11/06/2017 - 15:51 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Concurso Literário Fernando Pessoa premia vencedores
Concurso Literário Fernando Pessoa premia vencedores - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Entrega de prêmios aconteceu neste domingo (11) no Auditório Meira Júnior,
no Theatro Pedro II ...

Ribeirão Preto (SP), 11 de junho de 2017 – Aconteceu na manhã deste domingo (11) – último dia da 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, a premiação do Concurso Literário Fernando Pessoa, realizado no Auditório Meira Júnior. Participaram da premiação: a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Adriana Silva; os vice-presidentes da entidade, Edgard de Castro e Dulce Neves; a dirigente regional de ensino, Simone Locca; a secretária de educação, Suely Vilela; o presidente da Academia de Ribeirãopretana de Letras, Marcos Zeri Ferreira; a curadora do Prêmio e autora homenageada nesta edição da feira, Rosa Maria de Brito Cosenza e Thais Rafaela Camargo, representante do Cebrac – Cursos Profissionalizantes.

OS VENCEDORES
Na categoria Desenho Infantil, o 1º lugar ficou para Isadora Ribas Tostes, 10 anos, de Ribeirão Preto, aluna da EMEF Maria Ignêz Lopes Rossi, com o texto \"A leitura é o que leva à criatividade\". O 2º lugar ficou para Brunno Henrique Pereira de Jesus, 9 anos, da EMEF Maria Ignêz Lopes Rossi, que escreveu \"O mundo da imaginação\". Lívia Letícia Miguel Fernandes, 10 anos, da EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari, ficou em 3º lugar. \"Sempre gostei dedesenhar e pintar. Estou muito feliz e toda minha família está aqui hoje\", disse Lívia.

A categoria Poema Estudantil premiou \"Alma Gritante\", de Heloísa Gabrielle de Souza Marcolino, 13 anos, do Colégio Ideal de Sertãozinho, com o 1º lugar. Em 2º lugar ficou Thauany Cristiane da Silva Camargo, 13 anos, da EMEF Prof. Eponina de Britto Rossetto com o texto \"Belo Invento\". Já o 3ª lugar foi para o poema \"A alma\", de Giovana Coimbra Maniglia Silva, 13 anos, aluna da EMEF Prof. Anísio Teixeira.

A modalidade Livre Interpretação selecionou, em 1º lugar, a estudante Amanda Graziele Lima, de 17 anos, da E.E. Jardim Orestes Lopes de Camargo. Ela participou com o texto “As vidas que a vida não poupou\". O 2º lugar foi para o texto \"Doces mãos de mel\", do aluno Matheus Supriano, 17 anos, da E.E. Otoniel Mota. \"Gêmeas\", escrito por Giovanna Gastaldi Viola, 14 anos, conquistou o 3º lugar. Ela é aluna do Colégio Ideal.

O prêmio também reuniu a Categoria Adulto Nacional: \"Água da palavra\", de Marcelo Rocha, de São Borja (RS), obteve o 1º lugar; \"A menina que escrevia cartas\", de Vasco Pereira de Oliveira, de Jardinópolis, o 2ª lugar e \"Despedaços\", de Elias Araújo, de Américo Brasiliense, ficou em 3º lugar. “É um reconhecimento e grande estímulo para nós participantes”, disse Vasco Pereira de Oliveira, que ficou com o 2º lugar.

“Estamos felizes pela participação dos nossos estudantes e também pelos autores que se inscreveram na categoria Adulto Nacional. Quero agradecer a todos que participaram e incentivaram os alunos a participar”, disse a curadora do prêmio, Rosa Maria de Brito Cosenza. Já o escritor e presidente da Academia de Ribeirãopretana de Letras, Marcos Zeri Ferreira, ressaltou que “precisamos: do livro, da leitura e da educação”.

A secretária de educação, Suely Vilela, destacou a importância da participação dos alunos. “Hoje é o coroamento de todo um trabalho. Parabenizo os alunos e os professores envolvidos”. De acordo com a dirigente regional de ensino, Simone Locca, “o concurso gerou uma integração com todos os professores da rede de ensino e colaborou com o aprendizado dos estudantes”, destacou.

Os vencedores que se classificaram nos primeiros lugares receberam um tablet. A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, finalizou a solenidade com uma proposição: “Que os livros realmente abram caminhos para nossas vidas”, destacou.

O PRÊMIO
O Concurso Literário Fernando Pessoa é uma criação da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto em conjunto com a ARL (Academia Ribeirãopretana de Letras) e apoio e parceira de entidades como União Brasileira de Escritores/RP, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/Brasil.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Julio Fontes (redação@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 11/06/2017
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada