escreveu 26 livros sobre Ética, Filosofia, Educação e Sexualidade, além de dezenas de artigos científicos em revistas especializadas. César Nunes é também presidente nacional da Abrades (Associação Brasileira Para a Educação Afetiva e Ética Sexual).


17ª Feira Nacional do Livro
Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão, a 17ª Feira Nacional do Livro acontece de 4 a 11 de junho, com abertura em 3 de junho, em Ribeirão Preto. Durante oito dias, mais de 130 autores vão desfilar por 13 espaços simultâneos da feira. Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, o tema deste ano é \"Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola\" com expectativa de atrair mais de 200 mil participantes durante os oito dias de evento e ser palco para um amplo debate sobre o papel do livro na educação. Neste ano, a feira promete muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, Universidades, Diretoria de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono, o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

Realização e apoios
A 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é uma realização da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Usina Alta Mogiana. Patrocínio Ouro de Usina Alta Mogiana. Patrocínio Prata de Ambient, Savegnago Supermercado, Grupo Moreno e Gás Brasiliano. Patrocínio Bronze do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Grupo São Francisco, Tonin Superatacado. Patrocinadores: ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Banco do Brasil, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Interunion, Mineração Jundu, Passalacqua, Sasazaki. Instituição Cultural: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiros Culturais: CBL (Câmara Brasileira do Livro), Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi ( Serviço Social da Indústria) e Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Apoio Cultural: Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Heurys Tecnologia, Livraria Cultura, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1, A Cidade On. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Centro Cultural Palace, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp, IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Ribeirão Preto Film Comission, Atlântica Simbios, Amaeco, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Usina São Martinho, Lotérica Galeria.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Julio Fontes (redação@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 09/06/2017
Fone: (16) 36108659
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada
Empresa: #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Cidades][Eventos][Geral]
Este Release foi visto 316 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.