13/06/2017 - 12:15 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Lançamento do livro “Escritores do Futuro” prestigia trabalho de estudantes de Ribeirão Preto - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Obra reúne 180 textos desenvolvidos por crianças e adolescentes que participaram de concursos e de prêmios de incentivo à leitura e à escrita - na cidade e no cenário nacional ...

Ribeirão Preto (SP), 12 de junho de 2017 - A 17ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto foi palco para o lançamento do livro “Escritores de Futuro”. A obra reúne textos elaborados mediante a participação de estudantes da rede de ensino municipal de Ribeirão Preto em projetos desenvolvidos nas escolas e nos concursos literários: Prêmio Literário da Feira do Livro, Jogos Florais, EPTV na Escola, Olimpíadas de Língua Portuguesa, entre outros.
O projeto conta com a coordenação de Luciana Menna Barreto Gasparini, coordenadora do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino e Valéria Fernandes Turci, assessora pedagógica na área de Língua Portuguesa, que juntas trabalharam para a realização da coletânea de textos nos gêneros poesia e prosa, elaborados por alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Ao todo o projeto reuniu 180 textos que abordam temas como amor, preconceito, direitos humanos, diversidade, corrupção, violência, bullying, amizade e tantos outros, que foram discutidos entre professores e alunos e depois publicados no Jornal Tribuna Ribeirão Preto. “Sabendo da importância de oferecer este espaço aos alunos, fizemos essa parceria com orgulho”, conta Eduardo Ferrari Batista de Santana, diretor do Jornal Tribuna. Eduardo comentou que gosta de empreender para o fomento da cultura e este é mais um trabalho que o jornal entrega para Ribeirão Preto. “Espero que o livro seja apenas o primeiro de muitos”, enfatizou durante a cerimônia de entrega da premiação, realizada neste domingo (11), no Auditório Meira Junior do Theatro Pedro II.

Valéria Fernandes Turci avaliou que, para os alunos coautores deste livro, a possibilidade de ter suas obras publicadas foi uma grande motivação. “Desta forma, descobrimos que temos grandes escritores na cidade. Entusiasmada com o resultado, Luciana Menna Barreto Gasparini deixou um conselho aos participantes: “se querem ser escritores precisam escrever e ler muito. É preciso acreditar no sonho de vocês”.

Em seu discurso, o coordenador de publicações da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Nelson Jacintho (autor de uma das orelhas do livro), parabenizou os envolvidos. Ele afirmou emocionado que “as palavras voam, mas a escrita fica”. Para o coordenador, que também é escritor local, com mais essa produção literária, Ribeirão Preto está dando um excelente exemplo de cidadania.

A iniciativa do “Escritores do Futuro” também foi alinhada à proposta da Feira do Livro de 2017 que trouxe o tema “Do conhecimento que liberta ao amor que educa – o livro na escola”. Segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, este momento “materializa fora da sala de aula o que lá está sendo feito”.

A fala dos premiados
Entre os alunos prestigiados com a publicação, não só no livro, mas no Tribuna Ribeirão Preto, jornal de grande circulação na cidade e região, está a aluna da escola CEMEI Dr. João Gilberto Sampaio, Isadora Larissa Barros do Nascimento, 13 anos. Ela conquistou o quinto lugar na modalidade nacional do prêmio com um poema. “Sempre gostei de escrever poesia, mas foi a primeira vez que um texto foi para uma fase tão importante de um concurso”. A estudante acrescentou que a experiência foi muito boa. “Me sinto privilegiada por ter participado”.

A Secretaria de Educação do Município teve papel fundamental na publicação deste livro e de acordo com Suely Vilela, secretária de educação, não restaria outra coisa a não ser prestigiar o projeto destas crianças e adolescentes. “São escritores anônimos jovens e que podem se tornar grandes escritores profissionais. O projeto abre portas para o futuro”, destacou Suely.
A capa do livro também foi confeccionada pelos alunos, com uma composição de Julia Navarro e Breno Cuba, da escola Anísio Teixeira. Segundo Julia, a ilustração simboliza a viagem que se faz ao ler um livro. “Foi uma surpresa a publicação ter nosso desenho como capa”. Ela afirmou também que essa é uma oportunidade que todos estudantes têm. “Estamos aqui hoje provando para outros jovens que eles também podem ter esse espaço”, expressou.

A bibliotecária Gabriela Pedrão também participou da cerimônia e fez um bate-papo com os jovens escritores. Ela comentou que os professores têm papel importante no incentivo à leitura e à escrita, mas ponderou que a participação dos pais e o estímulo em casa são fundamentais. “O bom escritor é antes um bom leitor”.

Feira Nacional do Livro
Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto trouxe em sua 17ª edição o tema \"Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola\".

Durante a organização do evento, a Fundação do Livro e Leitura contou com o apoio de diversos parceiros que possibilitaram uma abrangência ainda maior da feira na cidade, como o SESC, Senai, Senac, universidades, Diretoria Regional de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

A 17ª Feira Nacional do Livro foi realizada em 13 espaços simultâneos, onde foram realizadas mais de 260 atividades culturais, com a presença de 130 autores. Estiveram incluídos espaços já tradicionais da feira como Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Altino Arantes, Biblioteca Padre Euclides, SESC, Praça do Leitor (na Praça XV de Novembro), além de outras áreas como ACI Ribeirão Preto, Sede da OAB Ribeirão Preto, Shopping Iguatemi, Sincovarp, Teatro Marista, Tenda SESC (na Praça Carlos Gomes) e Palacete 1922.

Como em todos os anos, o evento prestou homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal foi Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido, César Nunes; autor infantojuvenil, Ricardo Azevedo; autor local foi Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono foi indicado o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, a Feira apresentou uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado foi o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Julio Fontes (redação@verbo.jor.br)
Data de inclusão: 13/06/2017
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada