09/06/2017 - 14:24 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Youtubers e booktubers são atrações na Feira do Livro
Youtubers e booktubers são atrações na Feira do Livro - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Salão de ideias promovido no Theatro Pedro II contou com a participação dos youtubers Frederico Elboni e Gabriel Dearo. Em seguida, o auditório Sesc recebeu o encontro das booktubers, Tatiana Feltrin e Gabriela Pedrão ...

Ribeirão Preto (SP), 09 de junho de 2017 - Abrindo espaço para o debate sobre as transformações na comunicação diante dos efeitos da internet, a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto promoveu nesta quinta-feira (8) salões de ideias com a presença dos youtubers Frederico Elboni e Gabriel Dearo e das booktubers Tatiana Feltrin e Gabriela Pedrão. As atividades contaram com grande participação do público jovem e foram realizadas em parceria com a Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) e o Sesc.

No Theatro Pedro II, os youtubers Frederico Elboni e Gabriel Dearo se encontraram para uma conversa sobre a importância do canal youtube nos dias de hoje e como essa plataforma vem transformando a vida de jornalistas, publicitários e outros profissionais. “Eu comecei a fazer vídeos para o youtube como um hobby, só pra me divertir, mas com o crescimento do canal eu percebi que poderia me dedicar mais e fazer disso minha profissão”, contou Gabriel.

Com experiências profissionais na TV, Frederico Elboni começou na internet através de um blog e, assim que percebeu o potencial da internet, resolveu criar seu canal. “Logo nos primeiros vídeos eu me assustei com a repercussão e com os comentários das pessoas, mas criei coragem e dei sequência ao projeto”, revelou. “O youtube é uma oportunidade de conversar com o público e ser independente, realizando os projetos que eu quero”, disse.

Para os youtubers, o crescimento dos conteúdos na internet é importante e deve continuar, porém sempre vai existir espaço para as mídias tradicionais. “Na internet você tem mais liberdade e variedade de conteúdo, além de poder assistir o que você quiser - na hora que quiser”, comentou Gabriel. “Com a internet não ficamos mais reféns da TV para ter informação, mas acho que todas as mídias se agregam e têm seu público”, concluiu Frederico.

Booktubers

Já no auditório Sesc, o encontro foi entre as booktubers Tatiana Feltrin e Gabriela Pedrão, que produzem vídeos com comentários e indicações de livros. Durante a conversa, as convidadas compartilharam experiências e comentaram um pouco sobre suas trajetórias no youtube e também sobre o cenário da literatura.

Falando sobre a rotina, Tatiana revelou que está sempre com um livro por perto para aproveitar o tempo livre para ler. “No trajeto até o trabalho, num consultório médico, numa fila de banco. É nesses momentos que eu consigo me dedicar à leitura e ter uma base para produzir os vídeos”, contou.

Além dos vídeos sobre livros de sucesso, Tatiana também reserva um espaço em seu canal para trabalhar com a divulgação de escritores que publicaram obras de forma independente. “Há muita coisa boa sendo produzida e que precisa chegar até os leitores”, apontou ela.

Segundo Gabriela, os booktubers devem se preocupar em diversificar seu conteúdo e apresentar trabalhos que não possuem um grande apelo na mídia. “Quando comecei meu canal, determinei como um objetivo trazer no meu espaço livros diferentes e que muitas vezes as pessoas não conhecem, principalmente de gêneros um pouco marginalizados como ficção e fantasia”, afirmou.

Ao final da atividade, as participantes aproveitaram o espaço do Sesc para ter contato com o público presente, respondendo a perguntas e conversaram sobre outros assuntos.

17ª Feira Nacional do Livro
Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão, a 17ª Feira Nacional do Livro acontece de 4 a 11 de junho, em Ribeirão Preto. Durante oito dias, mais de 130 autores estão participando em 13 espaços simultâneos da feira. Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, o tema deste ano é \"Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola\" com expectativa de atrair mais de 200 mil participantes durante os oito dias de evento e ser palco para um amplo debate sobre o papel do livro na educação. Neste ano, a feira promete muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, Universidades, Diretoria de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono, o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro de Usina Alta Mogiana. Patrocínio Prata de Ambient, Savegnago Supermercado, Grupo Moreno e Gás Brasiliano. Patrocínio Bronze do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Grupo São Francisco, Tonin Superatacado, Usina Vertente e Tereos. Patrocinadores: ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Banco do Brasil, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Interunion, Mineração Jundu, Passalacqua, Sasazaki, Madeiranit. Instituição Cultural: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiros Culturais: CBL (Câmara Brasileira do Livro), Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Apoio Cultural: Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Heurys Tecnologia, Livraria Cultura, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1, A Cidade On.Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Centro Cultural Palace, Rádio 79, TV Thathi, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp, IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Ribeirão Preto Film Comission, Atlântica Simbios, Amaeco, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Usina São Martinho, Lotérica Galeria. Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Julio Fontes (redação@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 09/06/2017
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada