Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

12/07/2017 - 06:58 - #Mac Comunicação e Marketing
Itu caminha para se tornar cidade inteligente
Itu caminha para se tornar cidade inteligente - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING


Turismo e tecnologia são setores afins e devem crescer em paralelo. A Estância Turística de Itu, por exemplo, já foi descoberta pelos turistas de São Paulo e do interior do Estado, pelo seu patrimônio histórico e cultural que conta aos visitante ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br

Turismo e tecnologia são setores afins e devem crescer em paralelo. A Estância Turística de Itu, por exemplo, já foi descoberta pelos turistas de São Paulo e do interior do Estado, pelo seu patrimônio histórico e cultural que conta aos visitantes uma boa parte da história do Brasil. Todavia, precisa se preparar para no futuro poder receber os turistas conectados, em número cada vez maior.

Prédios históricos, arquitetura colonial, fazendas bandeirantistas, museus e igrejas dos séculos XVII e XVIII, contam a história da cidade, da riqueza da cana-de-açúcar e do café, da escravidão e da fé dos senhores de engenho e barões do café, cujas obras monumentais deram religião ao povo ituano. Todo esse patrimônio, porém, precisa de acessibilidade e conectividade.
Por isso, hoje, a importância da tecnologia pela busca das chamadas “cidades inteligentes” (smart cities) com o objetivo de melhorar o tráfego urbano, desenvolver a mobilidade e acessibilidade nas ruas e avenidas, reduzir drasticamente o nível de emissões e de acidentes e a se ligar a um importante tripé de desenvolvimento tecnológico: automação, eletrificação e conectividade. Afinal, como fazer turismo numa cidade sem mobilidade urbana?

Itu tem planos para se tornar cidade inteligente

Com o objetivo de trocar informações e traçar um plano de ação, o município de Itu participou, recentemente, do Congresso “Smart City Business America”, em Curitiba. Trata-se do maior evento relacionado ao ecossistema das cidades inteligentes na América Latina, com foco propositivo, oportunidade em que foi apresentado o Plano de Cidades Inteligentes, desenvolvido pelo Secretário Municipal de Planejamento, Plínio Bernardi Júnior.

O painel apresentado por Itu debateu a necessidade das Prefeituras em responder à demanda dos cidadãos, cada vez mais atentos através do uso dos celulares e internet, comentou Bernardi Júnior, economista, com mestrado e doutorado em Administração, professor de Cálculo e Economia, na Getúlio Vargas

O mundo caminha para a automação, eletrificação e conectividade

A eletrificação já começou a ser implementada desde o início desta década, pela indústria automobilística mundial e seus fornecedores na direção dos carros elétricos que, dentro de mais 10 anos, estarão pelas ruas do país. A eletrificação, também permitirá que sejam introduzidas lâmpadas de led em toda a iluminação pública, com controle de intensidade e abastecidas por energia solar.

A conectividade no município será obtida pela tecnologia das fibras óticas que permitirá acesso à internet em toda a cidade com enormes benefícios para a indústria, comércio, escolas, escritórios em geral, para toda a população e, especialmente, para os turistas. Além disso, a segurança será aumentada pela possibilidade de se aproveitar o sistema para a instalação de centenas de câmaras de segurança, assim como o comando inteligente dos semáforos para uma melhor evolução do trânsito.

A gestão da Prefeitura de Itu já esta pensando no futuro com um trânsito melhor que o atual. Os estudos revelam que em 2050 cerca de 6 bilhões de pessoas, dois terços da população mundial, viverão nas cidades, o dobro do número atual. Se não forem tomadas providências de infra-estrutura, agora, é de se imaginar o caos urbano com o triplo de tráfego e a ausência de mobilidade.

No cenário do futuro a salvação poderá estar na tecnologia do emprego das nuvens da internet, solução para se resolver problemas, acesso a cursos via internet, consultas de todos os tipos etc, sem o emprego da mobilidade física. Conclusão: “Não existe cidade inteligente sem trânsito inteligente, e não existe tráfego inteligente sem conectividade”.





Data de inclusão: 12/07/2017
Fone: (11) 5521-3483
Contato: Raul Machado
Empresa: #Mac Comunicação e Marketing
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Cidades][Tecnologia][Turismo ]
Este Release foi visto 453 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.