27/09/2017 - 11:38 - DOC Press
Sociedade Brasileira de Cardiologia promove, pelo segundo ano, a campanha Setembro do Coração - DOC PRESS

Entidade fará um alerta para um problema que é responsável por 29% de todas as mortes em nosso país. Em São Paulo, haverá exames de glicemia, medição de pressão arterial e circunferência abdominal e orientações no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, com a distribuição de 1.100 senhas, além de ações em escola pública

As doenças cardiovasculares já vitimaram 240 mil pessoas no Brasil, entre 1º de janeiro e 1º de setembro deste ano, segundo o Cardiômetro (www.cardiometro.com.br), idealizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. As doenças do coração causam o dobro de mortes de todos os tipos de câncer juntos, mais do que duas vezes todos os acidentes e a violência e 6,5 vezes mais do que todas as infecções, incluindo a AIDS.

\"É uma epidemia e precisamos vencer essa guerra com mais cuidados ao coração\", alerta o presidente da SBC, Marcus Bolívar Malachias. Para o cardiologista precisamos reverter esse quadro para o Brasil não se tornar, nas próximas décadas, o líder mundial em mortes por doenças cardiovasculares. \"A maioria dessas mortes podem ser evitadas e ajudaria muito se as pessoas praticassem atividades física, tivessem uma alimentação mais adequada, não fumassem e tomassem os medicamentos prescritos pelo médico\", resume o presidente da SBC.

O Setembro do Coração, que faz parte do Movidos pelo Coração (maior movimento nacional de combate às doenças cardiovasculares), ressalta, com ações em mídias sociais e em locais públicos, quais são os principais fatores de risco para o coração: hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, obesidade, ingestão excessiva de álcool, estresse, sedentarismo, além da idade, do histórico familiar e da etnia. \"Eles são conhecidos há anos, porém precisamos disseminá-los mais\", completa o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Weimar Sebba Barroso.

A SBC irá promover o famoso gesto com as mãos em formato de coração em mídias sociais e com a participação de artistas, músicos, cantores e celebridades. \"Pretendemos associar o ato, que já simboliza o amor, também com o cuidado com o coração. Cuidar da própria vida é o maior ato de amor\", completa o diretor de Comunicação da SBC, Celso Amodeo. Para participar é muito fácil: basta postar nas mídias sociais uma foto, vídeo ou gif fazendo o símbolo do coração com as mãos, depois marque com #eu cuido do meu coração.

Mascote e Dia Mundial do Coração

Neste ano, a SBC lançou um mascote, o Dr. Cordélio, que de forma lúdica transmitirá informações sobre prevenção das doenças cardiovasculares. No Dia Mundial do Coração, em 29 de setembro, haverá atividades com distribuição de folhetos informativos da campanha, exames de glicemia, medição de pressão arterial e circunferência abdominal, no Conjunto Nacional da Avenida Paulista. Outra ação, que faz parte do SBC vai à Escola, será realizada na Escola Estadual Caetano de Campos onde haverá oficinas de nutrição, atividade física, teatro, multimídia e relaxamento.

Confira o vídeo da campanha: http://setembrodocoracao.com.br/video-influenciadores

SERVIÇO:
Local: Conjunto Nacional