Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
  SetaSALA DE IMPRENSA FB
 
 
Release
Bookmark and Share      

11/09/2017 - 14:53 - #Mac Comunicação e Marketing
Turismo rural – Três roteiros para se encantar com a vida no campo no interior de São Paulo
Turismo rural – Três roteiros para se encantar com a vida no campo no interior de São Paulo - #MAC COMUNICAÇÃO E MARKETING

Os roteiros de turismo rural são excelentes opções de passeios tranquilos e de aproximação com a natureza.
O agronegócio não se restringe à produção agrícola. Cada vez mais fazendas estão abrindo as porteiras para receber turistas, o que é uma o ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Os roteiros de turismo rural são excelentes opções de passeios tranquilos e de aproximação com a natureza.
O agronegócio não se restringe à produção agrícola. Cada vez mais fazendas estão abrindo as porteiras para receber turistas, o que é uma oportunidade de geração de renda extra para o proprietário. Cada segmento rural é rico em informações, história, tradição e sabores. Roteiros turísticos do agronegócio permitem degustar alimentos no campo e descobrir como são produzidos. Para quem quer passar um tempo longe das grandes cidades e da lotação de praias durante as férias e feriados prolongados, o turismo rural é uma ótima alternativa.
O turismo rural no Estado de São Paulo tem alguns importantes roteiros:

Fazendas Históricas Paulistas

O roteiro Fazendas Históricas Paulistas inclui fazendas que oferecem visitação e outras abertas para hospedagem. Trata-se de oportunidade única de uma visita a um passado histórico, principalmente para os jovens acostumados à vida urbana nas grandes cidades.
O princípio da era de ouro do progresso do Estado de São Paulo começou pelas grandes fazendas de Campinas, Itu, Jaú, Limeira, Mococa, São Carlos e Vale do Paraíba. Suas sedes históricas, muitas delas com casarões bandeirantistas, permitem ao turista conhecer como era o ciclo da cana de açúcar no século XVIII, e o ciclo do café da segunda metade do século XIX até 1929.
Para mais informações www.fazendaspaulistas.com.br.

As fazendas de Itu

As fazendas de Itu são um dos pontos altos do Turismo Rural na cidade e ficam a apenas 100 km de São Paulo. Cada uma oferece atrativos diferentes aos visitantes.

Fazenda e Camping Paineiras

Importante diferencial é que o Camping Paineiras oferece a opção de Chalés confortáveis e local para estacionamento de motorhomes. O Camping-Fazenda também tem restaurante, piscinas, trilhas pela mata, lagos de pesca, quadras de tênis e futebol.

A Fazenda também dispõe espaço especial para convenções, reuniões e workshops com acomodações e refeições (válido de segunda à sexta-feira).

Rodovia Marechal Rondon, Km 115 - Itaim - Itu / SP
Fone: (11) 4022-3000 / 4022-3355
E-mail: fazenda@campingpaineiras.com.br
Visite: www.campingpaineiras.com.br

Fazenda Cana Verde

A Fazenda Cana Verde é uma importante representante do Patrimônio Histórico Colonial de Itu, ainda em atividade o que significa uma estadia do turista num ambiente verdadeiramente similar ao do período colonial.

Nela não existe luxo nem sofisticação, e sim a simplicidade e o aconchego das coisas do campo. As acomodações são instaladas nas antigas casas dos colonos que trabalhavam no local e agora viraram bangalôs.
A Cana Verde é um bom exemplo de uma fazenda em pleno funcionamento. Ela produz café e búfalos (com venda de leite e queijo)

A Fazenda oferece comida caseira em fogão a lenha, bebidas típicas, hospedagem em bangalôs, trilhas, piscina natural com cachoeira, mata nativa, cavalgada ao luar, campos para jogos de Pólo e Futebol.

