02/10/2017 - 14:27 - #Reverso Comunicação Integrada
Incomum implementa estratégias digitais de sucesso para a Casarão Imóveis
Incomum implementa estratégias digitais de sucesso para a Casarão Imóveis - #REVERSO COMUNICAÇÃO INTEGRADA

O crescimento no setor imobiliário é um desafio em tempos de crise econômica. Através de estratégias de marketing digital, a Incomum — Comunicação Estratégica, de Pelotas (RS), colaborou para o aumento de 19% o número de imóveis alugados no mesmo período dos últimos dois anos para a Casarão Imóveis, uma das marcas mais tradicionais da cidade de Pelotas, que também atua em outras cidade do Rio Grande do Sul — Santa Maria, Rio Grande, Passo Fundo, Novo Hamburgo e Porto Alegre. O plano de comunicação estratégica vem sendo trabalhado desde 2015 e inclui marketing digital, mídias sociais, inbound marketing, além de ações e mídia offline.

A estratégia voltada para a imobiliária iniciou a partir de um Plano de Voo, uma metodologia própria da Incomum para trabalhos de comunicação estratégica dividida em quatro etapas: diagnóstico, conceito, planejamento e solução. “A partir dele, identificamos as vocações da empresa e definimos que umas das nossas tarefas era reforçar a imagem da Casarão como imobiliária que entende de estudante”, explica Ana Paula Bachiega, diretora da Incomum.

O trabalho foi de imersão na marca, buscando compreender o contexto em que está inserida, principalmente por atuar em cidades que são polos universitários. O Marketing Digital foi o canal principal de comunicação com este público de estudantes que provém de diversas regiões do Estado e até do País. Através de personas bem definidas, se conseguiu chegar até o estudante enquanto ele pesquisava informações sobre a cidade, buscando chamar a sua atenção de maneira espontânea.

Os conteúdos da imobiliária foram publicados em um blog, enviados via newsletter, campanhas de mídia em Google Adwords, divulgados no Facebook e automação de marketing com cerca de 20 e-mails e mais de dez automações. O e-book \"Pelotas de A a Z\", lançado em 2016 e reeditado em 2017, fez parte das ações criadas para informar o estudante e valorizar a marca.

Essa estratégia de inbound marketing se uniu às demais para otimizar o trabalho. Através de uma ferramenta de automação de marketing foi possível agilizar as etapas e acompanhar o relacionamentos com o público que tenha feito qualquer contato inicial com a marca. Ao se identificar esse usuário a estratégia foi de não deixá-lo desamparado, dando continuidade à comunicação com ele e com o que busca através de serviços complementares, como uma consultoria personalizada para encontrar o imóvel ideal para o cliente. Tudo isso foi operacionalizado através de automações de marketing. “As estratégias digitais utilizadas com a Casarão demonstram que os resultados podem ser obtidos em qualquer setor quando bem executadas”, avalia Ana Paula.

Resultados positivos

Em 2016, quando a estratégia de marketing digital com a publicação de conteúdo e automação de marketing foi criada para a marca, a Casarão Imóveis registrou um aumento de 6% no número de imóveis alugados durante o primeiro trimestre do ano, que já foi surpreendente. Já em 2017, quando o trabalho esteve mais consolidado, o número de imóveis alugados aumentou ainda mais: 12%, registrando um recorde na imobiliária e acumulando 19% de incremento no mesmo período do ano

A parceria com a Incomum é salientada pela gerente de Marketing da Casarão Imóveis, Carolina Brum. \"Há dois anos a sintonia se evidencia e se fortalece cada vez mais. Temos um trabalho que nos instiga a olhar para o nosso negócio e fazer mudanças positivas desde que a Incomum expandiu para a Casarão o conceito de agência\", destaca ela.

Ações on e off estiveram juntas durante todo o período. No dia da matrícula a Casarão liberou o seu sinal wi-fi para que os estudantes pudessem acessar as redes mediante o cadastro de um e-mail, iniciando assim um novo contato com a empresa. Foram distribuídos também materiais personalizados e brindes. “Consideramos esse um case perfeito de comunicação estratégica, que é quando interpretamos os valores e a cultura de uma empresa e o traduzimos em uma linguagem correta, com uma mensagem verdadeira, para os canais e públicos adequados”, explica Ana Paula.

IMAGENS

Sobre a Incomum (http://www.incomum.in)
Desde 1995, a Incomum é uma agência focada em comunicação estratégica empresarial. A agência constrói processos de comunicação estratégica eficientes passando por quatro etapas: diagnóstico, conceito, planejamento e solução. Da teoria para a prática, a Incomum é criadora da metodologia Plano de Voo — desenvolvida unicamente com o objetivo de ajudar marcas a redescobrirem sua verdadeira identidade e se posicionarem como únicas para seus públicos, nos seus mais diversos pontos de contato e relacionamento, sejam eles online ou off-line. Possui sede em Pelotas (RS) com filial em Chapecó (SC) e Palmas (TO)

Palavras-chave: agência; resultados; campanha; publicidade; clientes; imobiliária; Casarão; marketing digital; comunicação estratégica; automação de marketing; inbound marketing