04/10/2017 - 14:38 - #Reverso Comunicação Integrada
FIC17 – Porto Alegre vive a economia da experiência nesta quinta e sexta, 5 e 6 de outubro - #REVERSO COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Em sua 13ᵃ edição, o Festival de Interatividade e Comunicação - FIC17 traz além das palestras atividades paralelas como o Startup Lab Sebrae; balada Matinal WAKE FIC POA e o tour cervejeiro Beer Bus FIC17  ...

Nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6 de outubro, Porto Alegre será o centro das discussões da indústria criativa. O Festival de Interatividade e Comunicação (FIC17) acontece no Centro de Eventos BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Serão mais de 30 nomes e marcas para debater tendências e oportunidades da economia da experiência. O FIC17 está em sua 13ª edição, tem como tema The Experience Economy, e três pilares de conteúdo: Brand Experience; Technology Experience e Design Experience. É direcionado aos profissionais de Marketing e Tecnologia da Informação, agências de comunicação, start-ups, agentes digitais e empresas nativas da economia pós-digital.

Entre os conteúdos, o pensador da Economia da Experiência, Brian Solis e o papa do software livre, Jon Maddog Hall, são os destaques internacionais. A palestra de abertura será com o guru digital e da Inovação, Silvio Meira. Destacam-se ainda: o criador da marca RIO 2016, Fred Gelli; o “Bill Gates” brasileiro, fundador do ZAZ/Terra, Marcelo Lacerda; o mestre da Realidade Aumentada, Rodrigo Terra e o “sapateiro criativo” do Rider e da Melissa, Edson Matsuo; a fundadora da Insecta Shoes, marca de sapatos ecológicos e veganos, Barbara Mattivy; a Coordenadora da Gastromotiva, Samantha Souza; o curador da Japan House, Marcelo Dantas e o jornalista e diretor de grandes espetáculos da TV Globo e Natal Luz, Edson Erdmann. Além de painéis sobre o mercado das agências digitais.

Para o curador do evento, Cesar Paz, o FIC17 vai estabelecer um dialogo entre a indústria criativa e a economia da experiência. “Conceito criado na Universidade de Harvard em 1999, a Economia da Experiência diz que depois da comoditização dos serviços, o que vale hoje é a experiência. É essa discussão que o FIC17 traz com cases e marcas atuantes nesse momento do mercado”, explica.

O FIC17 é um evento da Associação Brasileira dos Agentes Digitais - Regional Rio Grande do Sul, que conta com a correalização do SEPRORGS Plataforma de Negócios Digitais do RS; com patrocínio Master do Grupo RBS; Gold da Divex e Sindilojas; silver da Digital Business e Inventa Evento. A plataforma oficial é o Sympla e o transporte oficial Cabify.

Atividades paralelas

04 e 05/10
Desafio Startup Lab Sebrae – Edição Varejo
O FIC17 recebe o Startup Lab Sebrae – Edição Varejo, que já começou nesta quarta, 4 de outubro, no Tecnopuc e terá seu segundo dia e divulgação do resultado dentro do FIC17, dia 5 de outubro, quinta-feira, das 8h às 18h30.
O Startup Lab Sebrae é um evento voltado para estimular a cultura empreendedora, trazendo para os participantes a experiência de criar uma startup do zero durante alguns dias de trabalho. Na edição Varejo estarão reunidos empreendedores, estudantes, lojistas e fornecedores do setor varejista para resolver problemáticas do segmento, como: Logística, Experiência do cliente no PDV, Engajamento de clientes, Integração da loja física com a loja virtual, etc.
A condução do evento será realizada pela consultora Latoya Brum e mentores para auxiliar no desenvolvimento das Startups. Uma banca avaliadora vai avaliar a qualidade e aplicabilidade das startups criadas. As problemáticas do setor serão apresentadas por Vladimir Machado, Associado do Sindilojas POA representando a Machado Modas.
As melhores startups serão premiadas com: participação no FIC 2017 (ingresso para o segundo dia); espaço garantido no FIC 2018; matéria em imprensa para divulgar a solução; mentoria exclusiva com Cesar Paz (curador do FIC17) e desconto em workshops abertos do StartupRS.
O Startup Lab Sebrae – Edição Varejo é uma iniciativa do Sebrae/RS e tem apoio da Abradi-RS; Associação Gaúcha de Startups - AGS; Badesul; FIC17; Raiar; Seprorgs; Sindilojas; Tecnopuc; Ventiur e WOW Aceleradora.
06/10 – MANHÃ
WAKE será a balada matinal do FIC17

O FIC17 vai receber, no dia 6 de outubro, pela primeira vez em Porto Alegre, a WAKE, festa matinal que propõe ressignificar a lógica urbana e proporcionar um novo olhar das pessoas para si mesmas e seu dia a dia. A WAKE FIC POA acontece das 7h às 9h, no mezanino da Usina do Gasômetro (Av. Pres. João Goulart, 551) e traz atividades como yôga, meditação, dança, gastronomia saudável, reiki e massagem. A festa terá 100% da arrecadação da venda de ingressos destinada à ONG Renascer da Esperança da Restinga, de Porto Alegre.

Já realizada em dezenas de cidades no país e no exterior, a WAKE é uma iniciativa da HED (Human Experience Design), braço da Mandalah (consultoria de inovação consciente), focado no design de experiências humanas. O projeto é liderado por Lourenço Bustani, sócio-fundador da Mandalah, e teve seu pontapé inicial em uma festa no mesmo formato, em fevereiro de 2015, em São Paulo, com cobertura no Jornal Nacional. Os ingressos para a WAKE podem ser adquiridos antecipadamente por R$ 30 na mesma plataforma do FIC17: bit.ly/inscricaofic17 ou no local, apenas em dinheiro.

06/10 – NOITE
Tour cervejeiro encerra FIC17

Para encerrar as atividades dos FIC17, o evento oferece um tour cervejeiro, o Beer Bus FIC17.. O tour ocorre na sexta-feira, 6 de outubro, com saída às 18h, do Centro de Eventos BarraShoppingSul, em uma parceria do evento com a Veterana Beer e apoio da Ouro e Prata. Os ingressos podem ser adquiridos no site do FIC17 ou no local e são limitados. No trajeto estão as cervejarias Baldhead (Rua Vítor Valpírio, 350 – Anchieta); Diefen 4beer (Av. Polônia, 200 - São Geraldo) e Distrito (Av. Amazonas, 835 - São Geraldo), com paradas de aproximadamente 50 minutos em cada estabelecimento e uma cerveja cortesia de 300 ml.

Ingressos: 1º lote - R$ 45 até quinta / 2º lote - R$ 55 sexta pelo site ou na hora: bit.ly/inscricaofic17

O que: FIC17 - The Experience Economy
Quando: 5 e 6 de outubro de 2017
Local: Centro de Eventos Barra Shopping Sul (Av. Diário de Notícias, 300) - Porto Alegre