Estrada do Pedregulho, s/n - Itu / SP
Fone: (11) 4023-1260
E-mail: reservas@fazendacanaverde.com.br
Visite: www.fazendacanaverde.com.br

Fazenda Capoava

Itu foi um dos primeiros centros de ocupação do Brasil, quando ainda havia a preocupação da Metrópole em configurar a posse do território. Em Itu, os bandeirantes e tropeiros que deixavam suas atividades para se fixar na terra optaram pelo modelo da Casa Bandeirantista que apresentava nesta região um apuro técnico não encontrado nos primeiros exemplares.

Prova de sua qualidade é que nos dias de hoje, diversas casas, cuja origem está nos séculos XVII e XVIII, ainda permanecem habitadas em bom estado, e estruturalmente intactas. Esse é o exemplo da Fazenda Capoava que voltou-se para o turismo rural com excelentes instalações de hospedagem e gastronomia.

Capoava em tupi significa terra fértil ou rancho de sapé, tradução certa para um local iluminado como este.
Do período de engenho de açúcar até hoje, a Fazenda Capoava guarda a sede, da antiga residência dos proprietários, de arquitetura bandeirista. O casarão de meados de 1750 é construído em taipa de pilão e tem uma capela anexa ao alpendre.

Endereço: Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 89,9
Site: www.fazendacapoava.com.br
Telefone: (11) 2118-4100

Fazenda do Chocolate

Deliciosa fazenda tricentenária, ótima para passar o dia com a família, fazer cavalgadas, conhecer a Casa do Caipira, comprar produtos artesanais, comer deliciosos doces e muito chocolate!

Aberta todos os dias das 8,30 às 17,45h, e com entrada e estacionamento gratuitos, a Fazenda do Chocolate conta com diversas atrações que nos remete ao passado e à vida no campo, além de ter um dos chocolates mais gostosos do Brasil.

Aos finais de semana e feriados a Fazenda funciona com estrutura completa de passeios e praça de alimentação caipira, com diversos tipos de salgados, loja de chocolates, loja de artesanatos e restaurante.

No seu estilo caipira, proporciona aos visitantes o contato com vários animais mansos, compras de produtos artesanais, alimentação e diversão garantida para crianças e adultos. Cavalgadas, mini-zoológico, lagos com carpas gigantes, playground, roteiros culturais e gastronômicos, passeios de pônei e a possibilidade de alimentar os animais na mão são só algumas das atividades para divertimento o tempo todo.

Estrada dos Romeiros, Km 90, s/n, Itu
Fixo: (11) 4022-5492 / Celular Vivo: (11) 99951-0524
E-mail: contato@fazendadochocolate.com.br
Site: www.fazendadochocolate.com.br

Fazenda Santo Antônio da Bela Vista

Com o projeto intitulado “Do Cafezal ao Cafezinho”, a engenheira agrônoma Maria Isabel Scarpa de Arruda, mais conhecida como Bebel, iniciou seu trabalho com escolas, mostrando para as crianças desde a formação de mudas até o beneficiamento do café feito pela própria fazenda.

Para as crianças aprenderem na prática aquilo que elas vêem nos livros significa não esquecer mais, além da oportunidade que elas têm de caminhar pelos campos da fazenda, nos quais podem conviver com a cultura e costumes locais.

É interessante observar a quantidade de crianças que experimentam o café pela primeira vez na fazenda, por ter despertado o interesse e curiosidade pelo assunto. Aprender que o café não é tudo igual, que o café não faz mal à saúde e até uma receitinha de um “milk shake” de café são alguns ensinamentos que elas recebem de uma forma didática e divertida. E depois, em cada etapa, passam a ser agricultores, ora colhendo café, ora abanando ou até mesmo esparramando o café no terreiro.

A Fazenda também abriu suas porteiras para receber famílias, estrangeiros e grupos fechados de empresas e terceira idade.

A expectativa é grande pelo Tour do Café. Bebel, proprietária e agrônoma, acompanha todo o passeio, dando explicações desde a muda até o manejo dos pés de café, colheita, abanação seguindo para o terreiro e tulha onde acontece o beneficiamento.

