25/08/2017 - 13:12 - #Mac Comunicação e Marketing
Museu Republicano preserva Documentos Históricos de Itu
Museu Republicano preserva Documentos Históricos de Itu - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

O Museu Republicano Convenção de Itu deu início ao projeto de preservação do Patrimônio Público do município, que inclui, inicialmente, a preservação dos primeiros Livros de Enterramentos do Cemitério Público da Cidade que compreendem todos os sepultamentos de adultos e crianças realizados entre os anos de 1884 a 1946. A segunda etapa envolve a salvaguarda dos Mapas Históricos que revelam os processos e projetos de urbanização da cidade.

Todos os livros de Enterramentos passaram por um trabalho de higienização, acondicionamento em caixas especialmente elaboradas para a sua preservação, além da realização da digitalização, através de moderna tecnologia, etapas importantes para que todo o acervo seja preservado e a informação possa ser disponibilizada integralmente à população, especialmente aos estudiosos, pesquisadores e historiadores.

Estes registros constituem manancial de pesquisa de grande importância para se conhecer a dinâmica da vida da população local, pois além de oferecer dados sobre as pessoas falecidas, como nome e filiação, informam a nacionalidade, data de nascimento, profissão, onde moravam, o que faziam e causa das mortes. Nos livros de enterramento os visitantes podem ver nomes de figuras ilustres da cidade, que hoje dão nomes a ruas, escolas, praças, monumentos, estátuas etc.

Nos mapas é possível ver o processo de urbanização e antigos nomes de algumas ruas e as regiões da cidade que ainda não existiam.

A digitalização do registro de enterramento de adultos entre os anos de 1884 e 1946 (livros no. 1, 2 e 3), já foi realizada pelo Arquivo do Museu Republicano e está disponibilizada para consulta no Arquivo do Museu e também na Secretaria do Cemitério Público Local.

O trabalho de preservação de documentos históricos de Itu tem por objetivo contribuir com o sagrado direito dos ituanos à sua memória, a dialogar com seus antepassados, indagar de suas estátuas e de seus monumentos sobre os mistérios dos acontecimentos remotos de sua história. Cidade que não cultiva sua memória não consegue eternizar seus feitos e sua história tende a desaparecer. As novas gerações precisam aprender, cultuar e respeitar a história de uma cidade de imenso patrimônio histórico, onde o Brasil colonial está vivo e conservado, com convivência harmônica com o moderno.

Data de inclusão: 25/08/2017
Fone: (11) 5521-3483