Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
  SetaSALA DE IMPRENSA FB
 
 
Release
Bookmark and Share      

14/08/2017 - 10:28 - #Mac Comunicação e Marketing
Ensino do Turismo em Itu perde sua principal escola
Ensino do Turismo em Itu perde sua principal escola - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING


A notícia é muito ruim para a Estância Turística de Itu. A turma de turismo de 2017, do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp, cujo “campus”, tem instalações do mais alto nível, será a última a se formar. O Curso de Turismo d ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br

A notícia é muito ruim para a Estância Turística de Itu. A turma de turismo de 2017, do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp, cujo “campus”, tem instalações do mais alto nível, será a última a se formar. O Curso de Turismo deixará de existir. Motivo: falta de inscritos e de interesse.

Esse capítulo confirma que os cursos universitários de turismo estão acabando. Poucas são as escolas de hotelaria em todo o país. E aí, como se faz para aprender turismo? Nas estâncias turísticas, por exemplo, que precisam “vender” melhor o produto de suas atrações, por incrível que pareça, não há mercado para jovens interessados em trabalhar no segmento turístico.

O curso universitário do Ceunsp, com 3 anos de duração, será desativado por falta de alunos, reflexo da ausência de perspectiva de emprego na cidade. Como reduzir o impacto dessa situação? Dando valor aos guias de turismo, sua mão de obra mais importante.

Em primeiro lugar, Estâncias Turísticas, como Itu, devem dar prioridade para o assunto turismo, para a formação de profissionais de turismo e proporcionar-lhes colocações nos seus diversos pontos turísticos. Por exemplo, deveriam ter guias turísticos em espaços como o Varvito, Casa da Praça, Museu Republicano, na Colônia-Asilo de Pirapitingui, no Espaço São Luis, em algumas igrejas etc e até disponibilidade de parcerias com as fazendas bandeirantistas. Além disso, nos portais de entrada da cidade deveria haver equipes de guias disponíveis para orientar os que desejam informações sobre a cidade e, também, para acompanhá-los nos passeios, principalmente nos fins de semana. Claro, que com muito material impresso de divulgação das atrações da cidade.

A Secretaria de Turismo não pode ficar de fora desse possível projeto e deveria empregar mais guias. A rede hoteleira deveria ser convocada para que cada hotel tivesse um guia, o que pode render benefícios de imagem e responsabilidade para o próprio estabelecimento. A motivação poderia ser despertada através de seminários. Eles não podem se esquecer que seus hóspedes têm interesse em descobrir as atrações turísticas locais. Precisam apenas de uma motivação e esse seria o papel dos guias.

Atualmente, em Itu, há a Escola Técnica – ETEC – Martinho Di Ciero, administrada pelo Centro Paula Souza que contribui com três cursos ministrados alternadamente: Agenciamento de Viagens, Hospedagem e Turismo Receptivo. Em 2017, esta em andamento o curso de agenciamento de viagens, gratuito, com uma turma de 30 alunos. A conclusão do curso permite ao novo técnico atuação como guia regional e nacional.

Outro curso relativo a turismo, em Itu, é o da Fatec que forma profissionais para eventos.
Data de inclusão: 14/08/2017
Fone: (11) 5521-3483
Contato: Raul Machado
Empresa: #Mac Comunicação e Marketing
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Cidades][Educação-Cursos][Turismo ]
Este Release foi visto 509 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
 
 
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.