Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

29/09/2017 - 15:57 - ADS Comunicação Corporativa
Varejo de moda promove o desenvolvimento e a sustentabilidade da cadeia de valor
Varejo de moda promove o desenvolvimento e a sustentabilidade da cadeia de valor - ADS COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

As ações de desenvolvimento da cadeia fornecedora têxtil nacional é um dos pilares estratégicos de atuação da ABVTEX ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Promotora do diálogo entre os diversos elos da cadeia produtiva, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que congrega as mais representativas redes varejistas de moda no Brasil, registra passos importantes rumo ao desenvolvimento sustentável da complexa rede de fornecimento local que envolve desde a produção de fibras, fiação, indústria têxtil, indústria de confecções até o varejo.

Ao concentrar uma agenda positiva de iniciativas, além de articular soluções conjuntas para problemas comuns, a Associação tem protagonizado inúmeras conquistas, entre elas as relativas ao Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial da cadeia de valor da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e na promoção do trabalho digno, combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular por fabricantes e seus subcontratados.

“Como elo importante da cadeia, o varejo de moda tem assumido cada vez mais o papel de articulador das melhores práticas no segmento de vestuário, calçados, bolsas, acessórios e de artigos têxteis para o lar, somando apoio a projetos que visam a evolução das cadeias de fornecimento”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

Conheça algumas das iniciativas:

Programa Brasil Mais Produtivo (B+P)

O resultado da parceria firmada pela ABVTEX com o SENAI CETIQT-RJ em prol da adesão de fornecedores de vestuário do Estado do Rio de Janeiro junto ao Programa Brasil Mais Produtivo, iniciativa do governo federal que visa auxiliar as empresas industriais a melhorar seus processos produtivos, com implementação de ações rápidas, eficientes e de baixo custo, é bastante positivo: 40% das vagas ocupadas no setor de vestuário são de empresas participantes do Programa ABVTEX.

“Este programa coordenado pelo MDIC é uma resposta rápida ao dilema da baixa produtividade da indústria e uma oportunidade única para melhoria da competitividade. Há fornecedores que já registram resultados muito expressivos, com aumento médio de 58% de produtividade”, diz Lima.

Parceria com a OIT no setor têxtil da Cidade de São Paulo

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o Instituto C&A, o Instituto Lojas Renner e a Zara Brasil formalizaram em maio deste ano uma parceria para a realização de um novo projeto de promoção do trabalho decente no setor de confecção na cidade de São Paulo.

O projeto atua em três eixos: promover o treinamento em gestão de negócios para imigrantes latino-americanos proprietários de oficinas de costura (especialmente em micro e pequenas empresas); promover a conscientização dos trabalhadores imigrantes que trabalham em oficinas de costura sobre seus direitos no Brasil e formas de regularização; e reforçar a capacidade de articulação das instituições governamentais dos níveis federal, estadual e municipal para criação e implementação de políticas públicas de acolhimento do imigrante.

Programa Valor em Cadeia

O Programa Valor em Cadeia, promovido pelo Uniethos e pelo Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem como principal objetivo melhorar o desempenho do negócio, o bem-estar dos funcionários e a gestão ambiental das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

“Firmamos a parceria com o Uniethos para incentivar a adesão das MPMEs de confecção que participam do Programa ABVTEX para formulação de estratégias de gestão e desenvolvimento dos negócios”, informa Lima.

Laboratório da Moda Sustentável

Em uma nova parceria firmada entre a OIT (Organização Internacional do Trabalho), ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) e Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), com o apoio do Instituto C&A e a realização do Instituto Reos, foi lançado recentemente o Laboratório da Moda Sustentável - Por um setor do vestuário mais sustentável e justo, uma iniciativa multissetorial, em nível nacional, com o objetivo de abordar e transformar os principais desafios do setor de vestuário no Brasil.

Com um grupo de participantes com legitimidade e capacidade de influenciar a transformação do setor, a intenção é criar e prototipar iniciativas de sustentabilidade que tragam inovações para o setor de vestuário em temas relevantes, tais como: informalidade, condições de trabalho precarizado ou forçado, modelo de negócio, matérias-primas, questões ambientais, sociais e de consumo.

“Esperamos alcançar impactos positivos no mercado de moda no Brasil que reverberem pelos próximos anos. O projeto prevê resultados alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como melhores condições de vida e trabalho no setor; e consumidores mais orientados e conscientes”, ressalta Lima.
Data de inclusão: 29/09/2017
Fone: (11) 50903017
Contato: Jacqueline Miranda
Empresa: ADS Comunicação Corporativa
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Moda][Sustentabilidade ]
Este Release foi visto 96 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.