05/10/2017 - 11:50 - C4 Comunicação
PROTESTE avalia oito filtros de água: saiba qual é a melhor opção do mercado
PROTESTE avalia oito filtros de água: saiba qual é a melhor opção do mercado - C4 COMUNICAÇÃO

Resultado mostra que os melhores filtros ainda são os que não refrigeram

Resultado mostra que os melhores filtros ainda são os que não refrigeram

Um filtro que libera água natural e gelada pode ser um bom negócio. Isso é o que muitos consumidores pensam, mas a realidade pode ser outra. É o que aponta o teste da PROTESTE, Associação de Consumidores.

Ainda vale mais a pena encher a garrafa e levá-la a geladeira em seguida. Isso porque, dependendo do aparelho, de nada vai adiantar pagar caro por um filtro com refrigeração: a temperatura da água sai muito aquém do desejado e, se estiver calor, o consumidor irá bebê-la fresca.

Dos cinco modelos com refrigeração, só um apresentou bom desempenho para gelar a água retirar o cloro. Já em relação aos três filtros mais simples (sem refrigeração) que foram avaliados, o consumidor pode comprar qualquer um sem medo: todos cumprem a função de melhorar a qualidade da água.

Segundo o teste da Associação, se o consumidor optar pela escolha certa (Lorenzetti Naturallis) ao invés do modelo mais caro (Europa Palladium Smart), que é o melhor do teste, vai poupar R$ 535,00.

Três modelos retiram 95% do cloro

Além de gelada, a água também precisa estar própria para o consumo. O teste analisou a capacidade dos filtros de eliminarem o cloro, presente na água devido ao tratamento no sistema de abastecimento - havendo um limite seguro para a sua ingestão.

Para que um filtro seja certificado, ele deve eliminar mais de 75% do cloro até o fim da vida útil do elemento filtrante. Para a PROTESTE, quanto maior a eficiência do produto nesse critério, melhor. Só Europa, Colormaq e Master Frio retiraram mais de 95% do cloro. Latina, e IBBL, por terem tido resultados abaixo de 80%, foram consideradas ruins em termos comparativos (embora ainda estejam dentro do que pede a legislação). Já a Everest teve uma das 3 amostras do seu modelo analisadas com resultado abaixo de 75% de eficiência na retirada de cloro o que fez com seu resultado também fosse ruim.

Foi avaliada também a eficiência para evitar a proliferação de micro-organismos. Como os produtos têm um reservatório de água, é natural que, após um período de tempo com a água parada nesse local, exista um crescimento de micro-organismos. Mas os filtros não podem criar um ambiente que favoreça esse crescimento. Nesse caso, todos os produtos se saíram muito bem, pois não aumentam a taxa de crescimento natural dos micro-organismos.

Elemento filtrante precisa ser trocado

Para garantir a eficiência dos aparelhos, é preciso trocar, de tempos em tempos, o elemento filtrante. O ideal para a Proteste é que esse item consiga filtrar de maneira eficaz mais de 5 mil litros de água.

Nesse caso, Latina, Europa e Lorenzetti (todos sem sistema de refrigeração) se destacaram. Nos dois últimos, foi possível filtrar bem 6 mil litros, o que equivale a 300 galões de 20 litros. Os elementos filtrantes com menor duração (3 mil litros) foram do Electrolux, IBBL e Master Frio.

Apenas Europa, Electrolux e IBBL têm um controle visual indicando o momento certo para a substituição do elemento filtrante. Nos outros, o fabricante indica que isso aconteça entre 6 e 12 meses.

Os filtros com refrigeração são os únicos que usam energia elétrica e, segundo o teste, não oferecem riscos de curto circuito ou choque. Todos são fáceis de instalar (isso é bem explicado no manual).

Em relação ao posicionamento deles, o ideal é que o cordão de alimentação tenha cerca de 1 metro, já que muito menor que isso não há flexibilidade na instalação e maior pode deixá-lo exposto. O do Everest foi o melhor, com 102 cm. O pior, o do Master Frio (120 cm).

Em relação aos modelos com sistema de refrigeração, o único indicado a compra, o Colormaq, teve um consumo de energia, segundo a PROTESTE, responsável por cerca de R$ 9,50 ao mês na sua conta (valor medido em stand-by). Não chega a onerar muito.

Data de inclusão: 05/10/2017
Fone: (11) 0020202020