31/08/2017 - 11:59 - #Mac Comunicação e Marketing
Turismo - Itu tem grandes atrações: Matriz da Candelária – Monumento Nacional
Turismo - Itu tem grandes atrações: Matriz da Candelária – Monumento Nacional - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Milhares de turistas visitam Itu, anualmente. Um passeio cultural muito próximo a São Paulo, apenas 100 km pela excelente rodovia Castello Branco. Todavia, apenas uma parte desses turistas mergulha na sua história, seu patrimônio cultural, seus museus, igrejas barrocas, casarios coloniais, fazendas com casas sedes bandeirantistas, parque geológico e centro histórico onde a vida e costumes do período colonial ainda estão preservados.

Uma das maiores atrações de Itu é sua Igreja Matriz – N. S. da Candelária. Os que a visitam, ficam encantados com a riqueza de seu interior e com as inúmeras obras de arte de famosos artistas retratando imagens clássicas do cristianismo, além do fantástico órgão de tubos, de 1883, da renomada marca francesa Cavaillè-coll.

A Candelária é considerada o maior monumento barroco do Estado de São Paulo, tombado pelo IPHAN (Instituto Histórico e Artístico Nacional) e elevada à categoria de monumento nacional.

Construída em 1780, sob orientação do Padre João Leite Ferraz, a Matriz de Nossa Senhora da Candelária ganhou o aspecto atual após várias reformas. Uma delas, o arquiteto Ramos de Azevedo, no final do século XIX, reformou sua fachada. Em seu interior, destacam-se os estilos Barroco e Rococó, com obras de João Patrício da Silva, do Padre Jesuíno do Monte Carmelo e de Almeida Júnior, alguns dos maiores artistas do imaginário do Brasil.

Endereço: Praça Padre Miguel, s/nº, centro de Itu.
Data de inclusão: 31/08/2017
Fone: (11) 5521-3483