Depois, é só sentir aquele cheirinho irresistível da torra do café que é feita artesanalmente e a moagem dos grãos. Os grãos torrados na fazenda são classificados e selecionados pelo pai da Bebel, que tem uma grande experiência com café, além de ser um classificador e degustador da bebida.

Acabando o tour, o visitante é recebido com torresmo, mandioca frita e uma deliciosa caipirinha. Logo após é servido o almoço típico de fazenda, comidinha caseira e uma boa prosa pra finalizar com um cafezinho.

Estrada do Jacú - Itu - Fone: (11) 4023-1335
E-mail: bebelcafe@uol.com.br
Facebook: fazenda santo antonio da bela vista do café
Horário de funcionamento: Mediante agendamento.

Fazenda e Camping das Pedras

Em 1974, surgiu um novo negócio que atraia muita gente. Era o campismo que estava chegando a Itu. Em 20 de dezembro de 1975 foi inaugurado o Camping das Pedras, cuja proprietária, Maria Benedita, conhecida como Ditinha, empreendedora que era, viu aí uma ótima oportunidade de trabalhar de modo diferente. E assim tem sido desde então.

Hoje, a Fazenda das Pedras já tem 42 anos de atividade turística. Possui sessenta chalés e oferece comodidade e contato com a natureza, além de restaurante, lanchonete e área de camping, Day Use para grupos da melhor idade e escolas. Está apta a realizar eventos coorporativos, formaturas e casamentos.

Trata-se de ótima opção para passar o dia, o fim de semana ou a semana inteira com a família. Oferece atrações aquáticas, saborosa comida no restaurante aberto ao público e hospedagem em ampla área rural.

Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto – Km 98
Telefone: (11) 4023-1993
E-mail: contato@fazendadaspedrasitu.com.br
Site: www.fazendadaspedrasitu.com.br

Chácara do Rosário

As cavalgadas em Itu são um dos pontos altos do Turismo Rural. A Chácara do Rosário, todos os meses, promove a Cavalgada da Lua Cheia. Um programa de muito charme seguido de jantar. É preciso agendar.

A propriedade de João Pacheco, entusiasta do turismo rural, é de 1756, com casa sede estilo bandeirantista. Para o visitante ou hóspede, uma das atrações é o antigo engenho de açúcar que preserva sua arquitetura original.

Antigamente a Chácara se chamava Engenho Grande e chegou a ser uma das maiores produtoras de açúcar da província de São Paulo.

Estrada Velha Itu-Salto, Km 1
Fones: (11) 4023-0624 ou (11) 99607-7483

Fazenda Concórdia

A Fazenda Concórdia é uma das mais antigas fazendas do município de Itu. Embora haja uma lamentável lacuna no tempo, alguns documentos relatam a sua presença em1595, servindo assim como ponto estratégico e dando o devido apoio e pousada para as frequentes bandeiras saídas da vila de São Paulo de Piratininga com destino ao interior, desbravando e alongando as fronteiras do país. A Fazenda concórdia passou por diversos ciclos, com a captura de indígenas para o trabalho escravo, ciclo da cana, café, policulturismo, pecuária e atualmente o turismo.

Sua casa sede tem características bem marcantes como: paredes de dois tipos de taipa, a de pilão e a batida. No salão principal pode-se ver as duas fazes de sua construção, sendo a primeira com seu telhado arredondado (marcas visíveis na parede), e a segunda, com a vinda dos escravos, pode-se ver o aumento do pé direito e a construção do telhado com as telhas moldadas nas coxas das negras da época.

A Fazenda conserva ainda hoje as senzalas e as tulhas de café. Com a vinda dos italianos foram construídas novas casas de tijolos confeccionados por eles próprios que também trouxeram a tecnologia industrial da época. (moinhos de fubá, esteiras de correias, conchas movidas a água e também uma turbina que gerava eletricidade).

