11/08/2017 - 12:38 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Míriam Fontana conta histórias para crianças da rede pública
Míriam Fontana conta histórias para crianças da rede pública - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Alunos da rede municipal de ensino vivenciam, pela primeira vez, uma história contada por uma atriz. A ação fez parte do projeto criado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, iniciado em janeiro deste ano, com o objetivo de ensinar técni ...

Ribeirão Preto (SP), 09 de Agosto de 2017 – A tarde do dia 8 de agosto foi especial para os alunos da 2ª série da Escola Municipal Professor Honorato de Lucca, no Jardim Salgado Filho I, em Ribeirão Preto. Muitos deles, que nunca tiveram a oportunidade de conhecer diferentes linguagens e expressões artísticas, presenciaram “A História do Barquinho”, de Ilo Krughi, contada pela atriz e contadora de histórias, Míriam Fontana.

“Eu gostei muito da história e do cenário, pois mostra que a gente deve respeitar as pessoas e não bater nelas”, disse Maria Eduarda, de 8 anos. A mesma opinião teve a aluna Rayra, de 8 anos, que estava encantada com o que aprendeu: “A história ensinou a gente a parar de brigar com os amigos e, assim, não apanhar mais da nossa mãe”, disse.

A contação de história desta tarde teve um sabor especial também para a contadora e atriz Míriam Fontana, que coordena o projeto “A prática do contar histórias e a formação do leitor na sala de aula” com professores da rede pública de ensino da cidade. “Hoje foi uma oportunidade única poder contar esta história para as crianças que quase não saem do bairro e pouco têm contato com algum tipo de manifestação cultural ou expressão artística”. Segundo ela, eles estão aprendendo a ouvir uma história, ter mais concentração e, consequentemente, acabam despertando a vontade e a curiosidade de ler um livro e conhecer novas histórias.

A atividade voltada a formar novos contadores teve em início em janeiro deste ano e será finalizada neste mês de agosto. O trabalho tem como objetivo levar diferentes histórias para a sala de aula e, a partir disso, perceber a relação das crianças com os livros, além de contribuir com a formação de novos leitores. “A história de hoje fez parte deste projeto e é através de histórias como estas que conseguimos despertar neles o senso de responsabilidade e ter na vida um objetivo motivacional, valorizando a amizade e o respeito. Acredito que a sementinha foi plantada aqui”, conclui Míriam Fontana.

A próxima atividade do projeto será realizada no dia 17 de agosto, com contação de história da atriz Míriam Fontana, na EMEF – Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Doutor, Waldemar Roberto , que fica na Rua Antonio Gomes de Souza, 355, no Jardim Professor Antonio Palocci.

O PROJETO
Durante a primeira fase do projeto, criado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, os professores participaram de uma capacitação para contar histórias em sala de aula. A segunda fase, os professores, já capacitados, contaram 10 títulos escolhidos para os alunos.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Informações para a Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: Andréa Berzotti, Luciana Grili, Valter Jossi Wagner