14/07/2017 - 13:16 - C4 Comunicação
Empresa busca funcionários inovadores e não com apenas “bom curriculum”
Empresa busca funcionários inovadores e não com apenas “bom curriculum” - C4 COMUNICAÇÃO

Graduação acadêmica é cada vez menos valorizada no mercado, que busca diferenciais como honestidade e criatividade ...

Diferente da geração anterior, os novos donos de empresas estão buscando funcionários com cada vez menos currículo e cada vez mais capacidade de analisar cenários, criar idéias, inovar e buscar novas oportunidades. Grandes empresas já contam com colaboradores sem diploma acadêmico: 30% dos funcionários da IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, por exemplo, não tem graduação completa.

Outro exemplo, é a Agência Greenz, que possui cerca de trinta colaboradores. Desses, sete não são formados na área. \"A formação acadêmica é muito menos importante que a força de vontade\", afirma Marcelo Coffani, dono da empresa. Formado em administração de empresas, Coffani comanda a agência de marketing que dobrou de tamanho em 2016. O conhecimento que adquiriu na área foi com experiências profissionais e estudos autônomos. “A formação é importante sim pois ela dá uma base de solução e implantação de soluções diante da exigência do mercado, mas a criatividade e a análise atenta contam ainda mais”, explica.

Na contratação, Coffani conta que usa critérios diferentes dos tradicionais. \"Não quero saber qual a faculdade que fez, ou em quantas empresas já trabalhou. Pergunto como é o relacionamento com os pais, qual o momento da vida que ele se encontra, seus sonhos e aspirações\", conta. Para ele, habilidades profissionais são fáceis de aprender, mas o caráter vem com a pessoa. Coffani parafraseia o químico e inventor Peter Shultz \"Contrate caráter e treine habilidades\", como um dos seus mantras para avaliar corretamente um candidato.

A equipe da Greenz teve poucas demissões ao longo dos anos e as contratações foram feitas com a metodologia de entrevista aperfeiçoada por Coffani. \"As pessoas que mais me decepcionei no ambiente de trabalho, eram frias com a família\", exemplifica. O braço direito de Coffani na empresa é a Planner Carol Camargo, formada em Design de Produto. \"Ela é uma profissional incrível, com quem sei que posso contar, com uma análise atenta dos perfis e do cenário, do relacionamento com o cliente, e funciona como um termômetro do clima que temos na agência mesmo sem a formação acadêmica esperada para alguém com esse perfil\", comenta Coffani.

Carol não fez faculdade de propaganda e, para ela, o diploma fora da área não faz diferença na qualidade do trabalho \"a gente escolhe o nosso curso muito cedo, a medida que ficamos mais velhos, vamos entendendo melhor nossos interesses profissionais. É bom ter empresas que entendem isso e dão oportunidade de trabalhar na área sem necessidade da formação. Eu mostrei a minha criatividade e o Marcelo gostou\", explica a profissional. Carol enviou uma mesa de sinuca em miniatura como currículo, e está na agência há um ano e meio. \"Eu observei na página oficial que a Greenz tem uma mesa de sinuca. Criei um site contando porque deveria ser contratada, e enviei a miniatura com o endereço do site\", conta.

Data de inclusão: 14/07/2017
Fone: (11) 0020202020