16/10/2017 - 10:37 - C4 Comunicação
Ministério Público abre inquérito civil contra o azeite da marca Figueira da Foz com base no teste da PROTESTE - C4 COMUNICAÇÃO

A marca foi considerada fraudada em teste realizado pela Associação ...

Na última terça-feira, 11, o Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou um inquérito civil contra a marca Figueira da Foz com base na denúncia feita pela PROTESTE – Associação de Consumidores – no seu teste com azeites, em março deste ano.

Segundo o teste realizado pela Associação, a marca Figueira da Foz foi considerada fraudada, pois foi comprovado a adição de outros óleos de sementes oleaginosas ao produto, o que não é permitido por lei. E, sendo assim, foi reprovada pela PROTESTE bem como as marcas Tradição, Torre de Quintela, Pramesa e Lisboa, que apresentaram o mesmo problema.

O teste de azeites já foi realizado outras 5 vezes pela PROTESTE. Todos por laboratórios credenciados pelo MAPA (Ministério da Agricultura) e pelo COI (Conselho Oleícola Internacional), portanto seguem, rigorosamente, as metodologias e os parâmetros estabelecidos pelas legislações aplicáveis.

As marcas testadas este ano foram: Andorinha, Borges, Beirão, Broto Legal Báltico, Carrefour Discount, Carbonell, Cardeal, Cocinero, Figueira da Foz, Filippo Berio, Galo, La Española, La Violetera, Lisboa, O-Live, Pramesa, Qualitá, Renata, Serrata, Taeq, Tradição e Torre de Quintela. Confira a pesquisa completa no site www.proteste.org.br

Diante das irregularidades encontradas, a PROTESTE enviou os resultados do teste ao Ministério da Agricultura, à Secretaria Nacional do Consumidor e ao Ministério Público, solicitando potencializar as ações de fiscalização para esses produtos.
Agora, com bases nos resultados do teste feito pela PROTESTE, o Ministério Público investigará a marca Figueira da Foz. A PROTESTE continuará lutando para que os direitos dos consumidores sejam respeitados.
Data de inclusão: 16/10/2017
Fone: (11) 0020202020