02/10/2017 - 13:54 - William Gimenes
Yara promove Bootcamp e integra conhecimento entre empresa e universidade
Yara promove Bootcamp e integra conhecimento entre empresa e universidade - WILLIAM GIMENES

Colaboradores da companhia, alunos e servidores da FURG poderão colocar em prática conhecimentos técnicos sobre produtividade industrial

...

Porto Alegre, 2 de outubro de 2017 – A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, acredita no poder transformador do conhecimento compartilhado e organiza entre 2 e 13 de outubro o Bootcamp, treinamento prático em linha de produção em que os participantes poderão aplicar de forma lúdica conhecimentos sobre processos produtivos industriais. O game acontece nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na sede da Oceantec, Parque Científico e Tecnológico da instituição de ensino. O objetivo é integrar conhecimentos da área industrial às vivências acadêmicas.

No treinamento, duas equipes irão competir em linhas de produção para fabricação de sucos. Em cada round, os participantes deverão aplicar conhecimentos teóricos, aprimorar processos e ver na prática como aumentar a produtividade durante o processo de fabricação. Os conhecimentos extraídos serão cultivados no dia a dia da produção de fertilizantes da empresa em Rio Grande e as etapas serão orientadas por consultores da McKinsey e colaboradores da Yara International e Yara Brasil.

Para integrar os conhecimentos promovidos pela Yara Brasil com a vida acadêmica, a empresa fará uma rodada exclusiva para alunos da Universidade e alguns docentes poderão ainda acompanhar o treinamento dos colaboradores da empresa. “É parte da nossa cultura empresarial desenvolver conhecimento e promover a colaboração. Acreditamos que, ao compartilhar nossos saberes e experiências, criamos oportunidades de crescimento para ambos os lados”, pondera Leonardo Silva, vice-presidente de Produção da Yara Brasil e diretor do complexo industrial de Rio Grande.

Desenvolvimento de Pessoas
Com os já anunciados investimentos de R$1.3 bilhões na ampliação e modernização da unidade da Yara em Rio Grande, a empresa terá o maior e mais tecnológico parque de produção de fertilizantes da América Latina. E, para trabalhar com toda a automatização e outros desafios que estão por vir, a empresa tem apostado em um robusto programa de desenvolvimento de pessoas na Unidade. “Acreditamos no potencial e no conhecimento que nossos colaboradores têm sobre o nosso negócio, estamos propondo a qualificação dos nossos operadores, montando programas de capacitação que vão aliar o conhecimento que eles já têm à tecnologia que está estará disponível em nossa planta até 2020”, explica Silva.

Entre as iniciativas promovidas pela companhia estão as turmas para Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de, em dois anos, elevar o grau de escolaridade dos colaboradores ao ensino médio completo.

Existem, ainda, outros programas de desenvolvimento de carreira, como o Programa de Capacitação da área de Manutenção e o Programa Qualificar, destinado a operadores. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre as máquinas e a operação, além de proporcionar uma visão mais técnica sobre os processos. Nossos colaboradores estão motivados com a proposta de desenvolvimento profissional que estão recebendo. No mês passado, 141 colaboradores formaram as primeiras turmas a concluir cursos técnicos dessa onda de desenvolvimento. Metrologia dimensional básica, eletricidade básica industrial, iniciação à mecânica industrial e iniciação eletrotécnica foram os cursos ministrados pelo SENAI para nosso pessoal. E essas são só as primeiras turmas”, conta o vice-presidente.

Parque Científico e Tecnológico da FURG
O Oceantec é o Parque Científico e Tecnológico da FURG, que será oficialmente lançado em novembro com uma extensa programação. Segundo o vice-reitor da universidade, professor Danilo Giroldo, a pré-inauguração dos espaços com o treinamento desenvolvido pela Yara Brasil vai diretamente ao encontro da proposta do Parque. “O Oceantec foi concebido como locus promotor da inovação a partir da interação entre universidade, empresas e outras organizações da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento territorial. Projetos de desenvolvimento tecnológico, inovações sociais e atividades de formação nos mais diversos níveis serão o dia a dia do Parque, de modo que estamos muito felizes em fazer este pré-lançamento em parceria com a Yara Brasil que materializa muito desta proposta”, considera.

Sobre Yara

O conhecimento, os produtos e as soluções da Yara tornam os negócios dos agricultores, distribuidores e clientes industriais mais rentáveis e responsáveis, protegendo, ao mesmo tempo, os alimentos e o meio ambiente.

Nossos fertilizantes, programas nutricionais e tecnologias aumentam os rendimentos da lavoura, melhoram a qualidade do produto final e reduzem o impacto ambiental das práticas agrícolas. Nossas soluções industriais e ambientais melhoram a qualidade do ar, reduzindo as emissões da indústria e de veículos de transporte, servindo como ingredientes-chave para o desenvolvimento de uma ampla gama de produtos. Estimulamos uma cultura que promove a segurança de nossos colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores e das comunidades em que atuamos.

Fundada em 1905 para resolver a fome emergente na Europa, hoje, a Yara tem uma presença mundial, com cerca de 15 mil funcionários e vendas para mais de 160 países. No Brasil, possui sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo e Paulínia, cinco fábricas de produção e 24 unidades misturadoras de fertilizantes próprias, com presença nos principais polos de produção agrícola do País. Também possui duas unidades de produção de soluções ambientais, cinco unidades de mineração e duas unidades portuárias próprias.

Seu portfólio de fertilizantes – que vai de misturas de grânulos a produtos especiais, como foliares, líquidos e NPK no grânulo – e programas nutricionais que ajudam a produzir os alimentos necessários para a crescente população mundial. Os produtos e soluções industriais reduzem as emissões, melhoram a qualidade do ar e apoiam operações seguras e eficientes e incluem ofertas de nutrição animal. Para manter a perspectiva de crescimento em longo prazo, a pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Yara são focados na agricultura sustentável e na busca por novas soluções ambientais como a redução do uso da água e a produção de alimentos saudáveis e de qualidade superior com a quantidade precisa de fertilizantes.

www.yarabrasil.com.br

Informações para imprensa

Grupo CDI – Comunicação e Marketing

William Gimenes (11) 3817-7910