Escrever Bem

   
Pautas INCorporativa
FB   SetaRANKING SetaSala de imprensa SetaBusque Assessorias
 
 
Release
Bookmark and Share      

11/10/2017 - 15:11 - #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Fundação do Livro e Leitura promove Conferência Internacional com Humberto Maturana
Fundação do Livro e Leitura promove Conferência Internacional com Humberto Maturana - #VERBO NOSTRO COMUNICAÇÃO PLANEJADA

Educador chileno participa de mais uma Conferência Internacional de Literatura e Educação realizada pela Fundação. Voltado para educadores, estudantes e interessados em educação, o evento é gratuito e aberto. Acontece no dia 23 de outubro, na sede do ...

Siga as #pautas no Facebook e Twitter         www.pautas.incorporativa.com.br
Ribeirão Preto (SP), 11 de outubro de 2017 - A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com apoio do Instituto de Estudos Avançados da USP, traz a Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o doutor Humberto Maturana com participação de Ximena Dávila para a realização de mais uma Conferência Internacional de Literatura e Educação, no próximo dia 23 de outubro, às 16h. O evento é gratuito e acontecerá na sede do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), campus da USP Ribeirão, que fica na Avenida Bandeirantes, 3.900, no Monte Alegre/ Rua Pedreira de Freitas, número 20 (ao lado do prédio central da Faculdade de Medicina da USP. As vagas são limitadas.

Professor, neurobiólogo e pensador chileno Humberto Maturana, é Ph.D. pela Universidade de Harvard (EUA), pós-doutorando pelo MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts).

O convidado da Fundação do Livro e Leitura vem do Chile para relatar sua experiência inovadora em educação. Maturana é um dos propositores do pensamento sistêmico e do construtivismo radical, além de criador da Teoria da Autopoiese e da Biologia do Conhecer, junto a Francisco Varela. O debate contará com a participação da bióloga Ximena Dávila Yáñez, pesquisadora nos processos que acompanham a transformação cultural.

“Maturana vem influenciando uma geração de novos pesquisadores. Sua teoria da Autopoiese ou Biologia do Conhecer reúne um conjunto de ideias que buscam a explicação do vivo. Para ele, os seres vivos existem na linguagem”, explica Adriana Silva, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

A presidente comenta que o evento dá continuidade à série de conferências internacionais promovidas durante a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, em junho deste ano. Ela avalia que a participação de autores como Maturana possibilita um novo olhar e aprofunda o debate sobre educação e literatura. “Procuramos trazer autores internacionais que pensam a educação e a literatura como instrumento de transformação. São pensadores que propõem relevantes debates e diferentes propostas acerca do campo educacional”, conta.

A realização da conferência vai ao encontro dos objetivos da Fundação do Livro e Leitura para sua evolução e propósitos. A entidade defende que planejar a educação e a cultura deste milênio visando formar cidadãos conscientes é uma lição de casa para diversos setores da sociedade. “Atenta a essa meta, nos últimos anos a diretoria da Fundação passou a levantar a bandeira da aproximação entre educação e cultura de maneira mais efetiva”, complementa Adriana Silva.

Sobre o autor

A epistemologia de Maturana se desenvolveu e denota um evidente traço marcante que a diferencia de outras, a partir do estudo e explicação do ser vivo que produz o conhecimento. Focado no ser humano e explicando-o como um sistema autoconstrutivo, permeado de emoções e incapaz de distinguir entre percepção e ilusão, Maturana traça um caminho desde a explicação do agente para poder chegar à explicação do conhecimento científico, na qual o agente tem papel central.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Serviço
O que : Conferência Internacional de Literatura e Educação
Quando: 23 de outubro
Local: sede do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), campus da USP Ribeirão
Endereço: USP - Avenida Bandeirantes, 3.900, no Monte Alegre
Sede do IEA - Rua Pedreira de Freitas, número 20 (ao lado do prédio central da Faculdade de Medicina da USP).
Inscrições : podem ser feitas pelo site: www.iea.rp.usp.br
ou direto no link:
https://docs.google.com/…/1FAIpQLSdpmrUHnpqO9RjWkF…/viewform
#Educação #HumbertoMaturana #VagasLimitadas #EntradaGratuita #RP

Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 luciana@verbo.jor.br
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 valter@verbo.jor.br
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 andrea@verbo.jor.br
Data de inclusão: 11/10/2017
Fone: (16) 36108659
Contato: Verbo Nostro Comunicação Planejada
Empresa: #Verbo Nostro Comunicação Planejada
Entrar em contato: Entrar em contato
Grupo editorial: [Cidades][Eventos][Geral]
Este Release foi visto 181 vezes

Assessoria de Imprensa
LOGIN -  Inserir Release
Cadastrar Assessoria
Receber Clipping

 

saibamais

 

Clipping para Editores
Cadastrar Midia
Alterar cadastro de Midia
egoi
 
Alguns veículos cadastrados no clipping:
midias
 
 
 
 
 
 
  editora  

INCorporativa Comunicação

Publique seu livro - Saiba mais
   
       
       
       
 
       
 
Institucional
Quem Somos
Política Privacidade
Como funciona
 
Nas Redes Sociais  
Facebook Twitter
Linkedin ME Adiciona
 
Todo o conteúdo divulgado decorre de informações advindas das fontes mencionadas, sendo, portanto, de responsabilidade exclusiva da fonte ou do autor, não cabendo à INC Comunicação, à Revista ou Pautas INCorporativa responsabilidade por citações, teor, exatidão ou veracidade do conteúdo, produto ou serviço divulgado. Indicação de publicações são apenas para divulgação, não sendo avaliados por este veículo de comunicação.