23/06/2017 - 18:51 - Roberta Provatti
Paulistanos vão aprender a se defender em casos de ataques de grupos, usando o Krav Maga - ROBERTA PROVATTI

O que acontece quando um indivíduo é atacado por um grupo de pessoas? A técnica de defesa pessoal israelense permite a qualquer pessoa, independentemente de sexo, idade ou força física, voltar para casa em segurança, mesmo que esteja sozinha e precis ...

Um dos princípios do Krav Maga – a técnica de defesa pessoal israelense – é que para todas as situações há um modo de se defender. Mas o que acontece em casos em que um indivíduo tem que se defender sozinho do ataque de um grupo de pessoas? No próximo dia 25 de junho, será realizado, em São Paulo, um treinamento específico das técnicas do Krav Maga usadas nesses casos.

Durante um dia inteiro de treinamentos técnicos e práticos, os alunos vão vivenciar situações de ataques em que a vitima esteja em pé, sentada, caída no chão, desarmada, contra grupos armados ou não. O objetivo dessa atividade é mostrar que com a orientação correta e a prática dos movimentos, é possível voltar para casa em segurança.

Segundo o israelense Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-preta, 8º Dan), introdutor do Krav Maga no Brasil e diretor da Federação Sul Americana de Krav Maga, os princípios da modalidade consideram o corpo humano, as leis da física, a objetividade e a eficácia do golpe, a segurança do usuário e a simplicidade dos movimentos, tudo sendo acessível e eficiente para qualquer pessoa. “Para tanto, a prática deve ser orientada por profissionais habilitados, que ofereçam aos praticantes a ferramenta psicológica e física que vai salvar a sua vida um dia”, afirma o Grão Mestre Kobi.

Para realizar este treinamento, estará presente em São Paulo um dos três únicos Mestres brasileiros em Krav Maga, Marcio Hirzsberg, que conta com mais de 20 anos de treinamento pela Federação Sul Americana de Krav Maga, a única representante oficial da modalidade no Brasil, México e Argentina. No Brasil, é a detentora da marca Krav Maga.

Sobre o Krav Maga – Essa arte de defesa pessoal foi desenvolvida em Israel, por Imi Lichtenfeld, na década de 40, para permitir a qualquer pessoa exercer o direito à vida. Hoje, civis e militares adotam a modalidade no mundo inteiro por sua eficiência em combate.

O Krav Maga é a única técnica reconhecida como defesa pessoal e não como arte marcial. Não há competições e sim o desenvolvimento de técnicas simples e objetivas que possibilitam ao cidadão comum poder se defender, independentemente de força física, idade ou sexo.

A técnica foi trazida ao Brasil por Grão Mestre Kobi Lichtenstein em 1990. Ele, que começou a praticar o Krav Maga aos 3 anos de idade, com o criador desta modalidade, Imi Lichtenfeld, foi o primeiro faixa-preta de Imi a sair de Israel para difundir o Krav Maga pelo mundo.

Ao chegar ao Brasil, estabeleceu-se no Rio de Janeiro, onde fundou e hoje dirige a Federação Sul Americana de Krav Maga. A Federação vem realizando um trabalho extremamente sério e responsável, no intuito de manter o Krav Maga fiel à sua criação.

Ainda hoje, o método de prática e de ensino da FSAKM é o mesmo criado por Imi Lichtenfeld e utilizado em Israel. O Grão Mestre Kobi supervisiona pessoalmente a prática e a divulgação do Krav Maga, mantendo o alto nível ético e técnico dos instrutores e alunos, seguindo os passos ditados por Imi.

SERVIÇO: Workshop – TÉCNICAS DE KRAV MAGA - UM CONTRA GRUPO
Data: 25 de junho
Horário: das 8h30 às 16h
Local: Colégio Assunção (R. Pamplona, 1616, Jardins)