29/10/2017 - 18:19 - DOC Press
Abertas as inscrições para a Corrida Ossos Fortes, promovida pela Sociedade de Ortopedia - DOC PRESS

Para conscientizar a população brasileira dos riscos da osteoporose, que embora muitos considerem doença exclusivamente da mulher, é mais mortal quando afeta o homem, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT vai promover a Corrida Ossos Fortes dia 15 de novembro, às 18 horas no Autódromo Internacional de Goiânia.
O evento, que se realiza simultaneamente com o 49º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia terá três percursos, corridas de 3,8 e de 7,6 quilômetros e caminhada de 2 quilômetros.
As inscrições, já abertas, podem ser feitas ao custo de R$ 83,00 no endereço eletrônico www.veloxsports.com.br e dão direito a um kit que inclui camiseta assinada pelo artista plástico Siron Franco, medalha personalizada de participação, nécessaire e o número do corredor, para ser fixado na camiseta.
Para o presidente do Congresso, Sandro Reginaldo, a corrida foi escolhida como meio de divulgação dos riscos da osteoporose porque, além da ingestão de cálcio e dos banhos de sol (sempre com protetor solar), o exercício físico e, principalmente, a caminhada e a corrida ajudam a prevenir a osteoporose. A doença enfraquece os ossos e acaba provocando fraturas do punho, da coluna, do fêmur, entre outras, que podem inclusive resultar em óbito.
A importância da osteoporose no gênero masculino foi alvo de estudo recém-divulgado da Universidade da Califórnia, explica o ortopedista. “O estudo comprovou que embora mais mulheres sejam afetadas pela doença, principalmente após a menopausa, os homens que sofrem as fraturas decorrentes da osteoporose (principalmente as fraturas do quadril) morrem mais frequentemente que as mulheres. Um dos problemas é que entre os homens é mais comum haver comorbidades, isto é, outras doenças que podem inclusive não terem sido diagnosticadas nem tratadas e que, com o advento da osteoporose, acabam agravando o quadro”.
O estudo foi feito com 1.050.000 pacientes com mais de 65 anos e que comprovadamente tinham a doença, acaba de ser divulgado no congresso da American Academy of Orthopaedic Surgeons e mostrou que, um ano após a primeira fratura osteoporótica, 18,7% dos homens já tinham morrido, enquanto a mortalidade feminina foi bem mais baixa, 13,9%.
O trabalho indica também que a fratura sofrida pelo homem costuma ser mais severa do que a que afeta a mulher e, quando há necessidade de cirurgia, o risco de morte a médio prazo é maior, 9,6% para o homem contra 7,1% para a mulher.

SERVIÇO:
49º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia