Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

01/09/2017 - 10:46 - #Mac Comunicação e Marketing
A participação da Câmara de Itu no episódio da independência
A participação da Câmara de Itu no episódio da independência - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Que Itu é uma cidade repleta de histórias, todos sabem. Mas esta, da influência política da cidade no cenário nacional, na época do grito “independência ou morte”, poucos conhecem.

A história registra que pouco antes do episódio da independ ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Que Itu é uma cidade repleta de histórias, todos sabem. Mas esta, da influência política da cidade no cenário nacional, na época do grito “independência ou morte”, poucos conhecem.

A história registra que pouco antes do episódio da independência, que aconteceu em 1822, uma representação brasileira foi a Lisboa participar das Cortes (Assembléia Geral), dentro de um pesado clima político. Deputados portugueses não admitiam qualquer insinuação ou proposta sobre a Independência do Brasil.

Um dos mais entusiastas defensores da independência, o ituano Francisco de Paula Souza e Mello que, por motivo de saúde, não participou da comitiva, foi o responsável por um documento levado à reunião pelo o nosso sacerdote-político Diogo Antônio Feijó. O ofício da Câmara de Vereadores de Itu, redigido por Paula Souza, que não teve dúvidas ao inserir no documento a expressão “Independência do Brasil” provocou uma situação de tanta hostilidade que a delegação brasileira se retirou da Assembléia e voltou ao Brasil.

O País era muito submisso às Cortes. Era proibido de ter indústrias e o comércio era completo monopólio de Portugal. A única perspectiva para o povo era a proclamação da independência, que ocorreu em 7 de setembro de 1822.

Havia urgência de se escrever uma Constituição. O Monarca convocou uma Assembléia Constituinte no Rio de Janeiro que logo foi dissolvida porque os Deputados não conseguiam se entender. Resolveu, então, consultar diversas Câmaras Municipais, entre elas a de Itu, convidada a participar da magna Assembléia Constituinte. Os vereadores ituanos ofereceram diversos artigos e Emendas, todas de cunho liberal.

Uma delas propunha uma questão debatida até hoje – a eleição Distrital. A urgência do processo falou mais alto, pois o Brasil precisava que sua independência política fosse reconhecida por outros países. A 1ª Constituição brasileira foi sancionada em 25 de março de 1824.
Dias depois, em 12 de abril, a Câmara de Itu reuniu autoridades e populares para o juramento à Constituição, dando ciência, por ofício e cópia da Ata do juramento ao Imperador Dom Pedro I e ao Presidente da província de São Paulo, Lucas Antônio Monteiro de Barros.

Assim, este relato demonstra a importância da participação da Câmara de Vereadores de Itu no processo da Independência que, no próximo dia 7 de setembro, comemora 195 anos de História. O bi-centenário se aproxima e em 2022 deverá ser comemorado com muita festa.

O tradicional Desfile da Pátria acontecerá na Av. Octaviano Pereira Mendes. As atividades terão início às 8h, com o hasteamento da bandeira, na Praça Duque de Caxias, em frente ao Quartel de Itu. Logo em seguida, às 8,30h, terá início o desfile com saída da Rua Domingos Fernandes e chegada na Rua Barão do Rio Branco, no centro de Itu.
Data de inclusão: 01/09/2017
Fone: (11) 5521-3483
Contato: Raul Machado
Empresa: #Mac Comunicação e Marketing
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Cidades][Política][Turismo ]
Este Release foi visto 426 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.