O terreiro de café foi todo calçado de tijolos para facilitar a secagem do produto. Atualmente a Fazenda Concórdia está aberta ao público para visitação e recepção com refeições típicas.
Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Km 85

E-mail: fazendaconcordiaitu@gmail.com
Fones: (11) 9 6488-4095 – (11) 4897-7144

Fazenda Monte Belo

É uma fazenda de 1890 que produziu café desde seu início e café e leite até o final do século XX. Atualmente cria gado de corte e eventualmente aluga a casa sede para hospedagem de pequenos grupos com agendamento prévio.

Endereço: Rod. Ilario Ferrari - Itu - SP
Telefone: (11) 99607-7483

Fazenda Paraízo

A Fazenda Paraízo é o lugar perfeito para eventos com um estilo rústico “chic” ao ar livre ou em área interna. Ela é quase tão antiga quanto a cidade de Itu. Passou por todos os ciclos importantes como açúcar e café e teve proprietários ilustres como os Barões de Itu e do Itaim.

Hoje, o espaço que abrigou uma das fazendas de café mais importantes do Estado, foi completamente adaptado e pensado para abrigar festas e cerimônias de pequeno e médio porte.
O projeto da reforma manteve as particularidades de um jardim com raízes verdadeiramente brasileiras deixando ainda mais vivas todas as características do espaço do século XVII. As mudanças foram feitas sem perder o charme deixado pelos barões do café e com o intuito de oferecer mais conforto, acessibilidade e estrutura para seus visitantes.
Suas principais características destacam paredes de taipa de pilão, pé direito de 7m de altura, maquinário de café antigo preservado e roda d´água importada da Inglaterra em 1749. Construída no século XVII, teve ilustres proprietários: Padre João Leite Ferraz (final do século XVIII), Barão de Itu (Bento Pais de Barros – início do século XIX) e o Barão do Itaim (Capitão Bento de Almeida Prado – meados séc. XIX)
Endereço: Al. Joaquim Emidio Nogueira Bicudo – Itu,
Fone: (11) 99252-6261
e-mail: contato@fazendaparaizoitu.com.br

Fazenda Vassoural

A Fazenda é Patrimônio Histórico Cultural do Brasil, e suas charmosas construções remetem a um clima saudosista e aconchegante.

A Casa Sede da Fazenda Vassoural segue a tradição bandeirantista, construída em taipa de pilão, sistema rudimentar de construção de paredes e muros, tradicionalmente usada para a construção de São Paulo, que data de 1790.

Originalmente, as terras eram de propriedade de Beatriz de Borba Gato, avó do bandeirante e Tenente General do Mato, Manuel de Borba Gato, que as recebeu como dote. Na época, as terras se estendiam de Itu até Cabreúva, porém não se sabe ao certo qual era a extensão original.

A fazenda foi fundada na vigência da Lei Sesmaria, que impedia que ruralistas deixassem suas terras e fossem viver na cidade. Isso porque a colheita de café e cana-de-açúcar havia caído muito.

Endereço: Rua Porto Velho, 300, bairro Brasil, no centro de Itu
Fone: (11) 3062-2696
e-mail: contato@fazendavassoural.com.br

Circuito das Frutas

Por meio do Circuito das Frutas é possível conhecer dez municípios produtores de frutas e hortaliças no estado de São Paulo. O roteiro inclui visitas a apiários, propriedades rurais de pequenos produtores e vinhedos de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. É importante ficar atento ao calendário de festas do circuito, pois os municípios costumam promover eventos temáticos com frutas e vinhos.

Para mais informações acesse www.circuitodasfrutas.com.br.

Circuito das Águas Paulista

O circuito das Águas Paulista é composto pelos municípios de Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Alegre do Sul, Amparo, Pedreira, Holambra, Serra Negra, Jaguariúna e Socorro. O roteiro realizado no Estado de São Paulo, além de permitir inúmeras opções de visitação a fontes e balneários da região, também permite conhecer fazendas, sítios e alambiques.

Informações em www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br.

Data de inclusão: 11/09/2017
Fone: (11) 5521-3483
Contato: Raul Machado
Empresa: #Mac Comunicação e Marketing
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Agronegócios][Arte-Cultura-Lazer][Turismo ]
Este Release foi visto 645 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
 
 
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.