02/08/2017 - 13:17 - #Mac Comunicação e Marketing
Oficina de Conservação de Acervos Bibliográficos de Museus
Oficina de Conservação de Acervos Bibliográficos de Museus - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Todas as pessoas têm o sagrado direito à sua memória, a dialogar com seus antepassados, indagar de suas estátuas e de seus monumentos, sobre os mistérios dos acontecimentos remotos de sua história. A cidade que não cultiva sua memória não consegue eternizar seus feitos e sua história empobrece a cultura das novas gerações.

Para isso servem os Museus. São mais de 3.000 em todo o país que procuram explorar os ricos acervos que conservam, estudando-os e divulgando conhecimento por meio de publicações, cursos, reuniões científicas, oficinas, exibição de filmes e reuniões culturais.
O Museu da Cidade de Salto, “Ettore Liberalesso”, por exemplo, anuncia a Oficina de Conservação de Acervos para o próximo dia 16 de agosto, das 9 às 18 horas. A oficina abordará métodos de conservação preventiva de material bibliográfico como: manuseio, acondicionamento, higienização dos materiais e avaliação dos processos de deterioração.

O conteúdo envolve um breve histórico sobre o suporte da escrita, O Papiro, Pergaminho, Papel, Fatores de degradação, Agentes físicos, Iluminação, Temperatura/Umidade, Poluição Atmosférica, Agentes Biológicos, Fungos, Insetos, Tipos de expurgo e a Ação do Homem. A oficina também abordará métodos de conservação preventiva de material bibliográfico como: manuseio, acondicionamento, higienização dos materiais e avaliação dos processos de deterioração.

A Secretaria da Cultura de Salto, por meio do Museu da Cidade abriu as inscrições para a oficina de Conservação Preventiva de Material Bibliográfico, até 15 de agosto. Elas podem ser feitas pelo e-mail educativomuseusalto@gmail.com – As inscrições também podem ser realizadas de terça a domingo, das 9h às 17h, no Museu Cidade de Salto – Rua José Galvão 104, Centro – Salto. Informações - (11) 4029-3473. A Oficina é gratuita com 20 vagas disponíveis e acontecerá na sala Giuseppe Verdi.

Estima-se que a Oficina colabore com modernos conhecimentos de conservação preventiva de acervos envolvendo museus da região como os de Itu, cidade irmã e vizinha a Salto, como os Museu Republicano, Museu da Energia, Museu da Música, Museu do Quartel, Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu – MAMHI (Ituano Clube), Museu e Arquivo Histórico Municipal e o Museu das Monções, de Porto Feliz.

A ministrante é Cristina Pereira Araujo, Bibliotecária no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, desde 2009. Formada em Biblioteconomia e Ciência da Informação, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Pós-Graduação em: Preservação, Conservação e Restauração do Patrimônio Documental e bibliográfico, na mesma instituição.

Data de inclusão: 02/08/2017
Fone: (11) 5521-3483