28/09/2017 - 16:34 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Núcleo de Contadores de Histórias traz Eduardo Sussumo para encontro neste sábado (30) - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

A proposta do grupo é promover uma viagem ao universo das trovas. Núcleo se reunirá das 9h às 12h, na sede da Fundação do Livro e Leitura, que fica na Rua Prof. Mariano Siqueira 81, no Jardim América. Atividade é gratuita e aberta a interessados ...

Ribeirão Preto (SP), 28 de setembro de 2017 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove neste sábado (30) mais um encontro do Núcleo de Contadores de Histórias. O grupo se reunirá na sede da Fundação, a partir das 9h, e traz uma atração especial: o poeta e escritor, Eduardo Sussumo, para apresentar suas produções em trovas. Estão também programadas atividades como exercícios, dinâmicas, brincadeiras e contações de histórias – como continuidade do trabalho. A participação é aberta ao público e a entrada gratuita.

Mineiro de Guaxupé, Eduardo Sussumo passou parte da infância e juventude em Passos, Minas Gerais. Além da experiência em literatura, ele é formado em Engenharia Elétrica, residiu e trabalhou nos estados de São Paulo, Rondônia, Pará e Tocantins. Atualmente, vive em Franca, cidade onde constituiu sua família. O escritor ainda exerce as atividades de engenheiro, professor, poeta, ator amador, palhaço e contador de causos e histórias.

Durante a juventude, Sussumo deu seus primeiros e tímidos passos na arte da literatura, mas não foram a diante. Depois de um longo período em silêncio absoluto, aos 45 anos retomou sua antiga paixão pelas letras e recentemente passou a se aventurar neste universo. O escritor possui trabalhos em haicais, contos, poemas e trovas, muitos selecionados em vários concursos literários nacionais, assim como reúne participações em antologias.

Entre suas premiações, Eduardo Sussumo foi vencedor do Concurso Literário “Muito Além das Montanhas”, em 2016, na categoria Conto; ganhou o “Prêmio Literário Línguas & Amigos”, na categoria conto, em 2016; ganhador do “7º Concurso Microcontos de Humor de Piracicaba”, em 2017, com microconto e também recentemente ficou em primeiro lugar nos prêmios “VIP de Literatura” e “XI CLIPP - Ruth Campos” - ambos com poemas, entre outros.

Eduardo Sussumo vai dividir com o Núcleo de Contadores de Histórias suas trovas e experiências com este estilo literário – que é uma de suas paixões. Ele conta que sua experiência com as trovas é muito recente. “Foi no final de 2016 que comecei a escrever minhas primeiras trovas e a participar de concursos - sempre promovidos pela União Brasileira de Trovadores”, revela. Até agora, já ganhou cinco concursos de trovas, entre eles, os prêmios de Niterói, Porto Alegre, Natal, entre outros.

O poeta diz que a inspiração para a criação de trovas vem de estímulos variados. “Desde
grandes escritores, às frases anônimas dos muros, do cordel, das músicas, das sábias palavras de uma criança e da juventude que emana da alma de um idoso. Estou sempre atento a essas poesias do dia a dia, elas me influenciam e me inspiram. Não só para as trovas, mas para tudo o que eu possa compor”, destaca.

O Núcleo de Contadores de Histórias faz parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. Sob a coordenação da atriz Míriam Fontana, o núcleo se reúne para fomentar experiências, contação de histórias e planejamento para a sequência de atividades programadas. Os encontros acontecem uma vez por mês. “Ainda teremos três encontros neste ano e nosso objetivo é trocar experiências e ideias, discutir assuntos programados e brincar, que em essência é o centro das contações de histórias”, explica Míriam. A atriz e contadora comenta que a cada encontro o grupo vivencia situações que permeiam o ofício do contador de histórias e possibilitam a percepção dos fios da contação, do ouvinte e das histórias. “É uma grande trama, uma grande troca, um jogo envolvente que sempre nos modifica, nos transforma”, conclui.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

SERVIÇO:
Núcleo de Contadores de Histórias
Data: 30 de setembro de 2017
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América, Ribeirão Preto (SP)
Informações: (16) 3911-1050
Obs. Atividade aberta e gratuita

Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)