24/08/2017 - 10:41 - #Reverso Comunicação Integrada
Vetorial Internet assina convênio com RNP para instalar 50 quilômetros de fibra ótica da Rede COMEP em Pelotas - #REVERSO COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Criado inicialmente em 2008, o projeto da Rede Metropolitana de Pelotas (RECOP), que integra as Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Rede Comep), começa a ganhar vida em Pelotas. A Vetorial Internet é o provedor responsável pelo contrato de prestação de serviço com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), oferecendo os serviços de dados a diferentes instituições públicas e de pesquisa na cidade. O contrato com a RNP já foi assinado e agora está próximo da fase de implantação, que deve levar cerca de seis meses.

A Rede Comep funciona como uma rede metropolitana de alta velocidade, interligando diversas instituições da cidade através de um anel de fibra ótica. Estarão conectadas no projeto a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, a Embrapa Clima Temperado e a Prefeitura Municipal. O projeto é coordenado e financiado pela (RNP), com quem a Vetorial Internet passa a ter um acordo de cooperação técnica.

Segundo o Gestor de Negócios da Vetorial, Joares Rodrigues, apesar da cidade ter sido contemplada há alguns anos com o projeto, o projeto enfrentava dificuldades estruturais para sair do papel. \"A Vetorial está inserida no projeto como um parceiro privado que assume parte do investimento de implantação e manutenção, tornando finalmente viável a criação da Rede Comep\", explica ele, acrescentando que a rede é fundamental para o desenvolvimento da pesquisa no país.

O convênio assinado com a RNP possui duração de dez anos. De acordo com Rodrigues, serão instalados quase 50 quilômetros de fibra ótica, fundamental para a interligação das três instituições de pesquisa envolvidas, além dos órgãos públicos. \"É um projeto que há mais de cinco anos aguardava solução e trará, principalmente, redução de custo e qualificação aos órgãos públicos instalados em Pelotas\", ressalta o gestor. A rede interligará desde o Campus Anglo, até o Campus Capão do Leão e ainda a unidade da Embrapa, em Monte Bonito.

O cronograma de instalação prevê cerca de seis meses para que a implementação total do projeto seja entregue à comunidade pelotense. A primeira etapa de troca de postes da rede elétrica já foi liberada pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) para ser realizada pela Vetorial.

Benefícios à comunidade acadêmica
Uma das instituições que receberá o maior benefício com a Rede Comep será a UFPel. O pró-reitor de Infraestrutura, Júlio Carlos Balzano de Mattos, explica que a partir da utilização da nova rede o padrão de interconectividade será outro. \"Para fins da universidade o serviço melhorará muito, além de significar uma grande redução de custos, porque quem vai manter a rede em operação é a empresa parceira da RNP\", afirma.

Dentro da universidade, todos os serviços que se utilizam de alta velocidade de dados, como educação a distância, telemedicina, telefonia e computação serão beneficiados com a instalação da rede. \"Além de melhorar muito o nosso serviço interno, também vai permitir que novas pessoas tenham acesso a isso com mais qualidade\", cita ele.

Parceira decisiva
Para o Responsável Técnico da Rede Comep em Pelotas, Rafael Padilha, a entrada da Vetorial Internet foi um dos motivos que alavancou o projeto. “Houve um levantamento de custo há muito tempo quando se iniciou o projeto, mas ele demorou para ser aprovado e quando os preços foram atualizados e novas exigências foram feitas pela CEEE acabou se tornando inviável”, explica Padilha. A troca de postes, imposta pela CEEE, pode ser negociada com a Vetorial, que já está realizando o processo. “A Vetorial é um parceiro local forte, competitivo, temos a garantia de que os serviços prestados serão de qualidade e de que a manutenção da rede, que também demandaria um alto custo no projeto antigo, será agora bem conduzida pela empresa”, afirma. Padilha ressalta que a RECOP é a segunda rede a ser instalada no Rio Grande do Sul, tendo sido a primeira em Porto Alegre, e crê que todas as entidades públicas e privadas envolvidas poderão colaborar ainda mais com o desenvolvimento de tecnologias, pesquisas e ensino na região.

Sobre a Rede Comep
O projeto da Rede Comep é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que busca implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas próprias voltadas para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua autossustentação.

A criação da rede possibilita o desenvolvimento de novas pesquisas científicas colaborativas, o uso de serviços avançados de comunicação e a redução de gastos, já que a RNP é quem viabiliza economicamente o projeto. Para ser autorizada a implantação da Rede Comep é necessário que o município possua ao menos três instituições federais de ensino e pesquisa.

Sobre a Vetorial
A Vetorial Internet é um dos maiores provedores do interior do Rio Grande do Sul e empresa referência no segmento na região, atuando em toda região sul. Com mais de 20 anos de atuação, oferece soluções na área de acesso à internet para o mercado residencial e soluções especializadas em comunicação de dados e data center para o mercado corporativo. Possui 20 mil clientes atendidos e mais de 120 colaboradores. Figurou no TOP OF MIND da Revista Amanhã 2017, como único Provedor gaúcho citado entre as marcas mais lembradas. Entre seus clientes destacam-se o Tecon, Yara Brasil, EBR, Termasa, Sagres, além de inúmeras empresas nacionais, regionais e locais em todas as verticais de mercado.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Tatiane Mizetti (Conrerp/4ª 2820) – reverso@reversocomunicacao.com.br