18/09/2017 - 14:47 - C4 Comunicação
Desafios mentais, exercícios físicos e vida social ajudam pessoas com Alzheimer
Desafios mentais, exercícios físicos e vida social ajudam pessoas com Alzheimer - C4 COMUNICAÇÃO

Estimulação cognitiva (jogos, desafios mentais, resgate de histórias), atividade física regular e iniciativas de contato social, associadas a tratamentos com medicamentos são as armas já disponíveis contra a Doença de Alzheimer, enfermidade incurável, mas que deve ser tratada.

As manifestações do Alzheimer são demência e perda de funções cognitivas (como memória, orientação e linguagem). “Há muitos tratamentos experimentais promissores. É possível que dentro de alguns anos esta enfermidade esteja sob controle”, salienta Sizenando da Silva Campos Junior, médico neurologista e neurocirurgião, diretor Comercial e de Marketing da Central Nacional Unimed.

Cientistas já desenvolveram, por exemplo, biomarcadores para identificar os diversos estágios da doença e elaborar atendimento personalizado aos pacientes. Segundo pesquisa internacional apresentada na Conferência da Associação Internacional de Alzheimer de 2017, em Londres, um em cada três casos de demência pode ser prevenido. É comprovado que contato social e exercícios têm efeitos benéficos em pessoas com doenças degenerativas.

“Há um bom horizonte futuro de tratamento, mas atualmente já é possível tomar providências para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Uma vida saudável com constantes estímulos intelectuais ajuda a postergar consequências nocivas desta doença”, explica Campos Junior.

Vinte e um de setembro é o Dia Mundial da Conscientização da Doença de Alzheimer, que acomete mais de um milhão de pessoas no Brasil.
Data de inclusão: 18/09/2017
Fone: (11) 0020202020