24/07/2017 - 11:52 - kakoi
Quer empreender e ainda não tem empresa? Saiba como abrir o seu negócio!
Quer empreender e ainda não tem empresa? Saiba como abrir o seu negócio! - KAKOI

Qual é o melhor regime para adotar e como é o processo de criação de uma nova empresa do ponto de vista contábil? ...

O número de empreendedores que precisam abrir o seu negócio cresceu muito nos últimos anos. Ter uma empresa passou a ser prioridade aumentando a corrida em busca de novos CNPJs. Marcos Rodrigues, presidente do Contabfácil, ferramenta online que trata de toda a contabilidade de empresas do Simples Nacional, Profissionais Liberais e MEIs, esclareceu as principais dúvidas que os novos candidatos à empresários possuem:

O primeiro passo para se abrir uma empresa é definir o ramo de atividade em que se pretende atuar. Marcos Rodrigues alerta que esta definição vai interferir diretamente no tipo de empresa que poderá ser constituída bem como o regime tributário que poderá ser aplicado:

“É preciso sempre buscar, dentro da legalidade, a menor carga tributária possível. Vejo muitos empresários que foram mal assessorados neste processo e hoje não possuem a tipo de empresa correta para a sua atividade. Normalmente este erro gera carga tributária errada.”

O segundp passo e definir a sede. O endereço da empresa pode ser inclusive em alguns casos a sua própria residência.

O terceiro passo é a elaboração do contrato social e posterior registro nos órgãos competente para se obter o CNPJ isto CPF da empresa.
Como o empreendedor pode saber qual é a sua categoria?
Os tipos de empresas MEI, Simples Nacional ou mesmo optantes pelo Lucro Presumido, dependem diretamente da atividade da empresa e nível de faturamento. O enquadramento correto evita grande dor de cabeça no futuro bem como um enquadramento incorreto pode te levar a pagamento incorreto de imposto.

Marcos Rodrigues explica que o principal erro no enquadramento é a confusão entre a profissão e a atividade e exemplifica:

“Você se formou em arquitetura e a sua atividade real é de decorador ou elaboração de projeto. A alíquota de imposto para a atividade de arquitetura é de 16% e as demais não passam de 7%. Com isto a definição da atividade a ser exercida é fundamental para a definição do tipo de empresa.”

A burocracia (taxas, etc) desanimam alguns empresários na hora de abrir seu negócio. O que fazer?

O presidente do Contabfácil explica que abrir uma empresa no Brasil realmente não é fácil, contudo os municípios estão incentivando e facilitando este processo e cada vez mais isto passa a ser mais um dogma que uma realidade:

“O SEBRAE foi criado para apoiar esta iniciativa e ferramentas de contabilidade online como o Contabfácil também podem te dar este apoio, inclusive sem custo.”

Qual a dificuldade para quem está desenquadrado do MEI e precisa regularizar sua situação como Empresário Individual no Simples Nacional?

Marcos Rodrigues explica que a regularização de MEI é bastante simples, bastando pagar os impostos atrasados e entregar a obrigação anual. A Receita Federal inclusive deve abrir em breve parcelamento especial dos impostos dos optantes pelo MEI.

“Para quem tem dúvida, o melhor é entrar em contato com uma empresa de contabilidade cujos colaboradores possuam anos de experiência. O melhor é abrir ou regularizar a sua empresa o quanto antes.” alerta Marcos Rodrigues.

Fonte: Staticflickr

Sobre o Contabfácil
Localizada em São Paulo, o Contabfácil está presente em todo o território nacional levando agilidade, praticidade e economia nas questões contábeis de quem está enquadrado no Simples Nacional, de quem é médico ou microempreendedor individual. A ferramenta foi desenvolvida para desburocratizar o cotidiano contábil de quem está enquadrado nestas categorias.
Acesse o Contabfácil sem custos por um mês e faça o teste. Para mais informações acesse www.contabfacil.com.br

Sobre a KAKOI Comunicação
A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.

Fonte:
KAKOI Comunicação