Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

28/08/2017 - 15:03 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Dominar gêneros textuais é fundamental para o sucesso no vestibular
Dominar gêneros textuais é fundamental para o sucesso no vestibular - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Provas multidisciplinares exigem que candidatos saibam reconhecer e interpretar os diferentes Gêneros Textuais abordados. Para se preparar melhor, os estudantes devem organizar ainda mais a rotina de estudos neste segundo semestre e ler mais - não só ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Ribeirão Preto (SP), 28 de agosto de 2017– Garantir uma vaga nos principais vestibulares do país não é uma tarefa simples. Especialistas alertam que os candidatos devem criar estratégias que sejam capazes de executar, para não se cansarem excessivamente – principalmente neste segundo semestre, quando se aproximam as provas, com atenção nas exigências peculiares de cada uma. Característica das provas multidisciplinares, os Gêneros Textuais estão entre as disciplinas mais cobradas e exigem preparação específica. Saber reconhecer e interpretar os diferentes Gêneros Textuais é fundamental no momento de resolver as questões, o que pode fazer muita diferença para uma futura aprovação.

Segundo o educador e diretor do Criar Redação, Luiz Cláudio Jubilato, as provas de Linguagens e Códigos estabelecem relações entre os Gêneros Textuais e as diferentes disciplinas como Filosofia, História, Sociologia, Gramática, entre outras. “Todas as provas avaliam a capacidade do candidato de ler, compreender e interpretar criticamente textos de toda natureza. O aluno pensa nos gêneros, apenas para redigir redações, no entanto eles aprecem demais na prova de testes”, explica o professor.

Para Luiz Cláudio, as obras literárias trazem gêneros textuais diversos que são explorados nas provas de testes e nas questões abertas. “Obviamente o aluno não pode se esquecer da prova de redação.Nas dissertações, as coletâneas são constituídas por textos de gêneros. Reconhecê-los pode fazer a diferença, já que a dissertação admite relatos, por exemplo”. Ele acrescenta que uma boa preparação envolve não somente ler textos aleatoriamente, sem a orientação do professor. É preciso praticar as redações de acordo com as especificidades de cada vestibular. “Além disso, as questões podem explorar obras que não estão presentes nas listagens oficiais. É importante que o candidato saiba reconhecer as estruturas dos textos e as diferenças entreos gêneros textuais”, completa.

Confira mais dicas do professor Luiz Cláudio Jubilato relacionadas à prova de Linguagens e Códigos e aos Gêneros Textuais:

- Leia jornais e revistas para entrar em contato com os Gêneros Textuais usados nessesveículos de comunicação, tais como notícias, artigos, crônicas, editoriais, cartas, publicidades oficiais,entre outros.
- Resolva as provasde vestibulares anteriores para conhecer as particularidades de cada uma. Esse tipo de exercício aumenta a performancee proporciona maior segurança.
- Previna-se para as questões que envolvem a relação entre textos, a chamada Intertextualidade: textos com estruturas diferentes dentro das coletâneas e textos motivadores.
- Leia com atenção os manuais dos vestibulares e fique atento ao programa estipulado para cada disciplina.

Sobre Luiz Cláudio Jubilato
É professor de Língua Portuguesa e Redação. Especialista em vestibulares, fundador e diretor do Criar Redação. É licenciado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em literatura brasileira. É autor de materiais didáticos para várias instituições de ensino.


Informações para a Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: Luciana Grili, Andréa Berzotti, Valter JossiWagner
Colaboração: Julio Fontes
Data de inclusão: 28/08/2017
Fone: (16) 36108659
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada
Empresa: #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Cidades][Educação-Cursos][Geral]
Este Release foi visto 511 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.