02/10/2017 - 18:21 - * di fatto comunicação
Tecnologia inovadora de energia solar é aplicada ineditamente em transporte de cargas - * DI FATTO COMUNICAÇÃO

Projeto piloto entre Sunew e Transportadora Americana garante autonomia total ao semirreboque

...

A Sunew, maior fabricante de OPV orgânico do mundo, fechou parceria com a TA -Transportadora Americana, para que o semirreboque realize todas as suas funções essenciais com alta performance sem depender da cabine. O projeto piloto, iniciado em agosto, tem por objetivo testar a nova tecnologia em energia solar orgânica para atingir desempenho máximo em segurança (GPS e sistema de exaustão), economia de bateria e combustível.

Dessa forma, o semirreboque é adesivado com o filme orgânico, capaz de absorver luz solar de forma difusa. A energia é convertida por meio de um sistema eletrônico, que a distribui para os compartimentos necessários.

“Diferentemente das estruturas convencionais, que precisam estar conectadas à bateria para garantir a operação, os modelos com a tecnologia do filme possibilitam ao motorista uma viagem mais segura, confortável e econômica”, explica o gerente de Novos Negócios da Sunew, Filipe Ivo.

Segundo Celso Luchiari, diretor da TA, a tecnologia apresenta custo baixo em relação aos benefícios. “Uma de nossas operações exige carretas cofre, com fechadura eletrônica. Com essa tecnologia, a alimentação da energia acontece de forma independente ao cavalo, evitando contra tempos como travamento das portas e perda de configuração do sistema. Ganhamos tempo e agilidade nos processos de transferência.”

Luchiari acrescenta que espera aumentar em breve o projeto piloto, podendo chegar a dezenas de veículos.

“Realmente é fácil imaginar um futuro próximo onde todos os nossos veículos possam ser sustentáveis e eficientes.”
A tecnologia do OPV é a única adequada para esse tipo de aplicação, isso porque, por ser flexível como a borracha, não sofre impacto com a movimentação do veículo nas estradas. Já os demais produtos disponíveis no mercado, por terem células rígidas, trincam com o atrito.

Vantagens Gerais

• LEVEZA: Não sobrecarrega a estrutura
• FLEXIBILIDADE: Única tecnologia solar capaz de resistir às vibrações torções que o semirreboque é submetido, se adequando à estrutura conforme movimentação
• ENERGIA: Alternativa de energia limpa independente do funcionamento do motor ou de qualquer outra fonte externa

Vantagens para o semirreboque

O OPV gera energia à partir da fonte solar para alimentar sistemas como GPS, freios ABS, sistema de exaustão, entre outros que podem inclusive funcionar de forma autônoma.

• SISTEMA DE EXAUSTÃO AUTÔNOMO: Evita o aumento da temperatura do baú e possíveis perdas de produtos sensíveis, como medicamentos, alimentos e produtos químicos
• GPS: Rastreamento do semirreboque por meio de um sistema independente do cavalo, potencialmente reduzindo roubos de carga
•DISPONIBILIDADE DE ENERGIA NO BAÚ: Sistema de energia para uso múltiplo independente da conexão ao cavalo e do acionamento do motor
• ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA: Manutenção de luzes de sinalização mesmo com o motor desligado
• BATERIA: Aumento da vida útil da bateria do caminhão
• ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL: Economia indireta de combustível pelo uso da fonte de energia fotovoltaica para alimentar sistemas

Sobre o OPV
Os filmes fotovoltaicos orgânicos, também conhecidos como OPV (Organic Fotovoltaics), são a terceira geração de células solares, capazes de gerar energia elétrica a partir da luz do Sol. Trata-se de um filme fino, leve, flexível, com diferentes graus de transparência e altamente customizável, em termos de cor e formato.

A Sunew
Inaugurada em Novembro de 2015, a SUNEW nasceu com o compromisso de mudar os paradigmas da indústria de energia solar no Brasil e no mundo. É resultado da convergência de esforços do CSEM Brasil, FIR Capital, BNDES, Tradener e CMU para conceber a maior infraestrutura do mundo para a produção de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos, conhecidos como OPV (Organic Photovoltaics). Empresa 100% brasileira, conta com parcerias com entidades como FIEMG, FAPEMIG e Governo de Minas Gerais.

A TA
Empresa de gestão familiar, com 76 anos de experiência nos segmentos de transporte rodoviário, aéreo e de armazenagem, com forte presença nas regiões Sul e Sudeste do País, a TA reúne grande experiência em todas as competências do setor de transporte de cargas. Pioneira em adotar soluções tecnológicas e reconhecida por investir continuamente na formação de profissionais, sendo referência para o mercado.

Filiais * 40
Frota * 978
Idade média da frota própria * 5
Toneladas transportadas* 162.402.998